6.10.23

TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

 TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS E QUÍMICAS

Nas misturas que estudamos até aqui, cada substância mantém suas propriedades originais mesmo após ser misturada a outras. 


TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS OU FENÔMENOS FÍSICOS

Fenômenos físicos ou transformações físicas são aqueles que não alteram a natureza da matéria, isto é, a sua composição, ou ainda: fenômeno físico é toda e qualquer transformação sofrida por um material sem que haja alteração de sua constituição íntima, sendo possível a sua recuperação por métodos elementares.

Ex.: mudanças de estado físico da matéria (estado de agregação); dissolução do açúcar em água; cortar uma árvore; acender uma lâmpada; uma fruta caindo da árvore, agua congelando, fusão do ferro, solidificação da lava vulcânica, uma mistura de água e areia e cascalho em um rio. (algosobre)

Ao misturarmos água com areia, por exemplo, a água e a areia mantêm as propriedades que tinham antes de serem misturadas. Dizemos que houve apenas um fenômeno físico. 

Agora, imagine a seguinte situação: misture farinha de trigo, açúcar, ovos, manteiga e fermento, e então você terá, pelo menos no início, apenas uma mistura de ingredientes, cada um com suas propriedades. Mas, ao levar a mistura ao forno, após algum tempo ela ficará bem diferente, transformando-se em um bolo. 

(1)
Nesse caso, o bolo crescendo, ocorreu uma transformação química, isto é; reações químicas entre os ingredientes do bolo, produzindo novas substâncias com novas propriedades. Neste caso, houve um fenômeno químico.

(2)
Veja mais alguns exemplos de transformações químicas a seguir. Na primeira foto, uma pessoa está rasgando um papel e, na segunda, papéis estão sendo queimados. Você sabe dizer qual das duas situações é um exemplo de transformação química?

Transformação física 

Transformação química 


Sinais ou Evidências de ocorrência de uma reação química: 

Geração de calor
Geração de luz 
A substância muda de cor
A substância muda sua textura (antes da reação o material era liso e passou a ser rugoso ou áspero) 
Aparecimento de cheiro (odor) (lembrem do ditado: onde há fumaça há fogo)

Evidência 
Qualidade ou caráter do que é evidente, do que não dá margem à dúvida;
Condição de alguém ou algo que se destaca, que sobressai, atraindo a atenção circundante.
Sinal, 


Na filosofia da ciência, a evidência é entendida como aquilo que confirma ou refuta hipóteses científicas. As medições da órbita “anômala” de Mercúrio, por exemplo, são vistas como evidência que confirma a teoria da relatividade geral de Einstein. Para desempenhar o papel de árbitro neutro entre teorias concorrentes, é importante que a evidência científica seja pública e incontroversa, como objetos ou eventos físicos observáveis, para que os proponentes das diferentes teorias possam concordar sobre o que é a evidência. Isto é garantido seguindo o método científico e tende a levar a um consenso científico emergente através da acumulação gradual de evidências.

Ex.:

Esta anômala órbita de Mercúrio, onde o periélio está sempre em um ponto diferente ou adiante da translação anterior que faz seu eixo orbital deslocar e que parece descrever o movimento de um bambolê em volta do Sol, veja a figura a seguir.



A órbita de Mercúrio ao redor do Sol. Pode-se identificar a precessão apsidal, que é medida através do ângulo Ψ. Veja que o eixo maior da elipse, com o Sol num dos focos, permite identificar, para cada uma das órbitas, tanto o afélio quanto o periélio (researchgate).


VISUALIZAÇÃO DE UM FENÔMENO QUÍMICO 
OU REAÇÃO QUÍMICA

Uma maneira bem simples de reconhecermos a ocorrência de um fenômeno químico é a observação visual de alterações que ocorrem no sistema. A formação de uma nova substância está associada a:

1. Mudança de cor. Exemplos: queima de papel; água sanitária em tecido colorido; queima de fogos de artifício.

2. Liberação de um gás (efervescência). Exemplos: antiácido estomacal em água; bicarbonato de sódio (fermento de bolo) em vinagre.

Às vezes, uma única substância, ao ser aquecida, transforma-se em outras, antes de atingir uma temperatura que possibilite sua mudança de estado. Assim, o aquecimento do carbonato de cálcio, existentes nas rochas calcárias, não leva à fusão, mas à sua decomposição, na qual se obtém um gás:


3. Formação de um sólido (formação de precipitado). Ao misturar dois sistemas líquidos ou um sistema líquido e um gás, poderá ocorrer a formação de uma nova substância sólida, que chamamos de precipitado. Com o tempo o sólido formado se deposita no fundo do recipiente, isto é, sofre decantação. Exemplos: líquido de bateria de automóvel + cal de pedreiro dissolvida em água; água de cal + ar expirado pelo pulmão (gás carbônico).

4. Uma outra forma de reconhecermos se ocorreu uma reação química é a alteração da quantidade de energia na reação.

Quando colocamos magnésio metálico em ácido clorídrico, além de observarmos a saída de gases, notamos que o recipiente em que eles foram misturados fica aquecido, isto é, há liberação de calor para o ambiente. As combustões são reações que liberam calor.

Efeitos térmico acompanham as reações químicas; quanto a eles as reações podem ser:Exotérmicas: liberam calor para o ambiente.
Endotérmicas: absorvem calor do ambiente (algosobre).



Fonte















conversor

Um comentário: