2.9.21

SISTEMA CIRCULATÓRIO

SISTEMA 
CARDIO-VASCULAR OU
CIRCULATÓRIO

Sangue, 
vasos 
circulação















O transporte dos gases (oxigênio e gás carbônico) é feito pela corrente sanguínea, que assegura o seu fluxo entre os pulmões (através da hematose) e todas as células do organismo. No entanto, embora sendo ambos transportados pelo sangue, O oxigénio e o dióxido de carbono utilizam diferentes vias de transporte. 

Na hematose, o oxigénio, inspirado ao nível dos pulmões, difunde-se para o interior dos capilares pulmonares, para o sangue, onde irá ser transportado até às células, sob duas formas: dissolvido no plasma ou ligado à hemoglobina, no interior dos glóbulos vermelhos. 

O oxigénio é relativamente insolúvel na água, pelo que apenas cerca de 3 ml (2%) irão ser transportados dissolvidos no plasma, por cada litro de sangue. 

O principal modo de transporte deste gás respiratório é concretizado através da sua associação à hemoglobina, molécula com a qual tem grande afinidade, estabelecendo uma reação reversível, em que se form oxiemoglobina (hemoglobina associada ao oxigénio). Cada molécula de hemoglobina é capaz de transportar quatro moléculas de oxigénio, existindo cerca de 280.000.000 em cada glóbulo vermelho. 

Nos capilares sanguíneos, junto às células receptoras, onde a tensão do gás carbônico é maior, o oxigénio desliga-se da hemoglobina, ou  e liberta-se do plasma, difundindo-se para as células dos tecidos e órgãos, onde a sua concentração é mais baixa. 

O dióxido de carbono pode ser transportado por três vias: 
1) dissolvido no plasma (cerca de 8% do total transportado), 
2) ligado à hemoglobina (11%) e, em maior quantidade, 
3) sob a forma do íon  bicarbonato (HCO-3). Embora a formação deste íon possa ser espontânea, ela ocorre a uma velocidade baixa, sendo o processo acelerado pela atuação de uma enzima, existente nos glóbulos vermelhos, a anidrase carbónica. 

O mecanismo de reação é simples: nos tecidos o dióxido de carbono difunde-se das células para o sangue, reage com a água no interior das hemácias, sob a catálise da anidrase carbónica, formando-se  o íon bicarbonato (hidrogenocarbonato) e H+. 
O HCO-3 passa para o plasma, onde é transportado, e o H+ liga-se à hemoglobina, acelerando a libertação do oxigénio. 

A reação é invertida nos pulmões, libertando-se o dióxido de carbono para o interior dos alvéolos pulmonares. 

Tipos de circulação


Circulação aberta
Nesse tipo de circulação, o sangue ou fluido sanguíneo também chamado de hemolinfa, passa por um vaso principal (contrátil) e, posteriormente, é lançado em cavidades ou lacunas do corpo chamadas hemocelas. Nessas lacunas ou hemoceles, o sangue encontra-se diretamente com as células dos órgãos, realizando as trocas de substâncias (gases, nutrientes e resíduos) e retorna ao coração.  Ocorre em moluscos (exceto cefalópodes) e artrópodes.

Circulação fechada
Nesse tipo de circulação, sangue circula apenas no interior dos vasos sanguíneos. É um tipo mais eficiente quando comparado ao aberto, uma vez que a velocidade de transporte é superior graças à pressão dentro dos vasos. Nesse sistema é possível observar artérias, arteríolas, veias, vênulas e capilares. Esses últimos são os locais onde ocorrem as trocas de substâncias (gases, nutrientes e resíduos). Ocorre em anelídeos, moluscos cefalópodes e vertebrados

Circulação simples
Nesse tipo de circulação, o sangue passa apenas uma vez pelo coração a cada circuito ou ciclo. 
Nesse caso, o coração tem contato apenas com sangue rico em gás carbônico, que é bombeado para as brânquias onde sofre o processo de oxigenação (hematose). Esse tipo de circulação ocorre em animais com respiração branquial. 

Circulação dupla
Nesse tipo de circulação, sangue passa duas vezes pelo coração a cada circuito ou ciclo completo. Esse ciclo é composto por um circuito que leva sangue até os pulmões para a realização da hematose (circulação pulmonar) e outro responsável por levar o sangue aos outros tecidos (circulação sistêmica). O coração recebe, portanto, sangue rico em oxigênio e rico em gás carbônico. Este tipo de circulação ocorre em todos os animais com respiração pulmonar. 


Na circulação dupla, o sangue passa duas vezes pelo coração.

Circulação incompleta: ocorre a mistura de sangue rico em oxigênio (arterial) e sangue rico em gás carbônico (venoso).

Os anfíbios possuem um coração com três cavidades (dois átrios e um ventrículo). Enquanto  os répteis apresentam coração com quatro cavidades completamente separadas em algumas espécies e, em outras, observa-se uma pequena abertura entre os ventrículos. 
Nos répteis que apresentam quatro cavidades bem separadas (crocodilianos), ocorre a mistura de sangue no forame de Panizza.

Circulação completa: não ocorre mistura de sangue rico em oxigênio e sangue rico em gás carbônico.




Circulação sanguínea fechada, dupla e completa dos mamíferos. 






Tipos de circulação dos vertebrados


PEIXES
A circulação dos peixes é fechada e simples. O sangue não oxigenado passa pelo coração, segue para as brânquias para ser oxigenado e é levado para o corpo. Como o sangue segue apenas um sentido, não há mistura entre sangue venoso e arterial.

ANFÍBIOS 
A circulação dos anfíbios é fechada, dupla e incompleta. O coração dos anfíbios apresenta três cavidades (dois átrios e um ventrículo), o que permite a mistura do sangue rico em oxigênio com o sangue rico em gás carbônico (circulação incompleta).

RÉPTEIS
A circulação dos répteis é fechada, dupla e incompleta. A circulação é incompleta tanto em animais não crocodilianos, que possuem coração com três cavidades, quanto em crocodilianos, que apresentam coração com quatro cavidades. Nesses últimos, a mistura de sangue ocorre em uma estrutura chamada de Forame de Panizza.

AVES
A circulação das aves é fechada, dupla e completa. O coração das aves apresenta quatro cavidades (dois átrios e dois ventrículos), o que impede que o sangue rico em oxigênio seja misturado com o sangue rico em gás carbônico.

MAMÍFEROS
A circulação dos mamíferos é fechada, dupla e completa. Assim como as aves, os mamíferos possuem coração com quatro cavidades (dois átrios e dois ventrículos), o que impede o sangue rico em oxigênio de se misturar com sangue rico em gás carbônico.



Nos humanos como nós mamíferos e aves, o sangue somente circula em vasos, portanto a circulação é fechada. As cavidades do lado direito do coração não se comunicam com as do lado esquerdo. Isto faz com que o sangue percorra dois circuitos diferentes em nosso organismo, por isso circulação dupla, e impede que o sangue arterial se misture com o sangue venoso, circulação completa.



Túnica Externa: Tecido conjuntivo. Nesta túnica encontramos pequenos filetes nervosos e vasculares que são destinados à inervação e a irrigação dos vasos.
 
Túnica Média: É a camada intermediária composta por fibras musculares lisas e e pequena quantidade de tecido conjuntivo elástico. Encontrada na maioria das artérias do organismo. 

Túnica Íntima: Endotélio. Camada cellar que reveste interiormente os vasos sanguíneos e linfáticos. 


Circulação 

Pequena circulação ou circulação pulmonar
Leva o sangue venoso do coração para os pulmões, onde se torna arterial, e novamente ao coração (coração – pulmões – coração).

Grande circulação ou circulação sistêmica 
Leva o sangue arterial do coração aos tecidos, onde se torna venoso, e retorna ao coração (coração – tecidos – coração).


A pressão sanguínea

Quando o coração se contrai, dizemos que ele está em sístole e, quando relaxa, em diástole. Dessa maneira, quando o coração manda o sangue pelos vasos, ele gera uma pressão sobre eles, chamada de pressão arterial.

Em pessoas jovens que estão em repouso, a pressão máxima, medida durante a sístole dos ventrículos, equivale a 120milímetros de mercúrio (120mm Hg). Já a pressão mínima, medida durante a diástole dos ventrículos, equivale a 80 milímetros de mercúrio (80mm HG). Por isso temos, de forma simplificada, a pressão arterial normal em 12 por 8.



Há divergências entre aos autores quanto à nomenclatura do sistema que acabamos de abordar. Alguns chamam de sistema cardiovascular, outros de sistema circulatório. 

Acontece que o último nome tem sido evitado porque a circulação de substâncias no corpo humano não é feita somente pelo coração e vasos sanguíneos (cardiovascular), mas também pelo sistema linfático. 
Esse sistema (Sis. Linfático) é composto por vasos e nódulos linfáticos, que ajudam o sistema cardiovascular a coletar substâncias dos tecidos (principalmente líquidos) e auxilia na defesa do organismo. O sistema cardiovascular, além de transportar substâncias pelo corpo, também ajuda nosso organismo a regular a temperatura corporal (homeotermia) (blogdoenem).

































Exercícios 

1) A imagem representa uma ilustração retirada do livro De Motu Cordis, de autoria do médico inglês Willian Harvey, que fez importantes contribuições para o entendimento do processo de circulação do sangue no corpo humano. No experimento ilustrado, Harvey, após aplicar um torniquete (A) no braço de um voluntária e esperar alguns vasos incharem, pressionava-os em um ponto (H). Mantendo o ponto pressionado, deslocava o conteúdo de sangue em direção ao cotovelo, percebendo que um trecho do vaso sanguíneo permanecia vazio após esse processo (H-O). 


A demonstração de Harvey permite estabelecer a relação entre circulação sanguínea e

(A) pressão arterial
(B) válvulas venosas.
(C)circulação linfática.
(D) contração cardiaca.
(E) transporte de gases
.

2) Coloque os nomes em todas as partes indicadas pelos números e letras e dê a origem e destino do sangue que circula nesses vasos, informando sua concentração de cada um dos gases respiratórios.  

3) O sistema cardiovascular é formado pelo coração e uma grande quantidade de vasos sanguíneos. Esses vasos podem ser classificados em três tipos distintos: artérias, veias e capilares. Sobre as artérias, marque a alternativa correta:

(A) Atuam transportando exclusivamente sangue oxigenado.
(B) Atuam transportando exclusivamente sangue rico em gás carbônico.
(C) Atuam transportando sangue do coração para outras partes do corpo.
(D) Atuam transportando sangue de diversas partes do corpo em direção ao coração.
(E) Sua parede é formada por três túnicas, transportam sangue para hemoceles. 
 
4) Com relação à função de artérias e veias na circulação humana, analise a figura e as proposições a seguir:

Esquema da circulação do sangue no corpo humano.

1. Artérias pulmonares (1) levam aos pulmões o sangue vindo do corpo.
2. Veias pulmonares (2) trazem para o coração o sangue oxigenado nos pulmões.
3. Artéria aorta (3) leva o sangue oxigenado a todas as partes do corpo.
4. Veias cavas (4) trazem o sangue rico em gás carbônico do corpo ao coração.

Estão corretas:

(A) 1, 2, 3 e 4.
(B) 1, 2 e 3 apenas.
(C) 1 e 3 apenas.
(D) 2 e 4 apenas.
(E) 2, 3 e 4 apenas.

5) O sangue circula por todo nosso corpo, garantindo, desse modo, o transporte de substâncias pelo organismo. Para realizar um circuito completo, o sangue passa duas vezes pelo nosso coração. O sangue vindo de diferentes regiões do corpo (exceto pulmões) chega ao coração pelas ____________ e sai do coração em direção ao corpo pela ____________. Marque a alternativa que completa, respectivamente, os espaços anteriores.

(A) artérias aortas e veia cava
(B) artérias pulmonares e veia pulmonar
(C) veias pulmonares e artéria pulmonar
(D) veias cavas e artéria aorta
(E) artérias cavas e veia aorta

6) Após sofrer hematose nos pulmões, o sangue retorna ao coração via veias pulmonares. Ele chega ao órgão pelo:

(A) átrio direito.
(B átrio esquerdo.
(C) ventrículo direito.
(D) ventrículo esquerdo.
(E) capilar esquerdo.

7) A pressão sanguínea é maior em qual tipo de vaso sanguíneo?

(A) veia
(B) vênulas
(C) artérias
(D) arteriosas
(E) capilares

8) Os capilares são os vasos sanguíneos que permitem, por difusão, as trocas de substâncias, como nutrientes, excretas e gases, entre o sangue e as células. Essa troca de substâncias é favorecida pela seguinte característica dos capilares:

(A) camada tecidual única.
(B) presença de válvulas móveis.
(C) túnica muscular desenvolvida.
(D) capacidade de contração intensa.
(E) lâmina basal formada por colágeno IV e laminina.


9) O sistema respiratório possui como função principal permitir a entrada de oxigênio no nosso corpo e a saída de gás carbônico. A respeito desse sistema, marque a alternativa que indica corretamente o nome das estruturas indicadas pelo número 1, 2 e 3 na figura a seguir:
Esquema das vias respiratórias

(A) 1- laringe; 2- traqueia; 3- pulmões.
(B) 1- traqueia; 2- pulmão; 3- alvéolos.
(C) 1- traqueia; 2- brônquio; 3- pulmões.
(D) 1- brônquio; 2- bronquíolo; 3- alvéolos.
(E) 1- traqueia; 2- brônquio; 3- alvéolos.



10) A pressão parcial do gás O2 (pO2) e a do gás CO2 (pCO2) foram medidas em duas amostras (I e II) de sangue colhidas simultaneamente de um homem normal. A amostra I teve pO2 = 104 mm Hg e pCO2 = 40 mm Hg, enquanto a amostra II teve pO2 = 40 mm Hg e pCO2 = 45 mm Hg. Em relação ao caso em análise, é correto afirmar que:

(A) A amostra I corresponde a sangue arterial, que pode ter sido obtido de artéria pulmonar, que cede O2 para as células corporais com baixa concentração desse gás.
(B) A amostra II corresponde a sangue venoso, que pode ter sido obtido de veias pulmonares, que levam sangue do pulmão ao coração.
(C) A amostra II pode ter sido obtida de uma artéria pulmonar, que leva sangue do coração ao pulmão, onde a pO2 do ar é menor que a do sangue que chega a esse órgão.
(D) A amostra I pode ter sido obtida de veias pulmonares, que chegam ao coração trazendo sangue oxigenado, que será usado para irrigar o próprio coração e outros órgãos.
(E) A amostra I corresponde a sangue venoso, que pode ter sido obtido dos capilares em órgãos corporais, que cede CO2 para as células corporais com baixa concentração desse gás.


11) No sistema circulatório humano, o coração funciona como uma bomba. Em relação a esse órgão, pode-se afirmar corretamente que o sangue 

(A) entra no átrio direito pelas veias cavas é venoso e é enviado diretamente aos tecidos do corpo.

(B) sai pela artéria aorta é venoso e é enviado aos pulmões para ser oxigenado.

(C) entra no átrio esquerdo é oxigenado e provém dos pulmões.

(D) entra no ventrículo direito é oxigenado e é enviado aos tecidos do corpo.

(E) sai do ventrículo esquerdo é enviado aos pulmões para ser oxigenado.

Letra C. O sangue que entra no coração pelo átrio esquerdo é rico em oxigênio. Ele é proveniente dos pulmões e chega ao coração pelas veias pulmonares.



12) Na circulação dos mamíferos, o coração funciona como uma bomba que se contrai e se relaxa ritmicamente. O sangue bombeado percorre todo o corpo numa sequência constante. Assinale a afirmação correta entre as apresentadas.

a) O sangue venoso passa do átrio para o ventrículo direito e de lá é bombeado para a artéria pulmonar.

b) A artéria pulmonar ramifica-se, levando o sangue arterial para o pulmão, onde ocorre a hematose.

c) O sangue arterial volta ao coração pela aorta, entrando pelo átrio direito e recomeçando o trajeto.

d) É chamada pequena circulação a via que leva o sangue arterial aos tecidos e traz de volta o sangue venoso para o coração.

e) O sangue venoso é vermelho-vivo devido à combinação da hemoglobina com o oxigênio, enquanto o sangue arterial é azul-escuro.


Letra A. O sangue que chega ao coração vindo do corpo é rico em gás carbônico. Ele entra no coração pelo átrio direito, por meio da veia cava inferior e superior. Do átrio direito, o sangue segue para o ventrículo direito, que o bombeia em direção aos pulmões pela artéria pulmonar.


















Bibliografia


https://en.wikipedia.org/wiki/Circulatory_system

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_porta_hep%C3%A1tico

https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/sistema-circulatorio.htm

https://www.vestibulandoweb.com.br/educacao/biologia/questoes-sistema-circulatorio/

https://beduka.com/blog/exercicios/biologia-exercicios/exercicios-sobre-sistema-circulatorio/

https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-biologia/exercicios-sobre-hormonios.htm#resp-3



Questões

https://www.vestibulandoweb.com.br/educacao/biologia/questoes-sistema-circulatorio/
https://www.infoescola.com/bioquimica/amido/

0 comentários:

Postar um comentário