MICOLOGIA PRÁTICA I
COMO CRESCER BOLOR DO PÃO
Material necessário
Sacos zip-top de plástico, ou potes (plástico ou vidro) com tampa.
Faca (para cortar o pão ou outro alimento.
fita tape para escrever (para rotular os potes ou sacos plásticos).
marcador ("labeling tape", caneta de tinta permanente).
Dois ou três tipos de alimentos (como verduras, pão, carne, queijo, frutas, etc.)
Garrafa de spray (para água).
Água mineral ou fervida.
Câmera (pode ser a do celular, opcional).
Caderno e caneta ou lápis.
1) Pegue uma ou duas fatias de pão;
2) Borrife levemente com água, deixando o pão úmido;
3) Coloque o pão dentro de um pote e tampe-o;
4) Coloque o pote com o pão dentro e tapado em um local quente (onde pegue sol) ou outro lugar quentinho.
5) Observe e relate o que voce viu em seu caderno de campo, fotografe.
6) Espere o pão ficar verde e aparecerem os corpos de frutificação.
TESTANDO ALIMENTOS PARA O BOLOR
Material necessário
Sacos zip-top de plástico, ou potes (plástico ou vidro) com tampa.
Faca (para cortar o pão ou outro alimento
fita tape para escrever (para rotular os potes ou sacos plásticos)
marcador (labeling tape, caneta de tinta permanente)
Dois ou três tipos de alimentos (como verduras, pão, carne, queijo, frutas, etc.)
Garrafa de spray (para água)
Água mineral ou fervida
Panela,
torradeira,
forno ou outro dispositivo de cozimento.
Câmera (opcional)
Caderno e caneta ou lápis
Procedimento
1) Selecione alguns alimentos diferentes para testar.
2) Peça a um adulto que corte suas amostras.
3) Você precisará de 9 amostras para cada tipo de alimento.
4) Pegue 3 amostras de cada tipo de alimento e cozinhe-as. (Como essa condição afeta o crescimento do mofo nos alimentos?)
5) Coloque cada amostra em uma sacola plástica e feche-a.
7) Rotule cada saco adequadamente com o tipo de alimento, as condições (cozida ou não) e o ambiente (claro ou escuro).
8) Pegue 3 amostras de cada tipo de alimento e pulverize levemente com água. (Você acha que as amostras úmidas crescerão mais rapidamente ou lentamente? Por quê? )
9) Coloque cada amostra em uma sacola plástica e feche-a.
10) Rotule cada saco adequadamente com o tipo de alimento, as condições (se cozido ou não) e o ambiente (claro ou escuro).
11) Pegue as três últimas amostras e coloque-as em uma bolsa plástica com fecho e feche-a.
12) Rotule cada saco adequadamente com o tipo de alimento e ambiente.
13) Coloque um conjunto de amostras cozidas, uma úmida e uma seca para cada tipo de alimento na geladeira.
14) Coloque um conjunto de amostras cozidas, uma úmida e uma seca para cada tipo de alimento em um local escuro como um armário.
15) Coloque um conjunto de amostras cozidas, uma úmida e uma seca para cada tipo de alimento fora em um local ensolarado e quente.
15) Monitore suas amostras diariamente e faça anotações sobre as observações. 16) Faça fotos. Registrar fotograficamente é uma ótima maneira de acompanhar as alterações em suas amostras ao longo do tempo que durar o experimento.
Resultados
Amostras úmidas crescerão mais mofo, enquanto amostras cozidas crescerão menos mofo.
As amostras deixadas ao sol produzem mais bolores, enquanto as amostras refrigeradas produzem menos bolores.
Por quê?
Os bolores precisam de água e nutrientes para crescer; portanto, amostras úmidas e não cozidas fornecerão mais nutrientes para muitos tipos de bolores. Cozinhar alimentos geralmente desnatura (destrói) muitas proteínas e nutrientes nos alimentos e dificulta o uso de nutrientes pelos fungos para o crescimento.
O mofo também prospera em ambientes quentes, assim, nas amostras deixadas ao sol os bolores aparecem antes ("se mofam" primeiro).
A refrigeração evita a atividade celular em muitos seres vivos, como fungos e bactérias, e é por isso que os alimentos geralmente duram mais na geladeira. Podemos não querer comer mofo, mas o mofo pode ser muito útil!
Muitos tipos de mofo são usados para produzir medicamentos que salvam vidas ou para limpar derramamentos de óleo tóxicos. Eles são ótimos para muitos fins biológicos e de engenharia, porque são simples e se reproduzem rapidamente.
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Bibliografia
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