5/20/2018

RESUMO: ORIGEM E DESENVOLVIMENTO DOS METAZOÁRIOS

EMBRIOLOGIA 
E ORIGEM DOS METAZOÁRIOS 

Hipótese para a evolução dos animais a partir de um ancestral Protoctista Coanoflagelado, planctônico, flagelado colonial, semelhante ao Volvox sp

Na clivagem observa-se uma rápida divisão celular (mitoses sucessivas) que levam a formação de um embrião multicelular. Assim, o primeiro folheto embrionário (ectoderma) é formado. Logo depois, segundo o desenvolvimento observamos a gastrulação, onde ocorre a formação do embrioblasto e sua invaginação em direção a blastocele, formando o blastóporo e o arquêntero (ou intestino primitivo). As células que revestem o arquêntero diferenciam-se no segundo folheto embrionário, o endoderma.

A maioria dos biólogos evolucionistas acreditam na teoria colonial para a origem dos metazoários, que afirma que os animais descendem de um grupo eucarioto flagelado. Os parentes unicelulares mais próximos dos animais seriam os coanoflagelados. Estes apresentam uma célula dotada de um colarinho, semelhante à célula com colarinho dos poríferos (os coanócitos). Os metazoários são colocados em um supergrupo chamado de OPISTOCONTA, que inclui os coanoflagelados, os fungos e alguns protoctistas parasitas. São denominados assim devido a localização posterior do flagelo, como ocorre nos espermatozóides animais, enquanto em outros eucariotos tendem a apresentar flagelos anteriores.
Por volta de 800 a 600 milhões de anos atrás, é provável que tenha iniciado a transição do sistema unicelular colonial flagelado ao URMETAZOA (UR= primeiro, original, ancestral, arquetípico + METAZOA =do grego: μετα-ζωα = animal). Este primeiro ancestral (filozoa: um grupo monofilético dentro dos OPISTHOKONTA e inclui tanto os animais quanto seus parentes unicelulares mais próximos exceto fungos não verdadeiros).

O surgimento dos animais se deu muito provavelmente devido ao aparecimento da multicelularidade fornecida pelo aparecimento de moléculas de adesão celular, sistema de complexos imune e da apoptose celular programada. Para alguns pesquisadores esse organismo deveria ter uma aparência ou configuração muito semelhante a BLASTEA de Haeckel.
Relações filogenética dos metazoa com os demais táxons irmãos.





Exemplo de coanoflagelados

FOLHETOS EMBRIONÁRIOS




FORMAÇÃO DO MESODERMA E ENDODERMA


COMPARAÇÃO ENTRE ANIMAIS E VEGETAIS QUANTO A EMBRIOLOGIA



MORFOGÊNESE
REGULAÇÃO GÊNICA EM MOSCA DAS FRUTAS




Bibliografia






0 comentários:

Postar um comentário