25.6.20

NEMATODA PARASITA


Ciclo de vida de um Nematoda parasita: lombriga
 Ascaris lumbricoides

23.6.20

EXERCÍCIOS SOBRE PLATELMINTOS


EXERCÍCIOS  SOBRE PLATELMINTOS

(AL. Mozart Wickert Cotrin 201 - 16/VI/2020)

 


Observe o esquema de uma planária
1) Dê os nomes das estruturas numeradas 1, 2 e 3.

1. Gânglios Cerebrais, 2. Ocelos, 3. Intestino (cavidade gastrovascular CGV).

2) Cite 3 características desse filo, que contribuíram para o surgimento dos demais filos.

Acredita-se que ocelos foram a estrutura que originou os olhos em organismos mais derivados.

Foi o primeiro filo a apresentar mesoderme (triblásticos), que origina os músculos (e demais órgãos nos filos mais derivados).

Foram os primeiros animais com simetria bilateral, o que auxilia muito no movimento (como predadores), na coordenação dos músculos durante uma perseguição e na direção e precisão dos movimentos.

3) Explique como ocorre a digestão nesse organismo.

Os platelmintos apresentam um sistema digestório muito semelhante aos cnidários, possuindo uma cavidade gastrovascular, ou intestino primitivo, oriundo do arquênteron. Eles ingerem a comida por meio da faringe, uma estrutura que se encontra na região ventral de seu corpo. A digestão inicia na luz da cavidade gastrovascular com as enzimas secretadas pelas células glandulares sendo portanto extracelular, e termina no interior das células da gastroderme. Essas células fagocitam partículas alimentares e fazem a digestão intracelular desse alimento (como nos cnidários e poríferos), retirando os nutrientes necessários. A distribuição dos nutrientes é feita pela própria cavidade gastrovascular, já que todas as células do corpo estão mais ou menos próximas de um ramo do intestino (da CGV). O resíduo da digestão são regurgitados pela boca, uma vez que esses organismos não apresentam ânus, pois o blastóporo origina a boca. 

4) Apresente o ciclo de vida do verme que causa a teníase (boi ou porco) e mostre onde podemos intervir para evitar a contaminação por esse verme.


Uma tênia adulta libera milhares de ovos dentro de um ser humano, que são eliminadas nas fezes. Caso as fezes forem feitas ao relento no campo ou no mato.
Um bovino ou suíno ingere alimentos contaminados com ovos da tênia.
Dentro do intestino do animal, os embriões (hexacanto ou oncosfera), protegidos pelo embrióforo (de quitina), deixam a proteção dos ovos e, por meio de seis ganchos, perfuram a mucosa intestinal. Pela circulação sanguínea, alcançam os músculos e o fígado do porco, transformando-se em larvas denominadas cisticercos, que apresentam o escólex invaginado numa vesícula.
Quando o homem se alimenta de carne suína crua ou mal cozida contendo estes cisticercos, as vesículas são digeridas, liberando o escólex, que se everte e fixa-se nas paredes intestinais através dos ganchos e ventosas presente no rostro ou rostelo.
O homem, então, desenvolve a teníase, isto é, está com o helminto (verme) no estado adulto e é o seu hospedeiro definitivo, pois é nele que o verme faz reprodução sexuada.

5) Explique como é causada a cisticercose.

A cisticercose ocorre quando um ser humano ingere os ovos de uma tênia, se tornando o hospedeiro intermediário. Assim, como nos suínos e bovinos, as larvas perfuram a parede do intestino e entram na corrente sanguíneas, indo se alojar, como cistos, em diversas partes do corpo, como o coração ou o cérebro.

6) Por que o porco ou a vaca não desenvolvem teníase?
Porque apenas animais carnívoros ou onívoros podem adquirir teníase, já que é necessário alimentar-se da carne crua de um hospedeiro intermediário.


CONHECIMENTO PARA UM MUNDO MELHOR


TEMPO DE PANDEMIA E REFLEXÕES

Pensei esse blog para melhorar o mundo com conhecimento e tolerância, com empatia e amor, com ética e profissionalismo. 
Assim, listo a seguir alguns objetivos que me vem a mente ao deixar esse blog para os meus alunos. 

Facilitar a aprendizagem dos meus alunos e amigos.

Tornar o aluno co-participante do processo ao construir seu próprio conhecimento e desenvolver o pensamento crítico.

Aprender a estudar e selecionar o conteúdo para um melhor aproveitamento e melhor produtividade.

Fornecer uma fonte fidedigna de conhecimento e fontes checadas.

Desenvolver nos ouvintes o gosto pela ciência em geral e pela biologia em particular.

Vimos muito nesses tempos conturbados o racismo estrutural em nosso mundo e em nosso próprio pais. Aqui existe um genocídio de pretos, pobre e periféricos. É o momento de pensarmos que mundo queremos deixar para as futuras gerações. 
No meu pensamento eu quero deixar um mundo sem racismo, sem preconceitos sem discriminação. Um mundo com tolerância, inclusão de todos as raças, de todas as classes, e todos os credos. 

































ESPERO E DESEJO QUE MEUS PUPILOS (ALUNAS E ALUNOS) SIGAM O CAMINHO DO BEM E DA TOLERÂNCIA, DA INCLUSÃO E DA JUSTIÇA SOCIAL. E QUE AUXILIEM A CONSTRUIR O CAMINHO PARA A PAZ, TOLERÂNCIA, AMOR AOS SEMELHANTES! AUXILIEM A SEDIMENTAR ESSE CAMINHO ABERTO POR AQUELES QUE SACRIFICARAM SUAS VIDAS PARA DAR LUGAR A TODOS NESSE MUNDO. POR AQUELES QUE SE PREOCUPAM COM TODOS E COM A NATUREZA QUE NOS ALIMENTE E NOS ACOLHE. 
SEJAMOS NÓS UMA COLA QUE UNE TODOS OS POVOS E TODOS CREDOS, TODAS AS RAÇAS E TODAS AS CLASSES. NINGUÉM PODE SER FELIZ SOZINHO. TODOS DEVEM PODER REALIZAR SEUS SONHOS NUM MUNDO DE JUSTIÇA, TOLERÂNCIA, LEALDADE, COMPANHEIRISMO E AMOR. 

OBRIGADO A TODOS QUE ENTRAM AQUI! 








22.6.20

PARASITAS DO FILO NEMATOIDE

CICLO DE VIDA DE ASCARIS LUMBRICOIDES 


1- A ingestão de água ou alimento (frutas e verduras) contaminados com ovos de Ascaris lumbricoides (introduz ovos de lombriga no tubo digestório humano).

2- No intestino delgado, cada ovo se rompe (eclode) e libera uma larva.

3- Cada larva penetra (perfura) no revestimento intestinal e cai na corrente sanguínea, atingindo fígado, coração e pulmões, onde sofre algumas mudanças de cutícula e aumenta de tamanho.

4- Permanece algum tempo nos alvéolos pulmonares podendo causar sintomas semelhantes ao de pneumonia.

5- Abandonam os alvéolos passando para os brônquios, traqueia, laringe (onde provocam tosse com o movimento que executam) e chegam a faringe.

6- Em seguida, são deglutidas (engolidas) e atingem o intestino delgado, onde crescem e se transformam em vermes adultos.

7- Após o acasalamento, a fêmea inicia a liberação dos ovos. Cerca de 15.000 por dia. Todo esse ciclo que começou com a ingestão de ovos, até a formação de adultos, dura cerca de 2 meses.

8-Os ovos são eliminados com as fezes. Dentro de cada ovo, dotado de casca protetora, ocorre o desenvolvimento de um embrião que, após algum tempo, origina uma larva.

9- Ovos contidos nas fezes contaminam a água que pode ser usada para regar plantas e contaminar alimentos utilizados pelo homem ou animais.



Sintomas 

A maioria das infecções são assintomática. Do ovo eclode uma larva no intestino delgado, penetra a mucosa e por via venosa alcança o fígado, o coração e o pulmão de onde alcança, depois de algum tempo, os brônquios. Junto com as secreções respiratórias são deglutidas e atingem o intestino onde crescem chegando ao tamanho adulto. Em algumas situações podem surgir sintomas como dor de barriga, diarreia, náuseas, falta de apetite ou nenhum sintoma. Quando há grande número de vermes pode haver quadro de obstrução intestinal. A larva pode irritar as vias respiratórias, fazendo o indivíduo apresentar tosse, catarro com sangue ou crise de asma. Se uma larva obstruir o canal colédoco pode haver icterícia obstrutiva. 

Diagnóstico 

A presença de ovos de Ascaris nas fezes indica que o indivíduo está infectado com o parasita. O exame é feito em laboratório por técnicos especializados. 

Tratamento 

Existem remédios específicos para erradicar a larva do organismo humano, todos por via oral, por ex.: Albendazol (ovocida, larvicida e vermicida), 400 mg/dia, em dose única para adultos; em crianças, 10 mg/kg, dose única; Mebendazol, 100 mg, 2 vezes ao dia, durante 3 dias consecutivos. Não é recomendado seu uso em gestantes. Essa dose independe do peso corporal e da idade. Levamizol, 150 mg,  em dose única para adultos; crianças abaixo de 8 anos, 40 mg; acima de 8 anos, 80mg, também em dose única. Tratamento da obstrução intestinal: Piperazina, 100 mg/kg/dia + óleo mineral, 40 a 60 ml/dia + antiespasmódicos + hidratação. Nesse caso, estão indicados sonda nasogástrica e jejum + Mebendazol, 200 mg ao dia, dividido em 2 tomadas, por 3 dias. 


Estudos clínicos mostram que o Albendazol é efetivo no tratamento de infecções por Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiura, Oxiuros vermicularis (Enterobius vermiculares), Ancylostoma duodenale, Necator americanus, Taenia spp e Strongyloides stercoralis. Além disso, também tem demonstrado ser eficaz no tratamento de infecções por Giardia duodenalis em crianças.

Profilaxia  

Através de medidas de saneamento básico: 
É necessário, também, fazer o tratamento de todos os portadores da doença. A ascaridíase está mais presente em regiões de clima tropical e subtropical. As más condições de higiene e a utilização das fezes como adubo contribuem para a prevalência dessa verminose nos países do terceiro mundo.



Bibliografia


http://botanicaonline.com.br/geral/arquivos/Texto%20Base%20Aula%2018.pdf