3/14/2023

DIA DO PI

DIA DO PI 

O número π (PI) representa o valor da razão entre a circunferência de qualquer círculo e seu diâmetro. 

E hoje, dia 14 de março é o seu dia. 
A escolha não é por acaso. Nos Estados Unidos, o mês vem na frente do dia ao ser grafado numericamente mês/dia. 

E hoje, é dia 3/14. No Brasil, escrevemos 14/3. Portanto, a decisão pelo dia 14 de março faz referência aos primeiros decimais do pi 3,14.

A letra grega π (lê-se: pi), foi adotada para o número a partir da palavra grega para perímetro, “περiμετρος”, provavelmente por William Jones em 1706, e popularizada por Leonhard Euler alguns anos mais tarde.

O pi é um número irracional, com infinitas casas decimais e não periódico. Além disso, é a mais antiga constante matemática que se conhece.

O número π possui grande importância na matemática, pois é utilizado, sobretudo, para cálculos envolvendo figuras geométricas que possuem formas circulares, como a área do círculo, o comprimento da circunferência, o volume e a área de cilindros, cones, esferas, tronco de cone, entre outros sólidos geométricos.

Conforme aprendemos na escola, pi é o número que se obtém ao dividir o  comprimento de uma circunferência pelo seu diâmetro. Por isso, muitos o associam exclusivamente à geometria, mais especificamente ao cálculo do perímetro e área de um círculo.




Mas o pi não é somente isso. 

O pi é um número incrivelmente importante.

“Digo aos meus alunos que, se essa fórmula te deixar maravilhado, é porque voce não têm alma.” (Chris Budd, Matemático da Universidade de Bath, UK).

Embora possa ser arredondado para 3,141582, pi é um "número irracional", ou seja, têm uma infinita quantidade de dígitos que se prolongam a partir da vírgula, sem jamais repetir o mesmo padrão. 

Só a ambição de alcançar o valor mais exato possível de pi gerou a criação de conceitos matemáticos importantes, como os algoritmos iterativos. E a sequência tem aplicações práticas em diferentes áreas, como engenharia, física e cosmologia.

Descubra uma aplicação de pi no seu cotidiano! 


VIZUALIZAÇÕES DE π




















0 comentários:

Postar um comentário