quinta-feira, 19 de maio de 2016

A GRANDE INOVAÇÃO DOS RÉPTEIS: O OVO AMNIÓTICO OU REPTILIANO

OVO AMNIÓTICO OU OVO REPTILIANO 


Casca do ovo: proteção contra impacto e contra desidratação, fonte de calcio para o embrião.

Membrana da casca: proteção contra desidratação (evita a perda de água).

Cório ou Córion: proteção para o saco vitelínico e para o embrião. As vilosidades coriônicas invadem o endométrio e permitem a transferência de nutrientes do sangue materno para o feto. Alem disso, o córion une-se com o alantoide (nas aves e nos répteis) para formar o alantocórion com função respiratória (promove trocas gasosas do feto com o meio). Nos répteis e nas aves o córion se localiza logo abaixo da casca (trocas gasosas) e nos mamíferos faz parte da placenta e também esta envolvido com a remoção e acúmulo de resíduos do metabolismo.

Câmara de ar: reserva de ar para o embrião.

Saco vitelínico ou Vitelo: reserva alimentar (constituído por lipoproteínas, vitaminas, colesterol).

Alantóide: depósito de resíduos do metabolismo das proteínas (excretas); responsável pelas trocas gasosas do embrião com o meio e mobiliza o cálcio da casca para o desenvolvimento dos ossos do embrião.

Âmnio: proteção contra traumas (choques mecânicos) e evita o ressecamento (desidratação) do embrião.

COMPARAÇÃO ENTRE PEIXES, ANFÍBIOS E RÉPTEIS


 ATIVIDADE

1. O alantoide é muito importante nos répteis e nas aves; localize-o (I) e explique porque esse anexo embrionário é muito importante nos repteis e nas aves e pouco desenvolvido e pouco importante nos mamíferos...

APRESENTE A RESPOSTA POR ESCRITO EM SEU CADERNO JUNTAMENTE COM O DESENHO EM TAMANHO GRANDE (E PREFERENCIALMENTE COLORIDO).
DESENHE VOCE MESMO E COLOQUE OS NOMES E AS FUNÇÕES.

2. Atividade de laboratório: pegue um ovo de galinha (ave). Quebre-o com cuidado. Coloque a parte líquida (clara e gema) em um frasco (bequer). Observe, faça um esquema e descreva o que voce vê. Casca: observe e descreva. com uma lupa observe a superfície da casca, descreva o que vc observou, gema desenhe, e dê sua composição química. Cozinhe um ovo de galinha e corte ao meio. Explique detalhadamente as mudanças que ocorreram e apresente uma explicação para esse fenômeno. Pesquise na internet e copie a estrutura dos aminoácidos constituintes da clara. 

0 comentários:

Postar um comentário