26.2.20

EXERCÍCIOS: TAXONOMIA (CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS)

Exercícios

1) Cite e explique as regras de nomenclatura propostas por Lineu em seu livro "Systema Naturae" de 1735.

2) Que vantagens essas regras trouxeram para o estudo da biologia?

3) Cite as sete categorias taxonômicas básicas da mais abrangente a menos abrangente.

4) Cite os cinco reinos que usamos para classificar os organismos vivos, diferencie-os (cite três características para cada reino) e de um exemplo de cada reino.

5) (UFPB 2008) Alguns estudantes coletaram exemplares diversos do reino Metazoa (Animalia), e os agruparem de acordo com as características que julgaram comuns. Os estudantes organizaram os animais nos seguintes grupos:

Grupo I - Esponjas e estrelas-do-mar.

Grupo II - Minhocas, piolhos de cobra e centopéias.

Grupo III - Carrapatos, aranhas e escorpiões.

Grupo IV - Caranguejos, siris e camarões.

Grupo V - Moscas, abelhas, besouros e borboletas.

Procure na internet ou no livro texto as características dos diversos filos desse reino, e reagrupe os organismos de acordo com os filos a que cada um pertence. Escreva os critérios que você usou para reagrupar os animais.


6) (UFSC 2011) As figuras abaixo mostram o verso das cédulas de real atualmente em circulação:

Sobre a imagem de animais representados nas cédulas, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).


A) As cédulas possuem imagens de duas classes de animais.
B) Todos os animais representados nas cédulas pertencem ao filo dos Cordados.
C) O animal representado na cédula de R$ 100,00 é da mesma classe dos golfinhos.
D) Os animais representados nas cédulas de R$ 1,00, R$ 5,00 e R$ 10,00 possuem características comuns, como a respiração através de brânquias.
E) O animal representado na cédula de R$ 2,00 pertence à classe dos répteis.
F) Os mamíferos são representados nas cédulas de R$ 10,00, R$ 20,00 e
R$ 50,00.
G) Em termos evolutivos a classe representada pelo animal na cédula de
R$ 100,00 é a mais antiga de todas as apresentadas nas notas.


Pesquise na internet ou em livros (texto, zoologia etc) as características e registre-as em seu caderno.


7)

8) (Ufrgs) A árvore filogenética a seguir, que é baseada em dados moleculares, reúne num mesmo grupo os grandes felinos. O nó 2 reúne as espécies que rugem; o nó 3, as que não têm essa capacidade.

( A )
A Panthera leo é mais aparentada com a pantera-nebulosa do que com o tigre.
( B )
Os felinos rugidores surgiram depois dos não-rugidores.
( C )
As panteras-nebulosas representam o gênero Panthera, que não tem a capacidade de rugir.
( D )
Cada nó representa um evento de especiação por anagênese
( E )
O leão e o leopardo compartilham mais características entre si do que a onça e o leopardo

9) (UFMS) A figura abaixo, extraída e adaptada de www.educacaopublica.rj.gov.br, demonstra o relacionamento filogenético de alguns grupos de animais. Com base nessa figura, analise as proposições a seguir e assinale a(s) correta(s).

1) A estrela-do-mar tem um ancestral comum com os Chordata, representado na figura pela letra C.

2) Todos os invertebrados estão reunidos num único agrupamento.

4) O papagaio é mais próximo, filogeneticamente, do rato do que do macaco.

8) A papa-mosca é mais próxima, filogeneticamente, da borboleta do que do caramujo.

16) Todos os organismos possuem um ancestral comum, representado na figura pela letra A.

32) O ancestral comum dos Protostomata é representado na figura pela letra G.


Analise cada uma das alternativas e escolha as que são verdadeiras, somando-as e indicando o valor total.

10. (UFRJ) No ciclo vital das briófitas como os musgos e as hepáticas são consideradas as seguintes etapas:

I - produção de esporos;

II - fecundação;

III - produção de gametas;

IV - esporófito;

V - protonema.

A seqüência correta em que essas etapas ocorrem é:

( A )
II, V, IV, I e III
( B )
II, III, I, IV e V
( C )
III, II, IV, I e V
( D )
V, III, IV, I e II
( E )
III, IV, I, II e V


11. Um táxon é classificado como parafilético quando inclui alguns, mas não todos, descendentes de um ancestral comum. Um táxon polifilético contém membros com mais de um ancestral, e um táxon monofilético inclui todos os descendentes de um único ancestral comum. Observe o diagrama a seguir:
No diagrama, o conjunto DEF é exemplo de uma dessas três classificações; BCD, de outra; e AB representa um exemplo de um terceiro tipo. Identifique-as.
Respostas
DEF :
BCD :
AB :





VAMOS ASSISTIR OS VÍDEOS A SEGUIR PARA DISCUTIRMOS OS CRITÉRIOS LEVADOS EM CONTA NA CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA.

TAXONOMIA E A ÁRVORE DA VIDA 



TAXONIMIA 



SELEÇÃO NATURAL E A BORBOLETA CORUJA




COMO LER UM CLADOGRAMA 




COMO EVOLUIRAM AS PLANTAS
LENDO CLADOGRAMA 




SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA 
GRUPOS MONOFILÉTICOS 
GRUPO POLIFILÉTICOS E 
GRUPO PARAFILÉTICOS









Bibliografia






(Visitado em 01/II/2015)

http://youtu.be/76obkqM8OWA (Visitado em 01/II/2015)

(Visitado em 01/II/2015)


(Visitado em 1/II/2015)





Nenhum comentário:

Postar um comentário