15.3.14

CLADOGRAMA DOS METAZOA E EXERCÍCIOS

Observe o cladograma acima e complete com as características de cada filo. Separe o sub-reino Parazoa do sub-reino Eumetazoa; apresente a característica que separa esses dois sub-reinos.

Cladogramas


Bibliografia
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/oficinas/ed_ciencias/peixes/porque/organizando/agrupamentos_taxonomicos.html

20.2.14

TAXONOMIA - EXERCÍCIOS GERAIS

 Exercícios sobre taxonomia
LEIA O TEXTO ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES QUE SEGUEM:
O gato foi domesticado pelos humanos a mais de 9500 anos na Ásia, e foi denominado Felis catus por Linnaeus em sua obra Systema Naturae, no ano de 1758.  Mais tarde, Johann Christian Daniel von Schreber (aluno de Linnaeus) deu o nome de Felis silvestris, para o gato selvagem em 1775. Todavia, verificou-se que o gato doméstico era uma subespécie do gato selvagem. Então o nome do gato doméstico passou a ser Felis silvestris catus. No entanto, muitos passaram a chamar o gato doméstico de Felis silvestris, o que gerou muita confusão. Além disso, ambos podiam copular e gerar descendentes férteis, embora o gato selvagem não fosse domesticado e vivesse livre nos campos e bosques. Para não haver ambigüidades na nomenclatura o Código Internacional de Nomenclatura Zoológica em sua resolução de 31 de março de 2003, designou o nome de Felis silvestris, somente para o gato selvagem, e Felis catus para o gato doméstico devido às suas características particulares.

Tipo
Fonte de alimento
Habitat
Socialização
Gato doméstico
Alimentado pelo dono
Lares humanos
Sim, com outros gatos e com humanos
Gato selvagem
Caça sozinho
Natureza
Não
a) Qual a espécie do gato doméstico e do gato selvagem?
b) Cite o conceito de espécie. 
c) O que caracteriza uma éspécie?
d) Cite as categorias taxonômicas criadas por Lineu.
e) Dê o nome dos cinco reinos, descreva suas caracteristicas e dê três exemplos para cada reino. 
f) Cite quatro regras de nomenclatura propostas por Linnaeus em seu livro SYSTEMA NATURAE (1735).


 Oberve o cladograma e com base em seus estudos e nas discussões feitas em aula, coloque V se a sentença for verdadeira e F se falsa.


(    )
Espécie mais relacionada ao homem na atualidade é o orangotango.
(    )
A espécie mais ancestral é representada pelos símios do novo mundo.
(   )
Uma plesiomorfia dos primatas antropóides é a cauda não preênsil.
(    )
Uma apomorfia dos símios do Novo Mundo é a cauda preênsil.
(    )
A arvore dos primatas é um exemplo de evolução anagenética.
(    )
Bípedalismo é uma característica dos hominídeos, portanto uma plesiomorfia.
(    )
Na evolução do Homo sapiens seu ancestral mais recente é o chimpanzé




Escolha a única resposta certa, assinalando-a com um “X” nos parênteses à esquerda

01. (1) A respeito do esquema acima, assinale a alternativa correta.

( A )
Cavalo e zebra pertencem a gêneros diferentes.
( B )
As antas apresentam maior parentesco evolutivo com os cavalos do que com os rinocerontes.
( C )
O parentesco evolutivo entre cavalo e zebra é maior do que entre rinocerontes de um chifre e rinocerontes de dois chifres.
( D )
As antas pertencem à mesma família dos rinocerontes.
( E )
Todos os animais citados pertencem à mesma família.

 

02. (11) Carlous von Linnaeus (1707-1778), Lineu, em Português, através de sua obra "Systema Naturae", propôs uma forma de denominar os seres vivos por intermédio do que chamou de "unidade básica de classificação" ou ESPÉCIE. De acordo com esses conceitos, analise as afirmativas a seguir e coloque V quando verdadeira e F se falsas.



(     )
O nome científico deve ser sempre trinominal: gênero, espécie e subespécie
(     )
No gênero encontramos a menor diversidade e na espécie a maior diversidade
(     )
O autor do nome científico deve ser colocado logo após a espécie seguido do ano.
(     )
O nome genérico deve ser escrito com inicial maiúscula e o especifico com inicial minúscula.
(     )
O primeiro nome de uma espécie é o da família e deve ser escrito em negrito.
(     )
Todos os nomes devem ser escritos em latim ou latinizados.
(     )
Uma espécie pode ter variedades ou subespécies por ex.: Homo sapiens sapiens.
(     )
O nome da espécie não pode ser omitido nem deve ser abreviado.
(     )
A primeira atribuição de nome de um gênero ou espécie tem prioridade.
(     )
O nome específico do quero-quero vanellus Chilensis .
(     )
O nome específico do quero-quero é binominal, Vanellus chilensis Molina, 1872



03. (1) (CEFET-MG) A figura a seguir ilustra exemplos de seres vivos de cinco reinos.


( A )
Procariontes unicelulares são representados por (1) e (2).
( B )
Seres que realizam a fotossíntese pertencem ao (3) e (4).
( C )
Eucariontes pluricelulares são encontrados no (4) e (5).
( D )
Seres unicelulares destituídos de parede celular estão no (2) e (3).
( E )
Seres unicelulares eucariotos fotossintetizantes parasitas estão no (1) e (5).



04. (8) A vida surgiu na Terra há mais de três bilhões de anos. Uma das primeiras formas de vida foram os procariotos primitivos, que eram organismos unicelulares, formados por uma membrana e protoplasma. Esses procariotos, através do tempo, foram incorporando DNA, mitocôndrias (teoria da endossimbiose), alguns incorporaram núcleo e outros incorporaram outras bactérias fotossintetizantes que se tornaram os cloroplastos, como mostra a seqüência abaixo. Atualmente os seres vivos são classificados em seis reinos distintos.


a) As três formas da figura (procarioto, eucarioto A e eucarioto B) deram origem aos seis reinos atualmente conhecidos. Identifique os reinos originados por cada uma dessas três formas, respectivamente. Justifique sua resposta.


b) Com base nos dados da figura, qual seria a melhor característica para separar procariotos e eucariotos? Justifique sua resposta.


05. (1) (Fuvest-SP) O organismo A é um parasita intracelular constituído por uma cápsula protéica que envolve a molécula de ácido nucléico. O organismo B tem uma membrana lipoprotéica revestida por uma parede rica em polissacarídeos que envolve um citoplasma, onde se encontra seu material genético, constituído por uma molécula circular de DNA. Esses organismos são respectivamente:

( A )
Uma bactéria e um vírus.
( B )
Um vírus e um fungo.
( C )
Uma bactéria e um fungo.
( D )
Um vírus e uma bactéria.
( E )
Um vírus e um protozoário.
 

07. (1) (PUC-SP) Considere os seguintes componentes celulares:

(1) membrana plasmática;
(2) carioteca;
(3) cromossomos;
(4) hialoplasma;
(5) ribossomos;
(6) retículo endoplasmático;
(7) mitocôndrias;
(8) cloroplastos;

Dentre as alternativas seguintes, assinale a que tiver a sequência representativa de estruturas ausentes em bactérias:

( A )
1-2-7-8
( B )
2-6-7-8
( C )
2-3-5-6
( D )
3-6-7-8
( E )
5-6-7-8

 justifique para cada questão sua resposta.







OS VÍRUS NA MEDIA (JORNAIS E REVISTAS)


REVISTA VEJA 12 MAR 2011

CONTRIBUIÇÃO DO AL HUMMES


SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL 
(EDIÇÃO ESPECIAL - VÍRUS INIMIGOS ÚTEIS - Nº28)


(Fonte: internet)

 REPRODUÇÃO DE UM VÍRUS BACTERIÓFAGO
PROCESSO DE INFECÇÃO


REFERÊNCIAS 
http://www.ufpe.br/biolmol/genomas_virais_bacterianos.htm

SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL- VÍRUS - NÚMERO 28.



COMO O VÍRUS H5N1 ATACA O CORPO HUMANO

Veja como o vírus H5N1 ataca o corpo humano

A penetração do H5N1 se dá pelas vias respiratórias (nariz e boca) ou através das mãos contaminadas e que entram em contato com as mucosas do nariz, dos olhos e da boca. A figura acima mostra a ação do vírus no corpo humano.

Referência

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u89790.shtml

APRENDENDO A LAVAR BEM AS MÃOS

How do I wash my hands properly
(WHO - World Health Organization)



A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE INFORMA QUE LAVAR BEM AS MÃOS É O MÉTODO MAIS EFICAZ DE PREVENIR A MAIORIA DAS INFECÇÕES CAUSADAS POR VÍRUS E BACTÉRIAS QUE ENCONTRAMOS EM NOSSO DIA-A-ADIA. 

VOCE PODE SE CONTAMINAR OU PEGAR "MICRÓBIOS" OU "GERMES" (VÍRUS E BACTÉRIAS) QUANDO VOCE TOCA OBJETOS OU SUPERFÍCIES CONTAMINADOS TAIS COMO: LÁPIS, BORRACHA, CADERNO, MAÇANETA DA PORTA, CORRIMÃO DA ESCADA, PEGADOR DO ÔNIBUS, CARRINHO DO SUPERMERCADO; OU QUANDO BRINCA OU TOCA A PELE DE ANIMAIS DOMÉSTICOS, E DEPOIS COÇA O NARIZ OU OS OLHOS, A BOCA OU MESMO COÇA A PELE

PARA FAZER UMA BOA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS, SIGA CORRETAMENTE OS PASSOS QUE A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE PRECONIZA PARA ESSE FIM (FIGURA ACIMA). ASSIM, VOCE ESTARÁ LIVRE DE AGENTES PATOGÊNICOS QUE PODEM CAUSAR MAL O SEU CORPO.


REPRODUÇÃO DE UM VÍRUS EM UMA CÉLULA EUCARIOTA

Ciclo de replicação em uma célula eucariótica
(Scientific American Brasil - Ed. Especial Num. 28)

REPRODUÇÃO DE UM BACTERIÓFAGO T4 EM UMA BACTÉRIA


Pessoal... fiz um desenho para voces.

Com suas palavras, descreva em seu caderno 
o que esta ocorrendo nesta figura.
(NÃO ESQUEÇAM DE RELATAR AS FASES DA INFECÇÃO PELOS VÍRUS)


REPRODUÇÃO DO BACTERIÓFAGO T4 (FAGO T4)

Fago T4 inserindo seu DNA para o interior de uma Escherichia coli


FASES DO ATAQUE DO VÍRUS BACTERIÓFAGO 
À CÉLULA BACTERIANA
(SIMPLIFICADO)

1- ADSORÇÃO (LIGAÇÃO DO VÍRUS À CÉLULA HOSPEDEIRA). As proteínas virais específicas (proteínas ligantes) reconhecem a célula hospedeira e se ligam a receptores protéicos na célula.

2 - PENETRAÇÃO DAS PROTEÍNAS DA CAUDA NOS ENVOLTÓRIOS CELULARES DA BACTÉRIA. Com as proteínas da cauda firmemente ligadas à bactéria outras proteínas virais perfuram os envoltórios protetores da célula.

3 - INJEÇÃO DO DNA DO FAGO NO CITOPLASMA DA CÉLULA BACTERIANA. Com a injeção do DNA do vírus no citoplasma da célula bacteriana o vírus pode seguir dois caminhos distintos: entrar no ciclo lítico ou no ciclo lisogênico.  



VÍRUS E A INVASÃO DA CÉLULA

Modos de um vírus invadir uma célula eucariota
(Fonte: Scientific American Brasil, Ed. Especial N. 28)

INFECÇÃO DE UMA CÉLULA EUCARIOTA POR UMA PARTÍCULA VIRAL

O ESQUEMA ABAIXO QUE REPRESENTA UMA INFECÇÃO DE UMA CÉLULA EUCARIOTA POR UM VÍRUS DE RNA



EXPLIQUE COM DETALHES O QUE ESTA ACONTECENDO NESSE ESQUEMA
(EXPLIQUE O CICLO DE VIDA DO VÍRUS)

(FONTE: MOFIFICADO DA WIKIPEDIA)

TIPOS DE VÍRUS


 Dois tipos de vírus 
(não envelopado e envelopado)

(Fonte: modificado da internet)

A VIDA DE UMA BACTÉRIA DEPOIS DA INFECÇÃO POR UM FAGO T

O destino de uma bactéria depois da reprodução de um vírus fago T4...
(depois de um ciclo lítico)