18.5.25

ESTUDO DIRIGIDO

ESTUDO DIRIGIDO


1. A litosfera ou crosta terrestre é a camada da Terra em que os seres vivos se locomovem, constroem abrigos, obtêm alimento e água. Também é onde os minerais, estruturas que formam as rochas, são extraídos para diversos fins pelos seres humanos. A maior parte da crosta terrestre é formada por diferentes tipos de rochas, que podem ser classificadas, de acordo com sua formação. A imagem a seguir representa a formação de um destes tipos de rocha. Sobre este assunto, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.







1) como são formados os fósseis?

A sequência de eventos da formação dos fósseis mostrada é à direita, indica algo que aconteceu ha milhões de anos atras. Pela morte do ser vivo, seu soterramento imediato, o que evita a decomposição e ataque de predadores vermes, bacterias e fungos.

O tipo de rocha onde encontramos fósseis, mostrada na imagem é a rocha sedimentar, esse tipo de rocha é formada pela ação do intemperismo e transporte dos fragmentos inclusive restos organicos que são sepultados possibilitando a formação de fósseis.

Na figura da esquerda está sendo representada a formação de rochas sedimentares onde a ação dos fatores do intemperismo como a temperatura, raios do sol, da água da chuva, ação do vento e do gelo altema, as rochas fragmentando-as e transportando esses fragmentos que são depositados no mar ou em lagos. A grande quantidade de sedimentos e a coluna de agua de lagos e mares produz pressão para a consolidação desse material formando as rochas sedimentares.

Na figura da esquerda também está representada a formação de rochas metamórficas, onde a pressão e a profundidade desempenham um importante papel, pois quanto maior a profundidade maior a pressão e maior a temperatura transformando esses fragmentos em rochas metamórficas.

02. Observe o desenho e leia o texto a seguir.

Como sabemos, para que a água seja usada para consumo humano, deve passar por um tratamento adequado que consiste em várias etapas, como visto na figura acima, em uma ETA (Estação de Tratamento de Água). Cada uma dessas etapas do processo de tratamento tem características e diferenças visando a eliminação de poluentes e micróbios patogênicos. De acordo com o que você estudou em aula, defina:

a) Captação da água bruta e retirada de partículas e grande porte
A captação da água pelas adutoras deve ser feita próxima ao local de onde será usada, no nosso caso o rio Jacuí e Lago Guaíba.

b) Adição de sulfato de alumínio e cal
A água bruta coletada é transportada por adutoras até a ETA onde recebe Cal e Sulfato de alumínio que coagulam as substancias em suspensão

d) Floculação:
A floculação é o processo de adição de uma substância química que ajuda a atrair e aglomerar partículas sólidas em suspensão na água, formando grumos maiores e mais facilmente removíveis.

e) Decantação:
A decantação é um método de separação de misturas heterogêneas com base na diferença de densidade e na imiscibilidade dos componentes da mistura. Decantação é um processo físico de separação de misturas heterogêneas do tipo líquido-sólido e líquido-líquido.

f) Filtração:
A filtração é um método físico de separação de misturas heterogêneas, quando temos um sólido disperso em um líquido ou gás. Basicamente, passa-se a mistura heterogênea por um filtro, isto é, um material poroso, no qual ficam retidas as partículas sólidas suspensas, a parte líquida ou gasosa atravessa o filtro.

g) Desinfecção:
Para efetuar a desinfecção de águas de abastecimento utiliza-se um agente químico (desinfetante) que é a adição de cloro (hipoclorito de sódio), e fluor, cuja finalidade é a destruição de microrganismos patogênicos que possam transmitir doenças através das mesmas, além de combater as cáries. A partir desse ponto a água é considerada potável.

03. Acredita-se que os primeiros seres vivos surgiram na água. Com o passar do tempo, originaram-se outras formas de vida capazes de sobreviver em ambientes terrestres, todavia sabermos que sem água no estado líquido, não seria possível a existência de vida tal como a conhecemos. O gráfico a seguir mostra a relação entre a população humana e o aumento do consumo de água. Analise-o e responda aos itens a seguir.


a) Qual era o tamanho aproximado da população mundial em 1900 e em 2000? E o consumo de água? 

A população mundial em 1900 era de mais de 1 bilhões de pessoas com um consumo de 500 km3 e em 2000 era de 6 bilhões de pessoas com um consumo de água 4 mil km3.

b) Você diria que existe uma relação entre o tamanho da população e o consumo de água? Explique. 

Sim. O aumento no tamanho da população implica no aumento do consumo de água, pois cada ser humano consome uma determinada quantidade de água em seu cotidiano, direta ou indiretamente.


04. Atmosfera é a camada de gases que envolve o planeta. Ela é composta por uma mistura de gases, o ar. A imagem a seguir apresenta a relação entre a altitude e a densidade do ar e indica o percentual dos gases mais abundantes na atmosfera.


a) Quais são os gases indicados com X, Y e outros gases?

O gás indicado por X é o nitrogênio e o gás indicado por Y é o oxigênio
Outros gases são: Argônio, CO2, e Gases nobres.


5. Como se forma o Solo em nosso planeta? Descreva sucintamente.


I. A rocha sofre desgastes pela ação de intemperismos.
II. Com o tempo, inicia a formação de matéria orgânica.
III. Ocorre o depósito de matéria orgânica e humus pela decomposição de organismos vivos, aumentando a camada orgânica do solo.
IV. Solo desenvolvido com a formação de horizontes e vegetação.


6. A imagem abaixo mostra um evento de erosão do solo chamado voçoroca, que são grandes buracos escavados no solo desprotegido causados durante o período chuvoso. O impacto da água sob o solo pode gerar uma corrente de água que, se for sucessiva, pode carregar grandes volumes de solo nas enxurradas, aumentando cada vez mais a voçoroca.

Descreva a formação das voçorocas e suas causas.

(Fonte: oestadao)




Ambientes rurais tem maior probabilidade de sofrer erosão devido as plantas cultivadas apresentarem geralmente raízes curtas, pouca folhagem e serem afastadas uma das outras, o que aumenta a força do impacto das gotas de água da chuva.

Os assoreamentos ocorrem quando o solo é carregado das margens desprotegidas, onde a floresta e as matas ciliares foram removidas aumentando assim, a capacidade de escoamento deste rio.

Quanto maior for o uso do solo como criação de gado mais o solo fica exposto à ação mecânica da água, o que aumenta a erosão pois o pisoteio compacta o solo bloqueando a passagem de ar.

A prática do Terraceamento em áreas inclinadas pode diminuir a erosão em áreas rurais, pois diminuem a velocidade de escoamento da água da chuva em solos inclinados.

A conservação das matas ciliares é uma importante ação para evitar a erosão do solo, pois as raízes das plantas seguram as partículas do solo durante a chuva e deixam o solo mais poroso, facilitando a absorção da água no solo.

Nos últimos anos, o crescimento das queimadas na Amazônia afetará o equilíbrio dos ecossistemas presentes na região, pela destruição do solo, tirando sua cobertura facilitando seu transporte pelas chuvas.


7. Um um Aluno do sexto ano ganhou um barômetro de aniversário e decidiu testá-lo nas suas férias de verão em Chacaltaya há 5421m de altitude na Bolivia. Ele levou o barômetro para o alto da montanha e mediu a pressão atmosférica no local, verificando que a medida ficou muito diferente da medida em sua casa em Tramandai, ao nível do mar. De acordo com o conhecimento que você possui sobre o assunto, responda:

a. Em qual dos locais, na montanha ou em sua em Tramandai, a pressão atmosférica medida foi maior?
A pressão atmosférica é maior em Porto Alegre

b. Em qual destes locais, na montanha ou em sua casa em Tramandai, o ar é mais rarefeito?
Na montanha o ar é mais rarefeito


8. No laboratório, um biólogo precisava selecionar bactérias para o desenvolvimento de um estudo visando a produção de um novo antibiótico. Para isso, ele recebeu duas amostras para a escolha do organismo a ser estudado. Abaixo estão as ilustrações dos organismos recebidos por amostras.


a) Qual amostra você escolheria para a realização dos estudos sobre bactérias? Justifique sua resposta

Amostra b. célula procariótica, bactérias são seres procariontes, pois não apresentam membrana nuclear ou carioteca.

b) diferencie célula procariótica de célula eucariótica

Células procarióticas são as mais ancestrais, possuem parece celular de peptidioglicano enquanto as células eucariotas possuem parede de quitina (fungos) parede de celulose (vegetais) e membrana plasmática. As células procariotas não possuem nenhuma organela membranosa

9. A alimentação equilibrada é muito importante para uma vida saudável. Uma dieta equilibrada envolve vários grupos de nutrientes, como os carboidratos, gorduras, fibras e proteínas. Assim, todo o alimento que ingerimos passa pelo importante processo de digestão, onde estes nutrientes são absorvidos juntamente com a água. Descreva qual é o caminho do alimento desde sua ingestão até a liberação de seus resíduos, mencionando o nome de cada órgão por onde o alimento percorre no sistema digestório.

Resposta: Boca- esôfago- estômago- intestino delgado- intestino grosso- ânus


10. Os vasos sanguíneos são responsáveis pelo transporte de sangue no nosso organismo. Estes vasos têm estrutura e funções diferentes, podendo ser classificados como artérias, veias e capilares. Identifique no desenho abaixo quais são os vasos que correspondem as artérias e justifique sua escolha.

Resposta: os vasos C e F, são artérias, pois são os vasos nos quais o sangue sai do coração para o corpo ou pulmão

11. Observe a figura e descreva o ato reflexo

O arco reflexo é uma resposta rápida e de curta duração, a um estímulo externo. Quando alguém bate no seu joelho com um martelo, por exemplo, você tende a levantar a perna por conta do arco reflexo. O impulso nervoso gerado pela batida do martelo sobre um neurônio sensorial que transforma esse impulso mecanico em um impulso elétrico que é levado por esse neuronio ate a medula, lá a medula que é o órgão que toma a decisão de mover a perna. Assim, o impulso elétrico viaja pelos neuronios motores, da medula espinal até o músculo que moverá a perna.

a. Explique quais são os neurônios envolvidos.2

Neurônio sensitivo conduz o estímulo até a medula.

O neurônio motor leva o estímulo da medula ao órgão efetor que realizará o movimento.


12. Observe as imagens e descreva o que é a miopia e como podemos corrigi-la

A visão é determinada pelos olhos, que são estruturas responsáveis por captar os estímulos luminosos. Os receptores responsáveis por captar a luz são chamados de fotorreceptores, são de dois tipos e estão espalhados pela retina. Os dois tipos são as células cones e as células bastonetes. Os bastonetes cuidam da visão em condições de pouca luz, e os cones são os responsáveis pela visão de cores e detalhes.

Na íris, é possível perceber uma pequena abertura que controla a quantidade de luz que entra no olho. Essa abertura, que muda de tamanho de acordo com a luminosidade do ambiente, é chamada de pula.

Pessoas com miopia tem um globo ocular mais “longo”, o que provoca a formação da imagem antes que a luz chegue até a retina, fazendo com que a pessoa tenha dificuldade de enxergar de longe, e a imagem fica borrada ou desfocada.

13. Um jogador de vôlei sofreu uma lesão no ombro durante a conclusão de um passe e queda que fez com que tivesse que sair da partida. Analisando a imagem de sua radiografia defina os tipos de lesão: Entorse, Luxação.

Lesão no ombro (drartur)

a) Entorse
Uma entorse é uma ruptura ou estiramento doloroso de um dos ligamentos. Os ligamentos são faixas de tecido curtas e resistentes, que seguram seus ossos nas articulações. Uma entorse é leve, moderada ou grave, conforme o ligamento estiver distendido, parcialmente rompido ou rompido completamente.

b) Luxação
Na luxação ocorre a perda da congruência articular entre dois ossos, isto é, a articulação perde sua anatomia habitual porque um dos ossos se desarticula do outro, movendo-se em outra direção. Os termos populares mais comuns para esta lesão são que a articulação “deslocou” ou “saiu do lugar”.

c ) Fratura
Fratura é o rompimento total ou parcial de qualquer osso. Existem dois tipos de fratura: Não-exposta: quando o osso se quebrou, mas a pele não foi perfurada, e fratura exposta: quando o osso quebrado perfura a pele ficando visível.

14. Dentre as atividades citadas abaixo, quais delas podem ser classificadas como práticas de exercícios físicos?

As práticas de atividade física estão relacionadas com os movimentos corporais que gastam energia. Elas estão sempre presentes em nosso cotidiano. Podemos citar como exemplos: andar, correr, brincar, subir escadas, fazer faxina, comer, dentre outros. Entretanto, essas atividades não são programadas, pois elas ocorrem naturalmente, conforme nossas necessidades em fazer usos desses movimentos. A prática de atividade física, embora pareça algo simples, traz inúmeros benefícios para o corpo humano. Um exemplo é a queima de caloria durante a realização de uma faxina ou até mesmo no ato de subir e descer escadas constantemente.

Já os exercícios físicos são práticas sistemáticas, são práticas esportivas, como, por exemplo: natação, musculação, futebol e vôlei. Essas práticas são classificadas como exercícios físicos. Enquanto as atividades físicas são práticas não programadas que ocorrem conforme as necessidades de nos movimentarmos no dia a dia, os exercícios físicos, por sua vez, são classificados como práticas sistemáticas que possuem objetivos a serem alcançados, isto é, ocorrem de forma organizada e planejada, com intensidade e duração em cada exercício executado. Dessa forma, devem ser realizados conforme instruções definidas e/ou com o acompanhamento de um profissional, já que envolvem movimentos técnicos.

a) Cite duas praticas e

Jogar vólei com os amigos e fazer faxina


b) dois exercícios físicos

Natação e futebol


15. Analise as situações numeradas abaixo:

1) queima de madeira na lareira
2) fazer uma pizza em casa
3) a pá ficou na chuva e enferrujou
4) água fervendo e liberando vapor
5) gelo derretendo

a) Apresente o conceito de transformação química e física e transformação:

As transformações químicas são processos de conversão de uma substância em uma outra específica, independentemente dos reagentes e mecanismos envolvidos. Quando isso acontece as propriedades da matéria são alteradas, surgindo algo novo na natureza. Ex.: fazer um bolo, queimar lenha.

Já nas transformações físicas, não há alteração em suas propriedades específicas, o que há é apenas mudança de estado. Gelo derretendo, tranformar uma rocha em cascalho ou rasgar uma folha de papel.

b) Classifique esses fenômenos em transformações ou fenômenos físicos e químicos.

1) queima de madeira na lareira – Transformação química

2) fazer uma pizza em casa- transformação química

3) a pá ficou na chuva e enferrujou- transformação química

4) água fervendo e liberando vapor- transformação física

5) gelo derretendo- transformação física


16-17. A figura abaixo ilustra como o tratamento da água (ETA) e o tratamento de esgoto (ETE) são relacionados. Em ambos os tratamentos estão envolvidas diferentes etapas com objetivos diferentes. Quanto a estas etapas e suas principais funções, associe verdadeiro ou falso nas afirmativas abaixo.


ETA

A água é coletada pelas adutoras em mananciais naturais por bombas de recalque. A água é bombeada para um tanque de coagulação com sulfato de aluminio e cal, para a coagulação e floculação na camara de floculação. A água então passa para um tanque de sedimentação onde as particulas floculadas decantam devido a sua densidade maior formando um lodo no fundo. A água então vai para um filtro com carvão, areia e cascalho onde é filtrada e depois para uma tanque de de cloração e fluoretação, onde ocorre a desinfecção e então esta pronta e potável para ser consumida.


ETE

Esquema representativo dos diferentes processos de tratamento de esgoto e obtenção do lodo de esgoto utilizados pelas ETEs.

A – Processos físicos:

(1) Antes de ser tratado, o esgoto passa por grades que retêm lixo, como garrafas, embalagens; (2) A caixa de areia retira a areia trazida junto com o esgoto; (3) No decantador primário, ocorre a sedimentação das partículas mais pesadas, formando o primeiro lodo de esgoto do processo.

B – Processo de tratamento aeróbio:

(4) Nos tanques de aeração, os organismos aeróbios já presentes no lodo de esgoto se multiplicam e se alimentam da matéria orgânica, tratando o esgoto; (5) No decantador secundário, os sólidos restantes sedimentam, formando o lodo de esgoto.

C – Processo de tratamento por reator anaeróbio de manto de lodo e fluxo:

O esgoto entra no reator por um sistema de distribuição na parte inferior;

(7) No manto de lodo, ocorre a biodigestão da matéria orgânica presente no lodo por suas bactérias anaeróbias, que formam gases, os quais emergem pela (8) área de manta de lodo. Um separador trifásico separa as partículas sólidas que decantam e formam o lodo de esgoto, (6) o efluente tratado e (9) o biogás produzido.

(1. Grade; 2. Floculação; 3. Decantação; 4. Tanque de aeração; 5. Decantador.)

Desta forma para que a água seja potável devemos analisar suas características físicas, químicas e biológicas.


Há características que indicam que a água pode não estar apropriada para o consumo humano, entre essas características podemos citar:

Mau cheiro,

Tubidez

Contaminação por microrganismos

presença de resíduos solidos e espumas

18. Leia o texto e responda as questões

Como discutido em aula, a saúde pública no Brasil alcançou resultados bastante positivos desde a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), mas ainda enfrenta inúmeras dificuldades que comprometem a qualidade do atendimento à população. Além disso, em um país de dimensões continentais, o acesso a saneamento básico e saúde pública, assim como a outros serviços essenciais, é bastante desigual. Nesse contexto, a universalização do saneamento básico no Brasil ainda é um grande desafio, com impactos significativos na área da saúde. Por meio do acesso aos serviços de saneamento, como abastecimento com água tratada e coleta e tratamento de esgoto, é possível reduzir as internações por doenças de veiculação hídrica e proporcionar um ambiente mais saudável para as pessoas.

Em sua opinião qual caminho que o Brasil, deve tomar para alcançar indicadores de primeiro mundo quando à saude publica?

A ausência de tratamento de água e esgoto faz surgirem algumas doenças fatais, entre estas doenças estão aquelas que podem ser transmitidas pela água contaminada por diferentes microrganismos ou pela água empoçada em valas abertas que podem ser criadouros de mosquitos transmissores de doenças. Uma das doenças que pode ser relacionada é leptospirose ou dengue ou febre amarela ou doenças cujos sintomas são diarreias intensas. Assim, quando maior o investimento em saneamento básico melhor será a saude da população. Para isso toda a população tem que exigir dos seus governantes o investimento adequado em saneamento básico bem como em vacinas e prevençao de doenças.

19. Residuos solidos e coleta de lixo

Com mais de 200 milhões de habitantes, o Brasil é um dos países que mais gera resíduos sólidos - materiais, substâncias e objetos descartados - cuja destinação final deveria receber tratamento com soluções economicamente viáveis, de acordo com a legislação e as tecnologias atualmente disponíveis, mas acabam, ainda em grande parte, sendo despejados a céu aberto, lançados na rede pública de esgotos ou até queimados. Entre esses resíduos estão alguns mais complexos, como os de construção civil, hospitalares, radioativos, agrícolas, industriais e de mineração, mas também os domiciliares, oriundos de atividades domésticas em residências urbanas, e os de limpeza urbana, originários da varrição, limpeza de logradouros e vias públicas, classificados como resíduos sólidos urbanos (RSU).

Todos os dias, o lixo é produzido em todas as cidades. Existem formas mais adequadas para o encaminhamento desses resíduos. Isso trará benefício econômico e ambiental.

sublinhe as alternativas que você considera verdadeiras e importantes para um descarte ideal de resíduos:

1) O chorume produzido nos lixões não apresenta riscos à saúde de animais, nem das águas dos lençóis freaticos.

2) No descarte de resíduos especiais como os hospitalares, o aterro sanitário e a incineração são alternativas que podem reduzir o impacto ambiental.

3) Compostagem é um processo controlado de decomposição biológica da matéria orgânica presente no lixo produzindo um composto orgânico.

4) Os resíduos sólidos como vidros, plásticos, papéis e metais devem ser colocados junto com o lixo orgânico.

5) Usar açucareiro em vez de saquinhos de açúcar, evitar utilizar canudinhos e sempre use os dois lados do papel para impressão ou escrita, podem contribuir para a diminuição de resíduos.

6) Aterro sanitário são depósitos de lixo a céu aberto que prejudicam o ambiente pela liberação de gases tóxicos.








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