terça-feira, 4 de outubro de 2016

REPRODUÇÃO DAS BRIÓFITAS E PRODUÇÃO DE FRUTOS PELAS ANGIOSPERMAS (EXERCÍCIOS RESOLVIDOS)


CICLO DE VIDA DAS BRIÓFITAS
Ciclo de vida (metagênese) de um musgo (Briófita)

O esporângio contido na cápsula do esporófito produz os esporos os quais ao cairem num local adequado, germinam e produzem um protonema; esse protonema produz gametófitos (masculino e feminino) que desenvolvem-se e crescem (mitose). Os gametófitos, são organismos haplóides e produzem gametas por divisão mitótica. 
O gametófito masculino produz no anteridio os anterozóides (gameta masculino) e o gametófito feminino produz nos arquegômios o gameta feminino a oosfera. Como o gameta masculino desses vegetais é flagelado, necessita de água para nadar em direção ao arquegônio onde ocorre a fertilização da oosfera (fecundação).
Logo, essa planta necessita de um ambiente úmido e de água para o anterozóide nadar até a oosfera. Da fecundação da oosfera pelo anterozóide, origina-se um zigoto (diplóide) que atravéz do pé retira nutrientes da placenta do gametófito. 
Tão logo o esporófito produza esporos (por meiose no esporângio contido dentro da cápsula) o esporófito seca e morre, sendo portanto passageiro. Enquanto isso o gametófito feminino permanece (gametófito duradouro) indo produzir novamente outra oosfera que será fecundada por um anterozóide tão logo as condições ambientais sejam favoráveis. 




PRODUÇÃO DE FRUTOS PELAS ANGIOSPERMAS 

O desenvolvimento de um fruto depende das substâncias produzidas na fotossíntese, que chegam até ele transportadas pelo floema. De um ramo de pessegueiro, retirou-se um anel da casca (anel de Malpighi), ou se fizermos cortes não contínuos ou conforme mostra o esquema a seguir.



Responda e justifique:

a) O que deve acontecer com os pêssegos situados no galho, acima do anel de Malpighi, em relação ao tamanho das frutas e ao teor de açúcar?

Os frutos serão maiores e mais doces.

b) Justifique sua resposta.

Serão maiores pois os cortes impedirão parcialmente a volta dos açúcares produzidos nas folhas próximas ao fruto assim apresentarão uma maior concentração de carboidratos, o que os torna mais doces e saborosos.

Se cortamos toda a casca ao redor de um tronco de uma planta (anel de Malpighi) como mostra o esquema abaixo?


Ao efetuarmos um corte ao redor do tronco de uma plnata interromperemos o fluxo de seiva elaborada e consequentemente o aporte de carboidratos que mantém as células vivas; desta formas se as células dos tecidos abaixo do corte não receberem mais nutrientes morrerão e a árvore (indivíduo) como um todo morrerá e secará. O corte no "anel de Malpighi acaba por seccionar os vasos do floema que transportam a seiva elaborada com os fotossintatos (carboidratos: açúcares, amido etc) das folhas para toda a planta, assim, privada desses compostos a planta morrerá.  





Fonte


Livro texto do segundo ano.

Para mais questões e material para discussão em aula viste a página:
http://www2.ufscar.br/vestibular/2001/prova_geo_fis_bio
http://epambarba.blogspot.com.br/2013_02_01_archive.html



0 comentários:

Postar um comentário