SISTEMÁTICA DO REINO FUNGI
Antes da introdução dos métodos moleculares de análise filogenética, os taxonomistas consideravam que os fungos eram membros do reino Metafita (Plantae) devido à varias semelhanças (superficiais) encontradas os fungos e as plantas. Entre essas semelhanças temos o modo de vida: tanto os fungos como as plantas são na sua maioria imóveis.
Apresentam uma certa semelhança na morfologia geral e no habitat em que se desenvolvem. Aparecem da noite para o dia, e tal como as plantas, muitas vezes os fungos crescem no solo, e no caso dos cogumelos formam corpos frutíferos conspícuos.
Fungos e plantas, ambos apresentam parede celular, todavia, a parede celular das hifas dos fungos é basicamente de quitina e glicanos, enquanto a das células dos vegetais é de celulose e pectina (homopolissacarídio coloidal e hidrossolúvel, presente nas paredes celulares do tecido vegetal, com função aglutinante (cola), e especialmente abundante nas paredes primárias e nos frutos, sobretudo em frutos cítricos.
Estas e outras diferenças mostram que os fungos formam um só grupo de organismos relacionados entre si, denominado Eumycota (fungos verdadeiros, de Eu: verdadeiro + mykes: fungos), e que compartilham um ancestral comum, constituindo um grupo monofilético.
Relembre abaixo algumas características dos fungos:
1) Eucariotos.
2) Uni ou pluricelulares.
3) Possuem parede celular de quitina e betaglucanos (β-glucanos).
4) Corpo dos fungos é um talo.
5) Fungos pluricelulares são formados por hifas.
6) As hifas se organizam no micélio.
7) O micélio pode ser dividido em: vegetativo e reprodutivo.
8) Quanto a nutrição os fungos são heterótrofos por absorção.
9) Possuem o glicogênio como carboidrato de reserva.
10) Aeróbios ou Anaeróbios.
11) Apresentam reprodução assexuada e sexuada.
12) As cristas mitocondriais são achatadas.
13) O complexo de Golgi apresenta cisterna única.
14) Síntese de lisina pela via do ácido alfa-aminoadípico.
15) Centríolos presentes apenas nos flagelados. Nos demais fungos verdadeiros os corpos polares dos fusos desempenham papel semelhantes dos fusos na divisão celular.
16) O ergosterol é o esterol mais comum na membrana plasmática, e é o precursor da vitamina D; contém ainda Zymosterol (um intermediário da síntese do colesterol. O ergosterol é um esterol que é precursor da Vitamina D2. É transformado em viosterol por ação da luz ultravioleta e que depois é convertido em ergocalciferol, que é uma forma de vitamina D.
Este grupo, Eumicota, difere substancialmente dos Myxomycota, emboras sejam estruturalmente similares; estes os Mixomicota agora estão colocados em um grupo chamado de Myxogastria e Oomycota.
Os fungos são agora considerados um reino separado, distintos das plantas e animais e de todos os demais organismos que os precederam. dos quais parecem ter divergido há cerca de um bilhão de anos.
Cladograma apresentando algumas características de cada filo do reino Fungi e o relacionamento entre entre eles.
Cladograma mostrando as relações filogenéticas
entre as divisões do reino fungi.
Algumas características das divisões do reino fungi.
BASIDIOMYCOTA
Algumas espécies de fungos (várias fontes)
Bibliografia
http://futuro-cientista.blogspot.com.br/2012/06/reino-fungi.html
http://segundopensador.blogspot.com.br/2015/06/sobre-fungos.html
http://blogdoenem.com.br/fungos-micoses-micorrizas-liquens/
http://pt.slideshare.net/emanuelbio/reino-fungi-leitura
https://www.erowid.org/plants/show_image.php?i=amanitas/amanita_muscaria_formosa11.jpg
https://www.erowid.org/plants/show_image.php?i=amanitas/amanita_muscaria_formosa11.jpg
1 comentários:
Interessante, já que a natureza nos prega muitas peças, é necessário estudá-la para entendê-los para uma compreensão maior.
Postar um comentário