EXERCÍCIOS PARA FIXAÇÃO
ROTEIRO PARA ESTUDO
1) Faça o esquema de uma estação de tratamento de água e descreva todas as suas etapas detalhadamente.
ETA (professoresdozanei)
1. Filtração de partículas grandes e material macroscópico
2. Coleta da água, Coagulação e Floculação
Nestas etapas, as impurezas presentes na água são agrupadas pela ação do coagulante (cal e sulfato de alumínio), em partículas maiores ( flocos) que possam ser removidas pelo processo de decantação. Os reagentes utilizados são denominados de coagulantes, que normalmente são o Sulfato de Alumínio e o Cloreto Férrico. Nesta etapa também poderá ser necessária a utilização de um alcalinizante (Cal Hidratada ou Cal Virgem) que fará a necessária correção de pH para uma atuação mais efetiva do coagulante. Na coagulação ocorre o fenômeno de agrupamento das impurezas presentes na água e , na floculação, a produção efetiva de flocos.
2. Decantação
A água onde os flocos se formaram, fica em repouso e os flocos são separados da água pela ação da gravidade em tanques normalmente de formato retangular, ou seja pela decantação.
3. Filtração
A água decantada é encaminhada às unidades filtrantes onde é efetuado o processo de filtração. Um filtro é constituído de um meio poroso granular, normalmente areia com diferentes granulações, cascalho e carvão, de uma ou mais camadas, instalado sobre um sistema de drenagem, capaz de reter e remover as impurezas ainda presentes na água.
4. Desinfecção
Para efetuar a desinfecção de águas de abastecimento utiliza-se um agente físico ou químico (desinfetante), cuja finalidade é a destruição de microrganismos patogênicos que possam transmitir doenças através das mesmas. Normalmente são utilizados em abastecimento público os seguintes agentes desinfetantes, em ordem de freqüência: cloro (hipoclorito), ozônio, e luz ultravioleta.
5. Fluoretação
A fluoretação da água de abastecimento público é efetuada através de compostos à base de flúor. A aplicação destes compostos na água de abastecimento público contribui para a redução da incidência de cárie dentária em até 60%, se as crianças ingerirem desde o seu nascimento quantidades adequadas de ion fluoreto. Utiliza-se como agentes fluoretantes nas ETAs o fluossilicato de sódio e o ácido fluossilícico. A dosagem média utilizada de íon fluoreto é de 0,8 mg /l (miligramas por litro) de acordo com a temperatura local.
2) Como sabemos geralmente em zonas rurais não há coleta nem tratamento de esgoto.
a) quais os métodos usado para o descarte do esgoto nessas regioes?
Fossa séptica e fossa seca
b) descreva os dois tipos de fossas
Fossa séptica é também chamada de tanque séptico, é um tanque subterrâneo que concreto e impermeável. A parte sólida do esgoto que chega à fossa sofre decomposição por microrganismos e se transforma em um liquido, que é levado por um cano para uma escavação maior chamado sumidouro. O sumidouro tem paredes de concreto mas o fundo dele é de terra ou de fragmentos de rochas, para que o liquido se infiltre no solo. Tanto a fossa séptica quanto o sumidouro devem ficar distantes da fonte de agua potável (como poços) para evitar que ela seja contaminada.
Fossa seca é um buraco feito no solo com 2m a 3 m de profundidade e 1m de diâmetro, onde podem ser lançados as fezes e a urina. O papel higiênico usado também pode ser descartado na fossa. Sobre o buraco, coloca-se um piso de madeira ou concreto com uma abertura e sobre o piso é colocado um assento com tampa. Como abrigo da fossa deve-se construir uma casa de madeira ou alvenaria. Nesse sistema não é usada água para dar descarga.
3) Em nosso cotidiano encontramos muitas substâncias e misturas. Observe os quatro sistemas relacionados a seguir:
I. Água e diesel
II. Azeite (C18H34O2)
III. Xenônio (Xe)
IV. Água e metanol (H2O e CH3OH)
Classifique esses quatro sistemas em mistura homogênea, mistura heterogênea, substância simples e substância composta.
I- Mistura heterogênea
II- Substancia composta
III- Substancia simples
IV- Mistura homogênea ou solução
4) Com base em seus conhecimentos sobre as transformações físicas e químicas, apresente as definições dessas transformações e um exemplo de cada uma.
Nas Transformações físicas, ou fenômenos físicos, não há mudanças em suas propriedades, nem surgimento de uma substância nova na natureza. O que podemos ter é apenas a mudança de estado físico dessa substância ou componente. Exemplo: derretimento do gelo, fusão de metais, congelamento da água.
Já nas transformações químicas, temos uma mudança na composição da matéria, isto é, surge algo novo na natureza. Assim, suas propriedades são alteradas (Ponto de fusão e ponto de ebulição e densidade se alteram. Evidencias de que está ocorrendo uma transformação química ou reação química são: produção de luz, aumento da temperatura, surgimento de odores característicos, e mudança de cor. Ex.: enferrujamento de um prego, uma fogueira queimando (percebemos a temperatura, sentimos o cheiro da fumaça) produção de algo novo o carvão e as cinzas.
5) Num recipiente de vidro foi colocado um volume de 100 cm3 de mercúrio. Esse volume de mercúrio pesa 1,36 kg.
a. Qual a densidade do mercúrio?
Massa = 1360g
Volume = 100 cm3
d = m/V d = 1370g/100cm3 √
d = 13,6g/cm3 √
b. Esse material flutuaria ou afundaria se colocado em água? Justifique sua resposta
Esse material afundaria √. Afundaria pois sua densidade é 13 vezes maior do que a densidade da água que é 1g/cm3 √.
6) Um sólido, como o salitre (KCl) usado para conservar alimentos, está totalmente dissolvido na água. Como poderíamos separar essa mistura?
Podemos separar essa mistura, por meio de uma evaporação ou destilação simples.
Justifique sua resposta.
É possível separar essa mistura pois os pontos de ebulição são muito diferentes.
7/8) Observe o esquema a seguir
a) Que organelas estão representadas no esquema?
A esquerda o Cloroplasto e mitocôndria a direita
b) Que reações ocorrem em cada uma dessas organelas respectivamente?
Fotossíntese e respiração celular.
c) Escreva as equações de cada uma dessas reações
Fotossíntese: 6CO2 + 6H2O + LUZ C6H12O6 + 6O2
Respiração celular: C6H12O6 + O2 CO2 + H2O + ATP (ENERGIA)
d) Cite a importância de cada uma dessas reações
A importância da fotossíntese está na produção de matéria orgânica, pois todos os seres vivos dependem desses produtores
A importância da reação de respiração celular está no fato de que todos os seres vivos necessitam de matéria orgânica para sua sobrevivência, sejam eles autotróficos ou heterotróficos.
9) Um aluno do sexto ano observou uma célula pelo microscópio no laboratório de seu colégio e fez as seguintes afirmações:
- Não foi possível observar a membrana plasmática e o núcleo;
- A célula não apresenta vacúolo nem cloroplastos;
- A parede celular está presente.
a. Baseado no que você estudou que tipo de célula teria o aluno observado? Justifique sua resposta
O aluno teria observado uma célula procariota, bacteriana.
Justificativa:
Procariota porque a célula não apresentava núcleo, e bacteriana por possuir parede celular.
10) Observe o desenho e descreva o arco reflexo
Um dos exames clínicos mais tradicionais para medir a capacidade reflexa dos indivíduos é o exame do reflexo patelar. Esse exame consiste na estimulação da patela, um pequeno osso localizado na parte anterior da articulação do joelho, com um pequeno martelo. A resposta reflexa ao estímulo é caracterizada pelo levantamento da perna em que o estímulo foi aplicado. A região específica do sistema nervoso coordena essa resposta é a medula. Um neurônio sensitivo na pele recebe o estímulo e envia para um neurônio associativo ou para um neurônio motor localizado na medula espinal. De la o estímulo segue por um neurônio motor até o órgão que fará o movimento o músculo da perna.
11) Observe o esquema a seguir e responda: Como e onde ocorre a hematose
A hematose acontece quando o oxigênio proveniente da respiração chega aos alvéolos pulmonares, pelas vias aéreas. Nesse local, o oxigênio difunde-se para o sangue presente nos capilares à sua volta e o gás carbônico presente no sangue dos capilares difunde-se para o interior dos alvéolos (trocas gasosas) e dai para a atmosfera.
12) Observe o esquema e descreva o ciclo da água em nosso planeta
O ciclo da água, também conhecido como ciclo hidrológico, refere-se ao movimento contínuo que a água faz pelo meio físico e pelos seres vivos do ecossistema, passando através da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera.
As principais etapas do ciclo da água são: evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração.
13) Observe a foto e responda: Como você explicaria a funcionamento de um barômetro?
Barômetro
A pressão atmosférica sofre variações conforme as altitudes e as temperaturas. Pressão atmosférica é o peso que o ar exerce sobre a superfície terrestre. Sua manifestação está diretamente relacionada à força da gravidade e à influência que essa realiza sobre as moléculas gasosas que compõem a atmosfera. Assim, quanto mais alto subimos em uma montanha mais rarefeito será o ar e menor a temperatura necessária para ferver a água.
14) O que é o método científico?
A penicilina foi descoberta, por acaso, por Alexander Fleming em 1928. Esse pesquisador estava estudando bactérias do gênero Staphylococcus e
1) percebeu que sua amostra tinha sido contaminada por algum tipo de fungo.
2) Ele notou que onde o mofo da penicilina se desenvolveu produziu uma área limpa na cultura de bactérias, pois haviam morrido. Mas nas placas sem o mofo as bactérias não morreram.
3) Alexander levantou a hipótese de que o mofo da penicilina podia produzir uma substância química que matava as bactérias.
4) Ele decidiu testar sua hipótese isolando o produto químico do mofo e testando-o para ver se realmente mataria as bactérias.
Ele então cultivou o mofo em um ambiente adequado. Ele removeu o mofo do caldo e o transferiu para uma cultura de bactérias.
5)Como resultado disso as bactérias morreram todas. 6) Com esta descoberta ele concluiu que um produto do mofo estava matando as bacterias e que poderia ser usada para matar bacterias que causam doenças em humanos.
Após analisar o bolor, ele descobriu que se tratava do gênero Penicillium. Além disso, soube-se que a substância produzida por esse fungo era capaz de inibir o crescimento bacteriano. Surgia nesse momento o mais famoso antibiótico da história."
O método cientifico é um metodo racional que usamo para resolver um problema. Esse método é composto por etapas que envolvem a observação de um fenômeno, a formulação de perguntas e hipóteses, a experimentação, o teste das hipóteses e a conclusão.
As etapas do método científico envolvem:
observação;
questionamento;
construção de hipóteses;
experimentação;
análise das hipóteses;
conclusão.
O método científico funciona como um manual que guia a pesquisa científica. Ou seja, ele determina um conjunto de passos ou um caminho que deverão ser seguidos até que os objetivos da pesquisa sejam atingidos. (fadepe)
Essas etapas devem ser organizadas para que, sempre que necessário, o pesquisador consiga repetir o processo, passando pelas mesmas etapas e chegando a resultados esperados.
Uma pesquisa sempre parte de uma pergunta. A partir desse momento, o pesquisador irá buscar soluções capazes de resolver essa dúvida.
Como regra geral, a pesquisa segue certas etapas que caracterizam o método científico. Seriam elas:
Observação, formulação de hipóteses, realização do experimento e aceitação ou rejeição da hipótese formulada inicialmente.
Observação: com base na pergunta que se pretende responder, o pesquisador inicia a revisão bibliográfica já existente sobre o assunto;
Formulação de hipóteses: a partir do material obtido na revisão bibliográfica, o pesquisador começa a formular hipóteses que tentam explicar o objeto de estudo;
Realização do experimento: Nesta etapa o pesquisador irá verificar como o objeto se comporta em relação à hipótese formulada.
Aceitação ou rejeição da hipótese formulada: aqui é o momento no qual a pesquisa científica chega ao seu resultado.
A partir da adequação ou não do objeto às hipóteses formuladas (etapa de experimentação), é possível formular afirmações cientificamente comprovadas.
15) Observe o desenho a seguir, e responda o que são níveis de organização?
Os níveis de organização em ciências são: átomo, molécula, organela, célula, tecido, órgão, sistema, organismo, população, comunidade, ecossistema e biosfera.
Outras questões importantes
- Captação:
- Coagulação:
- Floculação:
- Decantação:
- Filtração:
- Desinfecção:
- Fluoretação:
2) Qual a importância da fluoretação ao final do processo de tratamento da água?
A fluoretação no final do processo de tratamento de água tem uma importância fundamental para a saúde pública, principalmente na prevenção da cárie dentária. Esse processo consiste na adição controlada de fluoreto (geralmente na forma de ácido fluossilícico, fluoreto de sódio ou fluossilicato de sódio) à água potável, em concentrações seguras e regulamentadas.
Principais benefícios da fluoretação da água
1. Prevenção de cáries
- O fluoreto fortalece o esmalte dos dentes, tornando-os mais resistentes à ação de bactérias e ácidos que causam cáries.
- Estudos mostram que a fluoretação reduz a incidência de cáries em 20 a 40% em crianças e adultos.
2. Equidade no acesso à saúde bucal
- Como a água tratada chega a toda a população, a fluoretação é uma forma democrática e econômica de prevenir problemas dentários, especialmente em comunidades carentes que têm menos acesso a dentistas e cremes dentais fluoretados.
3. Custo-benefício
- A fluoretação é uma das medidas de saúde pública mais baratas e eficazes, com um custo baixo por pessoa e um retorno significativo em redução de gastos com tratamentos dentários.
4. Segurança comprovada
- Quando aplicado nas concentrações recomendadas (geralmente 0,6 a 0,8 mg/L, conforme diretrizes da OMS e do Ministério da Saúde), o fluoreto não causa riscos à saúde.
- Níveis excessivos podem levar à fluorose dental (manchas nos dentes), mas o controle rigoroso evita esse problema.
Por que a fluoretação é feita ao final do tratamento?
- Evita perdas do composto: Se adicionado antes, o fluoreto poderia ser removido em etapas como coagulação, filtração ou decantação.
- Precisão no dosamento: Ao final, a concentração pode ser ajustada com maior exatidão, garantindo a quantidade ideal para consumo.
Conclusão
A fluoretação da água é uma das medidas preventivas mais bem-sucedidas da saúde pública, contribuindo para a redução de cáries e melhorando a qualidade de vida da população. Sua aplicação no final do tratamento garante eficácia e segurança, seguindo padrões internacionais de potabilidade.
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