4/23/2020

DIVISÃO CICADOFITA, GINKGOFITA, GNETOFITA E CONIFEROFITA

CICADOFITA, GINKGOFITA, GNETOFITA e CONIFEROFITA

(ANTIGAS GYMNOSPERMAE)



No gênero Cycas, ainda há anterozoides, pois ainda há a dependência de líquido para a fecundação. Esse líquido é secretado pelo próprio óvulo, na sua câmara polínica. 

A câmara polínica está localizada sob a abertura superior (micrópila) do óvulo, recebendo os anterozoides que aí podem nadar até a abertura dos arquegônios. 
Cada megasporângio (2n) produz 4 megásporos (n), sendo que 3 atrofiam. 
O megásporo (n) resultante se desenvolve, formando o megaprótalo ou saco embrionário. Este megaprótalo contém os arquegônios que produzem gametas femininos, as oosferas haploides (n). 

Fecundação 

O grão de pólen ou micrósporo (n) origina o gametófito masculino (microgametófito) (que é um tubo polínico bem curto; por isso essas plantas são ainda chamadas de assifonógamas; este gametófito deposita os anterozoides (n) ciliados na câmara polínica que já secretou o líquido, no qual os anterozóides nadarão (por quimiotactismo +) ao encontro da oosfera (n), fecundando-a. 
A vista disso, nas Cicadíneas e também Ginkgoíneas, a fecundação é em parte semelhante à fecundação das briófitas e pteridófitas, por ainda haver dependência da água para a reprodução (para o encontro do anterozoide com a oosfera).

Espécies de Cycadaceae.


Magasporófilo com megásporo Cycas revoluta Thumb.
(mostrando as sementes (nuas)
Rua Dezessete de Junho, Bairro Menino Deus, Porto Alegre

Magasporófilo com megásporo Cycas revoluta Thumb.
(mostrando as sementes (nuas)
(Local: Rua Dezessete de Junho, Bairro Menino Deus, Porto Alegre)

Planta feminina de Cycas revoluta Thumb.
(Observe o megasporófilo com o megásporo fértil (semente) 
e alguns megásporos abortados).

  
 Planta de Cycas circinalis L. mostrando os megasporófilos com megásporos. 
 Parque Farroupilha, Porto Alegre. 

 Microsporófilo (masculino) de Cycas revoluta Thumb.
Esporófilo (microsporófilo) de Cycas revoluta Thumb. Observe os sacos polínicos
(Fonte: http://jardin-mundani.blogspot.com.br/2014/07/una-anciana-japonesa-de-300000000-anos.html)

Megastróbilo de Cycas circinalis L. mostrando os óvulos.

Fecundação em Cicadaceae. Note a câmara polínica (cheia de líquido) onde o anterozóide ciliado poderá nadar até alcançar a oosfera nos arquegônios.

Estruturas reprodutivas de Cicadaceae 






 Cycas circinalis L.




Megasporófilos de Cycas circinalis L .

 
Cycas terryana (megasporófilo com semente) 
(nova espécie de Cycadaceae australiana).




Cycas rumphii Miq.

Cycas rumphii Miq. (Friedrich Anton Wilhelm Miquel, 1811-1871), vulgarmente conhecido como "rainha  (do) sagu" ou "palmeira rainha (do) sagu", é um gimnosperma dióica, uma espécie de cicadácea do gênero Cycas nativa da Indonésia, Nova Guiné e Ilha Christmas. Embora se pareça com uma palmeira, não é uma palmeira, pois as plameiras são angiospermas.
"Queen" sagu faz alusão ao nome "king sagu" dado aos Cycas revoluta Thumb.  relacionados, bem como ao seu uso como fonte de amido comestível. O epíteto específico rumphii homenageia o naturalista holandês de origem alemã Georg Eberhard Rumphius (1628–1702), que serviu primeiro como oficial militar da Companhia Holandesa das Índias Orientais em Ambon, depois com o serviço civil de comércio da mesma empresa.

USOS

O tronco das cicadáceae contém um cerne amiláceo do qual o sagu pode ser preparado secando, moendo e lavando. As sementes contêm um glicósido tóxico chamado pakoein, mas podem ser tratadas para se tornarem comestíveis, batendo, lavando e cozinhando repetidamente. A casca, sementes e seiva são usadas em cataplasmas para tratar feridas.

GINKGOACEAE

Ginkgo biloba L. 1771
 
COMPARAÇÃO ENTRE 
CYCADACEAE E GINKGOACEAE


OUTRAS GYMNOSPERMAS







Conde feminino Pinus spp 

  
Cone masculino DE Pinus spp

Adaptações do grão de pólen: asas (sac wing) e porção mais fragil
da testa por onde o tubo polínico irá sair na germinação. 

 Grão de pólen de uma espécie de pinheiro 

Grão de pólen germinando mostrando a formação do tubo polínico

Comparação entre Gimnospermas e angiospermas 
quanto ao tempo de fertilização


A relação entre o intervalo de fertilização e o comprimento da via do tubo de polínico em plantas com sementes (escala logarítmica em ambos os eixos). 
As gimnospermas típicas são restritas à caixa sombreada mais escura (12, 14), exceto para os extremos representados por diamantes verdes. As angiospermas basais (diamantes roxos) ficam acima da linha de restrição de gimnospermas ajustadas à mão, mas são conservadoras em relação à maioria das angiospermas derivadas filogeneticamente (apenas extremos são mostrados, diamantes azuis). Para Agathis, Gnetum e carvalhos vermelhos, um diamante sombreado claro inclui apenas o período total de crescimento ativo do tubo polínico, enquanto os diamantes escuros representam o intervalo total de fertilização.

The relationship between the fertilization interval and pollen tube pathway length in seed plants (both axes log scale). Typical gymnosperms are restricted to the darkest shaded box (12, 14), except for extremes represented by green diamonds. Basal grade angiosperms (purple diamonds) fall above the hand-fitted gymnosperm constraint line, but are conservative relative to the majority of phylogenetically derived angiosperms (only extremes are shown, blue diamonds). For Agathis, Gnetum, and red oaks, a light shaded diamond includes only the total period of active pollen tube growth, whereas dark diamonds represent the total fertilization interval.

Dominância dos gametófitos e dos esporófitos ao longo do tempo 
Dominância do gametófito: grandes, conspícuo (visível), fida longa, e fotossinteticamente independente. exe.: incluem: musgos, hepáticas,

CICLO DE VIDA DE UM PINHEIRO 
(Pinus spp)

Os cones dessa família de coníferas nativas da América são muito pequenos e reduzidos a algumas escamas com óvulos. O tecido carnoso é derivado do epimatium (escama do cone fundido e cobertura ou tegumento) ou derivado do caule (receptáculo) abaixo da semente.

Prumnopitys ferruginea,  a única semente esta envolta em um um carnoso epimatium derivado de uma escama do cone (epimatium) e integumento.

Podocarpus totara,  a semente é exposta na ponta de um receptáculo carnoso.



Bibliografia
















https://pdfs.semanticscholar.org/afdf/29ad6572ba9e6355a877ad1d06fe72951208.pdf?_ga=2.245951116.946476401.1589329699-284509423.1587934422

0 comentários:

Postar um comentário