Características básicas do reino dos fungos
Eucariotos
Heterotróficos
Digestão extracelular e extracorpórea (secretam exoenzimas que digerem a matéria orgânica e absorvem os nutrientes por difusão facilitada e transporte ativo)
Paredes celulares com reforço de quitina
Membrana plasmática com ergosterol
Unicelulares ex.: leveduras
Multicelulares fungos filamentosos
Hifas: estruturas semelhantes a fios que se formam o micélio
O corpo é um talo:
Estrutura corporal: micélio reprodutivo e micélio vegetativo
Tipos de simbiose:
Mutualismo: liquens (ascomicota, basidiomicota e cianobacterias)
Comensalismo: fungos da pele
Parasitismo: fungos patogênicos
O que é Micorrantiza e Parasitismo? fungo de raiz-mutualismo, as plantas fornecem nutrientes ao fungo, enquanto o fungo ajuda a planta a absorver mais minerais auxiliando com seus filamentos extras, as hifas.
LIQUENS
Hoje apresento como proposta uma aula prática de microscopia ótica com líquens. É uma aula fácil de ser feita e que os alunos gostam muito, pois vemos seres vivos microscópicos que antes muitos da turma não conheciam. Essa aula precisa, é claro, de um microscópio ótico (hoje em dia muitas escolas, mesmo as públicas que já fiz estágio, possuem esse equipamento), mas todos os outros materiais não custam quase nada.
Essa aula pode ser feita em diversas disciplinas, como microbiologia, filogenia, ficologia, protistas, etc; mas é importante que os alunos saibam antes da prática alguns conceitos básicos sobre os líquens, como são formados (os organismos que fazem parte dessa associação), quais os tipos e sua importância ecológica.
De maneira sucinta, os liquens são uma associação simbiótica entre um organismo fotossintetizante, alga verde ou cianobactéria e um organismo heterotrófico, um fungo.
Nessa relação, o organismo autotrófico (chamado fotobionte) fornece matéria orgânica ao fungo, visto que ele realiza fotossíntese, já o fungo por sua vez (chamado micobionte) fornecem abrigo e proteção. Essa união do fotobionte mais micobionte forma um talo, ou seja, o líquen.
Veja imagens abaixo que representam a estrutura básica dos liquens:

Ao fim do post eu coloco um link para um texto sobre liquens, com várias fotos e mais informações que você, professor e aluno, podem acessar para saber mais do assunto.
Quais os materiais que precisamos? Vamos à lista:
– microscópio ótico;
– lâminas e lamínulas de vidro;
– copo ou béquer com água e detergente, devidamente identificados para lavagem das lâminas e lamínulas;
1) copo com água;
2) pipeta de plástico;
3) pinça;
4) líquens de diversas formas, tamanhos e texturas: procure manusear o material sempre com muito cuidado, utilize luvas e não leve às mãos aos olhos, boca e nariz;
5) papel toalha e álcool doméstico para limpeza da bancada.
6) bisturi ou lâminas de gilete para cortar as amostras.
É importante que o professor colete vários tipos de líquens (como os que estão no material de apoio que coloco ao fim do post) para que os alunos reconheçam a diversidade desses seres vivos; é interessante que o professor leve os alunos para a coleta desses materiais, de preferência em locais mais úmidos e sem poluição, como bosques, praças e jardins.
Depois da coleta e de organizar todos os materiais é hora de preparar e observar a lâmina ao microscópio, conforme esquema abaixo:

No fim do post eu também coloco uma breve aula explicando o uso do microscópio ótico, com dicas importantes para o professor passar aos alunos antes do manuseio do equipamento, que é muito delicado e caro.
Depois da aula, como podemos avaliar o desempenho dos alunos? O professor poderá pedir um relatório de aula prática, pedindo aos alunos que descrevam as etapas realizadas durante a montagem e observação da lâmina. Porém, alguns pontos são importantes de serem avaliados como, por exemplo, a identificação das partes do líquen (fotobionte e ficobionte) e a identificação das hifas do fungo e das células fotossintéticas. O professor pode pedir aos alunos que desenhem o que conseguiram observar durante a atividade.
Alguns alunos conseguem preparar e observar as lâminas mais rapidamente do que outros, por isso é importante que o professor dê tempo para que os alunos se familiarizem com as etapas de montagem e observação dos materiais.
Espero que os professores façam essas aulas e que os alunos aproveitem a oportunidade para o aprendizado!
Bolor
Bibliografia
(Atualizado em18/V/2025 )
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