quarta-feira, 31 de maio de 2017

PLATELMINTOS

CICLO DE VIDA DOS PLATELMINTOS 

Ciclo de vida da Taenia solium, (solitária do porco) 
(fonte: internet)

CICLO DE VIDA DE UMA TAENIA SAGINATUS 
(Rupert, E. E.& Barnes R.D. Invertebrate Zoology 6th Edition, Saunders College Publ. 1994)



 CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS PLATELMINTOS
(REVISÃO)

 1. TRIBLÁSTICOS
Os platelmintos foram os primeiros animais a apresentar três folhetos embrionários, i.e., surgiu mais um "estrato ou camada" celular no desenvolvimento de seu embrião. Um grupo de células migrou para o espaço entre os dois folhetos pre-existente (ectoderme e endoderme) e se diferenciou em mesoderme. Esse novo folheto deu origem aos músculos, superando em complexidade os seus ancestrais os cnidários. E isso auxiliou muito na diferenciação e especialização celular do orgamismo.

2. Bilateralidade
Primeiro grupo de animais a apresentar simetria bilateral; essa característica auxiliou muito o movimento e reuniu em uma região do organismo os orgãos sensoriais. Assim o deslocamento se dava em uma direção geralmente se arrastando sobre o substrato (lodo) dentro d'água.
A partir dessa característica o organismo passou a ter  um LADO DIREITO um LADO ESQUERDO uma REGIÃO DORSAL  e uma REGIÃO VENTRAL (sobre a qual desliza).

3. Corpo achatado dorso-ventralmente
Essa característica também auxiliou o deslocamento no fundo de seu habitat aquático (deslizando sobre o substrato).






Exercício

1) Na abertura desse capítulo é mostrado o ciclo de vida de uma Taenia spp. descreva esse ciclo explicando os pontos onde podemos atuar para evitar que os humanos se infectem com esse parasita.
2) A que filo pertence esse verme?
3) Cite 4 característica desse filo.
4) Qual a outra doença transmitida pela Taenia solium ou pela T. sagainatus que não esta representada no esquema? E qual a medida profilática evitaria que adquiríssemos essa doença?

0 comentários:

Postar um comentário