22.5.22

PLANTAS VASCULARES COM SEMENTES


PLANTAS VASCULARES 
COM SEMENTES

“GIMNOSPERMAS”
“ANGIOSPERMAS”

(1)

(2)

(3)
Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze, 1898
(1) Da esquerda para a direita: estróbilo masculino, pinha=estróbilo feminino e semente, o pinhão; (2 e 3) estróbilo feminino jovem ou imaturo.  (Foto: A. Paim)

Desenhos de Leonardo Da Vinci

“GIMNOSPERMAS”

Floresta de pinheiro brasileiro Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze, 1898 no nordeste do Rio Grande do Sul. 

Google imagens 

Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze, 1898 (Fotos A. Paim, 2022)

Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze, 1898
Pinheiro brasileiro ou pinheiro do Paraná.
(Foto: A. Paim 2022)

Cipreste, sequóia, pinus 
Cipreste


"GIMONOSPERMAS"
Cicadofita
Ginkgofita
Gnetofita
Coniferofita

The female and male inflorescence of the pine tree develop as cones on the sporophyte. The female cones (female strobili, singular strobilus) consist of megasporophylls that carry uncovered (Gymno = naked / exposed, hence Gymnosperms) ovules. Inside the ovule the megasporocyte undergoes meiosis, producing four haploid cells. One of these cells survive as a megaspore. The megaspore goes through mitotic divisions and forms a small female gametophyte, in which two or three archegonia are present, each with one egg cell.

De male cone is in fact composed of numerous strobili. Each strobilus contains a short appendix and a larger and broader microsporophylls that contains two microsporangia. In the microsporangium microspores are formed after meiosis. These microspores give rise to pollen grains (the proper male gametophyte) after undergoing mitotic divisions. When the microsporangia disrupt a huge number of pollen grains is released into the atmosphere. The pollen grains can be dispersed by the wind over long distances thanks to their air sacs. In fist instance the pollen grain consists of two male prothallium cells (which quickly degenerate) and one antheridium cell: together the gametophyte. A pollen tube cell and a generative cell are formed from the antheridium cell. The generative cell divides in a sterile cell and an immobile sperm cell which reaches the archegonia through the pollen tube and leads to fertilization of the egg cell.(Fonte: vcbio.science)
The embryo resulting from fertilization enters a long developmental path that after several years will results in the formation of a mature seed. 
(Fonte: vcbio.science)


1) PLANTAS TRAQUEÓFITAS 
São traqueófitas pois possuem traqueídes (vasos condutores de seiva). 

2) TUBO POLÍNICO (SIFONÓGAMA)  
A germinação do microgametófito (g. masculino) produz o tubo polínico (sifão)

3) INDEPENDENTES DA AGUA PARA REPRODUÇÃO 
Gametas são "dois núcleos" apenas, que descem pelo tubo polínico para alcançar a oosfera (gameta feminino). Os gametas serão produzidos pelo microgametófito (grão de pólen)
Estrutura do grão de pólen e seus carboidratos

4) ESPERMATÓFITA 
Plantas que produzem sementes.  Óvulo (não é o gameta) quando fecundado produz a semente (o gameta é a Oosfera)

5) SÃO PLANTAS FANERÓGAMAS 
Plantas que apresentam órgãos reprodutivos visíveis = Estróbilos: estróbilo feminino ou megaestróbilo e estróbilo masculino ou microestróbilo.

6) ESTRÓBILOS 
Os estróbilos, cones ou pinhas são um conjunto de folhas modificadas para produção de esporos. 
Megaestróbilo (cone feminino) - megasporófilo - megásporo - megagametófito = saco embrionário - óvulo).


Araucaria angustifolia (Bert.)O.Kunt, 1898.
Estróbilo masculino imaturo (verde), estróbilo feminino (maduro, pinha, estróbilo já fecundado) e semente nua (pinhão).

Domínio: Eukarya
Reino: Plantae 
Superdivisão: Spermatophyta 
Divisão: Pinophyta 
Classe: Pinopsida 
Ordem: Pinales 
Família: Araucariaceae 
Género: Araucaria 
Espécie: A. angustifolia (Bert.) O.Kunt. 1898.

Estróbilos androsporangiados de Araucaria angustifolia (Bert.)O.Kunt, 1898.
Aspecto geral de estróbilos androsporangiados.  
Eixo do cone ou estróbilo (inclinado em relação ao ramo ou galho, inúmeros esporófilos constituem o cone masculino). Os esporófilos estão dispostos de forma helicoidal ao longo do eixo do cone. Escala da figura: escala da esquerda: 3,5m; escalda da direita: 5cm. (Modif. de Kuhn, 2012).

Cones ou microestróbilos ou estróbilos masculinos

1

2 

3

4

5

6
1 a 6 estróbilos jovens ainda verdes de uma espécie de conífera (Araucaria bidwilli Hooker, 1843) localizada no Parque Farroupilha em Porto Alegre. 


Cones ou estróbilos masculinos maduros
(Coletados caídos no chão)


Estróbilo masculino maduro de 
Araucaria angustifolia (Bert.)O.Kunt, 1898
(Foto Paim)

Semente de pinheiro brasileiro 




Estróbilo (WP)

Ovule and megagametophyte development in the second year when pollination occurs (A–E) and third year (F–H) when fertilization and embryo development occur. A. Dormant seed-cone bud. B–E. Post-dormancy meiosis and free-nuclear development from April through June of the year of pollination. F–H. Third-year ovule development, starting in April along the coast and May in the interior, and development of the cellular megagametophyte showing egg structure up to the time of fertilization in late May and late June on the coast and in the interior, respectively. Ovule and integument tissues are shown in yellow, haploid megagametophyte tissues are shown in pink and pollen and pollen tubes are blue.



Microestróbilo (cone masculino) - microesporófilo - microesporângio - microsporócito - micrósporo interno - (microgametócito) microgametófito (grão de pólen) - gameta masculino (núcleos espermáticos ou núcleos gaméticos) 


Germinação do grão de pólen (istudy)



a-j. Diagram of the reproductive cycle in Pinus contorta var. latifolia (lodgepole pine) with emphasis on the two dormant stages which occur between years one and two, and years two and three. The first dormant period (left) could be extended in northern or high elevation zones and shortened or omitted in tropical regions altering their lengths. The length of the second dormant period (right) appears to be relatively constant in pines from contrasting environments (Figure modified from: Owens 2006. The reproductive biology of lodgepole pine. Forest Genetics Council of British Columbia, Extension Note 07, p 5) (Fernando, 2014)

Pollen development in pine. Haploid (N) gametophytic cells are shown in blue, the outer (exine) layer of the pollen wall is shown in yellow and the inner (intine) layer of the pollen wall is orange.


 
7) SEM OVÁRIO E SEM FRUTO 

8) SEMENTES NUAS
A semente desse grupo apresenta-se nua sem nenhuma proteção além daquela formada pelo tegumento da semente.
9) HABITAT - FRIO E TEMPERADO - Climas com estações bem definidas
Distribuição das coniferofitas no Brasil 
e no mundo.




1) 
2) 

A) Habitat of a pine tree (Gymnosperms) with male inflorescence. Each male inflorescence consists of a large number of strobili arranged in a spiral. Pollen is formed in these cones.
Male inflorescence (2) with strobili (1)
B) Detail of the male inflorescence.
C) The microsporophylls of the male cones carry two oval pollen sacs. the pollen sac is the microsporangium, in which microspores are formed after meiosis of the microsporocyte. The microspores then undergo mitosis and give rise to pollen grains.
D) Longitudinal section through the male cone.
1 microsporophyll, 2 pollen sac with pollen
E) Detail of a longitudinal section through the male strobilus of pine (Pinus).
1 microsporophyll (2n), 2 wall of the microsporangium (2n), 3 pollen grains (contain haploïde cells). The wall of the microsporangium disrupts upon drying and the pollen grains are releaed and transported by the wind (anemophylly).
F) Detail of the male sporangium (male carrier of spores) of pine. The sporangium contains sporogenic tissue (microsporocytes). Each microsporocyte forms four microspores through a meiotic division. Subsequently, each microspore forms a pollen grain (the microgametophyte) through mitosis.
1 pollen , 2 rest of sporogenic tissue
G) Detail of pollen grain of pine
1 air sacs, 2 generative cell
H) Detail of a germinated pollen grain of pine, with a pollen tube.
1 air sacs, 2 generative cell, 3 pollen tube, 4 tube nucleus
(Fonte: vcbio.science)

Female reproductive organs
The female strobili (singular strobilus) of Gymnosperms contain ovules. The ovule can be found on a megasporophyll, which itself is located on a scale. On each megasporophyll of the female strobilus two seeds can develop after fertilization. In each megasporangium (the female carrier of spores) a megasporocyte is present which leads to four megaspores after meiosis. three of these megaspores degenerate, only one megaspore is functional and forms the megagametophyte with two or three archegonia containig each one egg cell.(Fonte: vcbio.science)


A) Longitudinal secion through a female cone
1 Sterile scale 2 Megasporophyll, 3 Integument, 4 Megasporangium, 5 Micropyle
B) Female cones. The ovule can be found on megasporophylls, arranged in a strobilus.
1 female strobili, 2 Seeds with wings
C) On each megasporophyll of the female strobilus two seeds can develop following fertilization.
1 Seed, 2 Wing (outgrowth)
D) Cross-section through the megasporophyll, megasporocyte and megasporangium (see labels in E).
E Section through the female sporangium
1 Megasporophyl, 2 Megasporangium wall, 3 Integument, 4 Megasporocyte, 5 Tissue of the megasporangium, 6 Micropyle
F) section through the megasporangium with egg cell
1 Integument, 2 Megagametophyte, 3 Archegonia, 4 Egg cell nucleus, 5 Rest of megasporangium
G) Detail of section through the (female) megasporangium with egg cell
1 Integumenten, 2 Rests of megasporangium, 3 Archegonia, 4 Egg cell nucleus
H) Detail archegonium with egg cell
I) and J) Ripe embryo of pine.
1 Storage product 2 Embryo
(Fonte: vcbio.science)



11) FECUNDAÇÃO

Os grãos de pólen são levados para os estróbilos femininos principalmente pelo vento (anemofilia polinização pelo vento) e quando chega ao óvulo, o grão de pólen (microgametófito) germina usando água e substancias nutritivas do megagametófito e desenvolve o tubo polínico, que leva o gameta masculino (núcleo espermático) até o gameta feminino (oosfera). Após a fecundação, é formado o zigoto que se desenvolve em um embrião. (zigoto ou esporófito jovem). O óvulo fecundado se transforma em semente e protege o embrião contra a dessecação. A fecundação pode ser dividida em três fases:

I. POLINIZAÇÃO
A polinização é a transferência de grãos de pólen do estróbilo masculino para o estróbilo feminino da mesma planta em espécies monóicas ou de outra planta em espécies dióicas, da mesma espécie. No caso das "gimnosperma" essa transferência é feita pelo vento.




Polinização mediada pelo vento

II. GERMINAÇÃO DO GRÃO DE PÓLEM 
O microgametófito maduro germina e produz um tubo polínico que leva os gametas masculinos  (núcleo espermáticos) até a oosfera.

III. FECUNDAÇÃO SIMPLES 
Apenas um núcleo espermático fecunda a oosfera, o outro gameta degenera para servir de energia para o outro (gameta masculino) chegar até ao gameta feminino.

PRODUÇÃO DA SEMENTE 
Óvulo fecundado dará origem a semente, o gameta feminino fecundado dará origem ao embrião (zigoto) ou esporófito jovem.



https://youtu.be/UVqfpxGy5k0
PRESTAR ATENÇÃO NAS CARACTERÍSTICAS RELACIONADAS A REPRODUÇÃO
COMO O PÓLEN E OS GAMETÓFITOS



“ANGIOSPERMAS”

Apareceram no Cretáceo inferior, há 130 milhões de anos atrás.
De acordo com evidências fósseis, o possível ancestral das Angiospermas deveria possuir as seguintes características: 
 
1) Pólen monossulcado  

Grão de pólen monosulcado 

2) Folhas simples 

3) Padrão irregular de nervação reticulada pinada 

Venação reticulada 



As Angiospermas possuem uma origem monofilética com base em nove sinapomorfias: 

1. Elementos de tubo crivado e células companheiras derivadas das mesmas células iniciais. 

2. Grão de pólen com ectexina columelada (camada do pé, columela e teto) 


Morfologia do grão de pólen 



3. Estames com dois pares laterais de sacos polínicos.

4. Endotécio hipodermal na antera.
Endotécio ou camada mecânica é um conjunto de células reforçadas, por baixo da epiderme, que são responsáveis pela deiscência (abertura) da antera.

5. Gametófito masculino (microgametófito) com apenas 3 células.

6. Carpelo fechado com região estigmática onde ocorre a germinação do grão de pólen.


7. Parede do megásporo fina, sem esporopolenina.


8. Gametófito feminino com 7 a 16 células, sem arquegônios.

9. Dupla fecundação, associada à formação do endosperma.

Óvulo (megagametófito)






https://youtu.be/LerR0MJGj24

1) Faça uma lista com 10 nomes de Angiospermas que você conhece. 
Verifique através da internet a flor desses indivíduos para confirmar se eles realmente pertencem ao grupo das Angiospermas.

2) Faça o esquema de uma flor e coloque o nome em todas as suas partes, dando sua função.


Questionário para prova A5

1) Faça o esquema e descreva uma célula de alga verde unicelular e uma célula vegetal. Localize todos os elementos da parede celular e seus constituintes químicos.

Parede celular das algas e dos vegetais (Plantas) apresenta grande conteúdo de celulose. 


As algas usam a energia do sol, para converter água e CO2 em biomassa. São organismos fotossintéticos que utilizam o ambiente aquático para se desenvolverem, ao contrário do biodiesel que estamos acostumados a ver, que é produzido a partir de plantas cultivadas na terra. Atualmente mais de 150 espécies de algas são usadas comercialmente para prover alimentos aos seres humanos e animais, servir como agentes espessantes em sorvetes e eliminar doenças em forma farmacêutica. O que poucos sabem é que as algas e os plânctons podem ser usados como biomassa para produção de biocombustíveis. As microalgas não chegam 2 mm de diâmetro e é o organismo fotossinstético mais promissor, pois comparado com as macro algas, apresentam uma estrutura menos complexa, maior taxa de crescimento e em algumas espécies, alto teor de óleo.

  • O teor de óleo de certas variedades de algas pode chegar a 50% de seu peso seco;
  • Um hectare de alga pode produzir 95 mil litros de óleo por ano;
  • Regiões desérticas são preferidas para o cultivo da alga por terem altos índices de insolação (ao contrário do que muita gente pensa, as algas são cultivadas dentro de tubos ou tanques em terra firme, como nas fotos que ilustram este texto);
  • Até 90% do peso da alga é proveniente do consumo de CO2;
  • As algas se desenvolvem mais rapidamente quando cultivadas em regiões com alto índice de CO2, como as proximidades de fábricas;
DESSA FORMA PODEMOS OBTER ÓLEO A PARTIR DE ALGAS.

As algas não são constituídos por tecidos diferenciados, e por serem mais simples crescem rapidamente, entretanto, assim como os vegetais, possuem parede celular. Algas podem substituir metade do petróleo e inaugurar química verde (Agência Fapesp, 16/08/2010). Se quisessemos usar a glicose presente na celulose da parede celular das algas para obtenção de biocombustível a partir de algas e de vegetais, seria necessário utilizarmos no processo enzimas que degradam a celulose ou a lignina para transformarmos em glicose e a partir da glicose poderiamos produzir alcool entre outros combustíveis


2) Que constituinte de uma célula de alga pode ser usado para fabricar bioconbustível? Celulose

3) Algas verdes e seu modo de vida. 
As algas verdes são organismos aquáticos (dulcícolas ou marinhas), fotossintetizantes (autotróficos), que produzem 75% do oxigênio do planeta. Fazem parte do plâncton e por isso são chamadas de fitoplâncton. O fitoplâncton é constituído de organismos produtores (algas, plantas e algumas bactérias (cianobactérias) e alguns protozoários representam os produtores pois são autotróficos) e servem de alimento para toda a cadeia alimentar. Os organismos produtores são o primeiro nível trófico observado em uma cadeia alimentar. Organismos desse nível são classificados como autotróficos, ou seja, são seres vivos capazes de produzir seu próprio alimento, não sendo necessário alimentar-se de outro ser vivo; por sua vez servem de alimento e mantem toda vida na biosfera. 

4) O que são fitoplâncton e zooplâncton? Descreva o modo de vida desses organismos e dê sua importância ecológica e econômica.

Fitoplâncton é formado por organismos autotróficos (cianobactérias e algas) que pouco se locomovem nos oceanos, mares, água salobra e doce. 
O zooplâncton é um conjunto de organismos aquáticos heterotróficos que vivem na água de rios, lagos ou oceanos. Protozoários, pequenos crustáceos, moluscos e larvas são alguns de seus representantes.

O fitoplâncton pode ser definido como um conjunto de micro-organismos fotossintetizantes que vivem flutuando na superfície das águas. Ele é composto por algas microscópicas e cianobactérias, que podem ser unicelulares, coloniais ou filamentosas.

Por viver em ambientes aquáticos – tanto em ambiente límnico (lagos, por exemplo) como marinho –, o fitoplâncton apresenta uma série de adaptações que lhe garante a sobrevivência na coluna d'água. Alguns desses micro-organismos, por exemplo, possuem flagelos que ajudam na locomoção; outros, por sua vez, possuem vacúolos de gás que auxiliam na flutuação, enquanto alguns deles apresentam mucilagem, que envolve as células e garante proteção, flutuação e locomoção.


O fitoplâncton apresenta uma grande quantidade de formas de vida e tamanhos, e essas características podem ser usadas para a sua classificação. De acordo com o tamanho, podemos classificar o fitoplâncton em:

Picoplâncton: Apresenta tamanho de 0,2 a 2 µm.

Nanoplâncton: Apresenta tamanho de 2 a 20 µm.

Microplâncton: Apresenta tamanho de 20 a 200 µm.

Mesoplâncton: Apresenta tamanho de 200 a 2000 µm.

Quando analisamos a forma de vida desses animais, podemos classificá-los em unicelulares, coloniais ou filamentosos. Os unicelulares são aqueles que vivem isoladamente; os coloniais são aquelas formas em que se observa um agregado de células com certa independência; e as filamentosas formam sequências de células lineares ou ramificadas.

Importância
O fitoplâncton apresenta grande importância para o meio ambiente. Por serem fotossintetizantes, eles garantem, por exemplo, a oxigenação da água. Além disso, constituem a base da cadeia alimentar aquática, uma vez que são produtores. O fitoplâncton afeta ainda a quantidade de luz que penetra na coluna d'água. Assim, em grandes quantidades, ele pode ser responsáveis pela diminuição de luz no ambiente, acarretando danos às espécies que ali vivem.


Zooplâncton

O nome zooplâncton deriva do grego zoon (animal) e planktos (a deriva), logo, o plâncton é formado por organismos que vivem dispersos na coluna d’água, com meios de locomoção limitados. Já o termo zooplâncton se refere à parcela heterotrófica de organismos do plâncton. Entretanto, apesar de muitas vezes definidos como organismos de pouca mobilidade, diversos organismos do zooplâncton, como microcrustáceos, podem se mover extensivamente. Sendo assim, estes organismos possuem uma heterogeneidade tanto espacial quanto temporal em função das condições do ambiente, e não são aleatoriamente distribuídos como poderia se pensar devido ao significado do termo plâncton.

O zooplâncton é constituído de muitos tipos de organismos, grande parte destes possui ciclo de vida curto, havendo uma resposta rápida em relação a mudanças ocorridas no ambiente, como por exemplo, mudanças climáticas (temperatura, vento), concentração de nutrientes, pH, entre outros fatores. Assim, a composição de espécie do zooplâncton e a abundância destas podem ser alteradas em função de variações no meio, podendo ser de grande utilidade como indicador biológico para avaliação da qualidade da água, mostrando, por exemplo, variações na comunidade com relação ao grau de eutrofização do meio.

Estas variações espaciais podem ocorrer também por questões bióticas como a competição ou a predação. É comum em diversos grupos de organismos, por exemplo, a realização de migrações verticais, sendo este provavelmente, embora não totalmente esclarecido, um mecanismo para evitar predação. Mas também podem aproveitar correntes para se deslocarem.

Importância 
A importância do zooplâncton reside principalmente em seu papel de condutor do fluxo de energia, dos produtores primários para os consumidores de níveis tróficos superiores, sendo assim um importante grupo responsável pela produtividade secundária e também fundamental no transporte e regeneração de nutrientes pelo seu elevado metabolismo.

Pela sua importância na cadeia trófica pode-se notar que o zooplâncton representa uma fonte alimentar essencial e por isso é utilizado no cultivo e produção de alimentos para o homem como peixes e crustáceos. Algumas vantagens de se utilizar esses organismos na piscicultura são: o curto ciclo de vida de muitos organismos como os cladóceros e os rotíferos, o alto valor nutritivo e a fácil captura por peixes um pouco mais desenvolvidos e no caso de peixes pequenos, os rotíferos tem tamanho ideal. Além disso, geram um efeito menos tóxico e podem ser cultivados em larga escala com fácil estocagem.

Os organismos do zooplâncton podem passar apenas uma parte de seu ciclo de vida no plâncton sendo chamados de meroplâncton ou passar todo seu ciclo de vida, sendo chamados de holoplâncton. Podem também habitar os mais diversificados ambientes marinhos (haliplâncton) ou de água doce (limnoplâncton). (ecologiaibusp)



5) O que são fungos? 
Fungos são organismos eucarióticos, formado por um talo. Esse talo é constituido por hifas, que se agrupam formando um pseudo-tecido chamado micélio. Todos os fungos são heterotróficos, ou seja, diferente das plantas, não são capazes de produzir seu próprio alimento, nutrindo-se por absorção. Além de heterotróficos, os fungos podem ser unicelulares, como no caso das leveduras, ou multicelulares filamentosos, como os cogumelos (ascomicota e basidiomicota). Todos os fungos apresentam reforço de quitina na parede celular e ergosterol na membrana plasmática. 



6) Cite os principais grupos de fungos e dê três características de cada divisão.

Divisão Chytridiomycota
São os Quitrídios, organismos principalmente aquáticos, de água doce, poucas espécies marinhas e terrestres. O micélio é cenocítico. Apresentam esporos ou zoósporos flagelados.

Divisão Chytridiomycota


Divisão Zygomycota ou Zigomicetos 
Os zigomicota possuem hifas, principalmente, cenocíticas. Nesse grupo temos os famosos mofos, que crescem, por exemplo, sobre pães e frutas.


Ciclo de vida de um zigomicota (bolor do pão)



Divisão Glomeromycota ou Glomeromicetos 
São fungos micorrízicos. Estima-se que mais de 80% de todas as espécies vegetais apresentam associações mutualísticas (simbióticas) com esse tipo de fungo. O micélio apresenta hifas, principalmente, cenocíticas.


Divisão Ascomycota ou Ascomicetos 
São fungos com hifas septadas, podem ser unicelulares ou milticelulares. Os organismos pertencentes a esse grupo possuem hábitos de vida variados, sendo encontrados nos ambientes aquático e terrestre. Podem ser parasitas, saprófitos e formando líquens. Nesse grupo, observa-se a estrutura de propagação semelhante a uma taça conhecida como asco, a qual produz ascósporos (esporos sexuados). São considerados o maior grupo de fungos.

Divisão Basidiomycota ou Basidiomicetos 
As espécies dessa divisão são fungos que apresentam hifas septadas. Sua estrutura típica de reprodução são os basídios. Nesse grupo de fungos estão incluídos os cogumelos de chapéu e orelha-de-pau. Os ascomicota são considerados como os mais derivados dentro do reino Fungi em virtude de sua complexidade. São fungos terrestres, em sua maioria.
Ascomicota

Apresentam reprodução sexuada e sexuada. Apresentam dois tipos de micélios: micélio vegetativo normalmente subterrâneo ou na serrapilha, e o micélio reprodutivo (popularmente chamado de cogumelo). O micélio reprodutivo (cogumelo) forma em suas lamelas uma estrutura conhecida como basídio, o qual contém os basidiósporos (esporos sexuados). Os fungos desse grupo são macroscópicos e diferenciam-se pela forma, coloração e tamanho. Muitos deles apresentam grande importância econômica em virtude de serem usados como alimentos e de grande valor alimentar (com vitaminas, sais, e proteinas)


REINO FUNGI

7) Apresente uma lista com todas as características do reino fungi.

1) Eucariotos.
2) Uni ou pluricelulares.
3) Possuem parede celular de quitina e betaglucanos (β-glucanos).
4) Corpo dos fungos é um talo.
5) Fungos pluricelulares são formados por hifas.
6) As hifas se organizam no micélio.
7) O micélio pode ser dividido em: vegetativo e reprodutivo.
8) Quanto a nutrição os fungos são heterótrofos por absorção.
9) Possuem o glicogênio como carboidrato de reserva.
10) Aeróbios ou Anaeróbios.
11) Apresentam reprodução assexuada e sexuada.
12) As cristas mitocondriais são achatadas.
13) O complexo de Golgi apresenta cisterna única.
14) Síntese de lisina pela via do ácido alfa-aminoadípico.
15) Centríolos presentes apenas nos flagelados. Nos demais fungos verdadeiros os corpos polares dos fusos desempenham papel semelhantes dos fusos na divisão celular.
16) O ergosterol é o esterol mais comum na membrana plasmática, e é o precursor da vitamina D; contém ainda Zymosterol (um intermediário da síntese do colesterol. O ergosterol é um esterol que é precursor da Vitamina D2. É transformado em viosterol por ação da luz ultravioleta e que depois é convertido em ergocalciferol, que é uma forma de vitamina D.

8) Como o corpo de um fungo multicelular esta organizado (descreva o talo desse organismo), de o nome dos tipos de micélios e cite sua função.

Micélio
Micélio é nome que se dá ao conjunto de hifas emaranhadas de um fungo. O micélio vegetativo é a parte correspondente a sustentação e absorção de nutrientes, se desenvolvendo no interior do substrato. O micélio que se projeta na superfície e cresce acima, do solo ou do meio de cultivo é o micélio reprodutivo ou aéreo. Quando o micélio aéreo se diferencia para sustentar os corpos de frutificação ou propágulos, constitui o micélio reprodutivo.


9) Faça um cladograma de consenso das Embryophytas com todas as divisões (Marcantiofita, Musci, Antocerofita, Lycofita, Monilófita, Cicadofita, Ginkgofita, Coniferofita, Gnetofita, Angiosperma). Apresente (coloque no cladograma) as sinapomorfias de casa divisão. 


10) As antigas "gimnospermas" (Cicadofita, Ginkgofita, Coniferofita, Gnetofita) e as Angiospermas (Eudicotiledôneas e Monocotiledôneas) apresentam algumas  características compartilhadas. Cite-as e de sua função.

Metagênese
Embrião multicelular retido no gametófito feminino (Matrotrofia)
Esporopolenina no grão de pólem (microgametófito)
Vasos condutores de seiva (traqueófitas)
Esporófito dominante
Crescimento lateral (3D)
Semente




11) como se da a polinização nas "gimnospermas" e angiospermas? Explique detalhadamente.
Anemofilia: polinização pelo vento
Hidrofilia: polinização pela água
Zoofilia: por animais (em geral)
Entomofilia: polinização por insetos
Ornitofilia: polinização por aves por ex. beija-flor
Quiropterofilia: por morcegos (mamífero)








EXERCÍCIOS PARA A6

1) Reprodução das Angiospermas: (Mackenzie-sP) Certos vegetais, tais como a cana-de-açúcar e a mandioca, são cultivados através de pedaços de caules. A respeito dessa prática, considere as afirmações:

I. É vantajosa sobre a reprodução sexuada quanto à garantia de boa qualidade do produto final.
II. É desvantajosa sobre o processo sexuado quanto ao aspecto de resistência ao meio, pois as culturas obtidas estão sujeitas a serem dizimadas por ação de algum fator biótico ou abiótico.
III. É vantajosa sobre a reprodução sexuada, pois permite maior variabilidade genética entre os indivíduos.
IV. É vantajosa sobre o processo sexuado, pois as culturas são obtidas num espaço menor de tempo. Estão corretas somente:

(A) I e II.
(B) II e III.
(C) I e III.
(D) I, II e IV.
(E) III e IV.


2) (UFMG) Observe a figura que representa o ciclo reprodutivo de um vegetal no qual n = 10 cromossomos.
3) Com base nos dados da figura e em conhecimentos sobre o assunto, é Incorreto afirmar que:

(A) a estrutura indicada em B apresenta células contendo 20 e 30 cromossomos.
(B) a fase C representa um vegetal monoico.
(C) as estruturas representadas em 1 e I apresentam 20 cromossomos.
(D) as estruturas 5 e V representam, respectivamente, os gametas masculino e feminino.
(E) as fases 3 e III resultam da fase equacional da meiose.


4) Reprodução das Angiospermas: O tubo polínico transporta duas células até o ovário e uma delas fecunda a oosfera, dando origem ao zigoto, enquanto a outra une-se com duas células presentes no óvulo, originando uma célula triplóide. Considere as seguintes plantas: 
(I) oliveira; (II) pinheiro; (III) parreira; (IV) cajueiro. 
Das plantas citadas, apresentam relação com o texto.

(A) apenas I e II.
(B) apenas II e III.
(C) apenas I e IV.
(D) apenas I, III e IV
(E) apenas II, III e IV.










Bibliografia





 










http://biomassaworld.com.br/wp-content/uploads/2016/04/Produ%C3%A7%C3%A3o-de-biocombust%C3%ADveis-a-partir-de-algas-fotossintetizantes.pdf




AULAS DE 24, 29 e 30/JUNHO/2021 E REVISÃO PARA A PROVA A5

PARA AULA DE QUINTA FEIRA 24 junho (29 e 30/VI/2021)
VÍDEOS SOBRE BOTÂNICA DAS
FANERÓGAMAS



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