3/01/2020

HISTOLOGIA VEGETAL

HISTOLOGIA 


Periderme, casca e ritidoma são termos utilizados em botânica e se referem ao revestimento do corpo do vegetal. Entretanto, apesar do que muitas pessoas pensam, essas três palavras não devem ser usadas como sinônimos. Diferença entre elas.

Periderme
Periderme é o nome dado ao conjunto de tecidos de revestimento que surgem em plantas com crescimento em espessura (crescimento secundário), em substituição à epiderme. A periderme, diferente da epiderme, não é um tecido único, sendo formada pelo súber, felogênio e feloderme.

Súber
O súber é o tecido mais externo e apresenta células mortas na maturidade com grande quantidade de suberina (substância graxa). É um tecido com arranjo de células bem compacto e impermeável.

Felogênio
O felogênio é um tecido meristemático que forma externamente o súber e internamente a feloderme.

Feloderme
A feloderme é um tecido formado por células parenquimáticas ativas que se assemelham às células do parênquima cortical.















AP DE BIOLOGIA - CMPA

Nome:_____________ #: __________ Turma: _____Data: ___/ /2020 


1) A embriófitas, plantas terrestres, iniciaram sua vida na água. Quais foram os passos importantes, e as características adaptativas, no início da história da evolutiva das plantas, que contribuíram para o sucesso das plantas na ocupação do ambiente terrestre?

2) Que explicações podemos dar para o surgimento dos tecidos vegetais?

3) Defina os seguintes termos e faça um esquema (quando for possível) de cada um deles, dê o nome de suas partes e sua função:


Gametângio feminino das briófitas

Placenta (das embriófitas basais)

Gametângio masculino (das embriófitas basais)

Rizóide

Caulídio

Filídio

Metagênese


4) defina os termos

Avascular

Traqueófita

Criptógama

Fanerógama

Vascular

Espermatófita


5) Construa um cladograma com as divisões do reino metáfita e coloque as apomorfias em cada clado. inclua o reino protoctista (algas) e dê suas apomorfias e as características compartilhadas das algas com as plantas verdes.


6) Desenhe uma semente nua (de uma coniferofita = gimnosperma), coloque o nome de suas partes e dê suas funções, identifique para cada parte sua origem e dê sua ploidia.


7) Faça o esquema ou desenhe uma flor, coloque o nome de suas partes e dê as funções de cada uma dessas partes.


8) Defina microgametófito, faça um esquema identificando suas partes, dê as funções de cada uma dessas partes (definição completa).


9) Defina gineceu (definição completa).


10) Identifique os problemas que necessitaram ser solucionados pelas primeiras plantas para colonizar o ambiente terrestre. Explique cada um.


11) Construa um cladograma das embriófitas basais (hepatófita, musgo, antocerofita) com os seus três grupos e ilustre cada um deles (esquema ou foto).


12) Compare talófitas (clorofíceas – carófitas) com as Embriófitas.

























Bibliografia
https://www.digitalatlasofancientlife.org/learn/embryophytes/life_cycle/
https://nph.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/nph.14324
https://bsapubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.3732/ajb.1300451

0 comentários:

Postar um comentário