5/12/2020

BLOGS DE 2018 AFILHADOS


BLOGS DA CADEIRA DE BIO 2018
BLOGS DAS TURMAS 
DO 2º ANO DE 2018

Gostaria de iniciar com um texto do grande sábio renascentista Desiderius Erasmo de Roterdã (1466 Roterdã - 1536 Basiléia).  Nascido Gerrit Gerritszoon ou Herasmus Gerritszoon (em latim: Desiderius Erasmus Roterodamus), teólogo,  filósofo humanista holandês.




Desiderius Erasmus Roterodamus 
(Hans Holbein o Joven)

Dizei-me por obséquio: um homem que odeia a si mesmo poderá, acaso, amar alguém? Um homem que discorda de si mesmo poderá, acaso, concordar com outro? Será capaz de inspirar alegria aos outros quem tem em si mesmo a aflição e o tédio? Só um louco, mais louco ainda do que a própria Loucura, admitireis que possa sustentar a afirmativa de tal opinião. Ora, se me excluirdes da sociedade, não só o homem se tornará intolerável ao homem, como também, toda vez que olhar para dentro de si, não poderá deixar de experimentar o desgosto de ser o que é, de se achar aos próprios olhos imundo e disforme, e, por conseguinte, de odiar a si mesmo. A natureza, que em muitas coisas é mais madrasta do que mãe, imprimiu nos homens, sobretudo nos mais sensatos, uma fatal inclinação no sentido de cada qual não se contentar com o que tem, admirando e almejando o que não possui: daí o fato de todos os bens, todos os prazeres, todas as belezas da vida se corromperem e reduzirem a nada. 

Que adianta um rosto bonito, que é o melhor presente que podem fazer os deuses imortais, quando contaminado pelo mau cheiro? De que serve a juventude, quando corrompida pelo veneno de uma hipocondria senil? Como, finalmente, podereis agir em todos os deveres da vida, quer no que diz respeito aos outros, quer a vós mesmos, como, — repito — podereis agir com decoro (pois que agir com decoro constitui o artifício e a base principal de toda ação), se não fordes auxiliados por esse amor próprio que vedes à minha direita e que merecidamente me faz as vezes de irmã, não hesitando em tomar sempre o meu partido em qualquer desavença? Vivendo sob a sua proteção, ficais encantados pela excelência do vosso mérito e vos apaixonais por vossas exímias qualidades, o que vos proporciona a vantagem de alcançardes o supremo grau de loucura. 

Mais uma vez repito: se vos desgostais de vós mesmos, persuadi-vos de que nada podereis fazer de belo, de gracioso, de decente. Roubada à vida essa alma, languesce o orador em sua declamação, inspira piedade o músico com suas notas e seu compasso, ver-se-á o cômico vaiado em seu papel, provocarão o riso o poeta e as suas musas, o melhor pintor não conquistará senão críticas e desprezo, morrerá de fome o médico com todas as suas receitas, em suma Nereu aparecerá como Tersites, Faão como Nestor, Minerva como uma porca, o eloqüente como um menino, o civilizado como um bronco. Portanto, é necessário que cada qual lisonjeie e adule a si mesmo, fazendo a si mesmo uma boa coleção de elogios, em lugar de ambicionar os de outrem. 

Finalmente, a felicidade consiste, sobretudo, em se querer ser o que se é. Ora, só o divino amor próprio pode conceder tamanho bem. Em virtude do amor próprio, cada qual está contente com seu aspecto, com seu talento, com sua família, com seu emprego, com sua profissão, com seu país, de forma que nem os irlandeses desejariam ser italianos, nem os trácios atenienses, nem os citas habitantes das ilhas Fortunadas. Oh surpreendente providência da natureza! Em meio a uma infinita variedade de coisas, ela soube pôr tudo no mesmo nível. E, se não se mostrou avara na concessão de dons aos seus filhos, mais pródiga se revelou ainda ao conceder-lhes o amor próprio. Que direi dos seus dons? É uma pergunta tola. Com efeito, não será o amor próprio o maior de todos os bens? 





TURMA 201

Carneiro
Tavares
De conti
Ferrari

Matheus Andrade
Estanislau

Maria Clara e
Ana Vitali

Dossena,
Roberta Dorneles,
Flavio da Silva,
Ana Vitória e
Servan

Lívia Castro,
Mariana Feijó,
Giovanna Flasmo
Furtado

Hayron
Manuella ferreira
Machado
Fernanda Ebling



TURMA 202

Vasconcellos, 71183
Andres, 31499
Marina do Erre, 18866

Pedro Otávio 61152
Ane Schulze 77206
Heldt 48127

( esse é o certo)
Luiza Rossato
Autran
Mayara
Ana Clara

Diego Dias 48058


Grupo Vitória Magalhães
Coimbra
Do Amaral


Clarisse Fabricio,
Emanuelle Thomsem,
Gabrielli Prates e
Pedro Antônio


Vasconcellos, 71183
Andres, 31499
Marina do Erre, 18866

Esse é o do 1° trimestre, com a parte dos fungos e dos protoctistas

E esse é do 2° trimestre





TURMA 203








TURMA 204

Thomaz, douglas stumer e fischborn

Isadora Corrêa
Laura Velasquez
Rodrigo
Cecília Cordeiro e
Andressa Secretti

Appel
Desimon
Kauan Souza
Breyer

Appel
Kauan,
Desimon (30335) e
Breyer (30350)



Gabriela Profeta
Fernanda Gianni
Guilherme Rosa
Amanda Matos
Julia Moura

Filipe Santiago
Jorge Poggetti


Luiza Niluk
Brusch
Rosino

Müller
Caruso

Vinicius de Assis e
Débora Souza





TURMA 205


Bruna Suhett 77100
Pâmela 87132


Anna Azzolin
Lívia
Augusto
Moreira


Thaís Aiub 
G Marques 
Julia Dutra
 Giovanna

G. Neumann 
Lucas Martins 
Trindade

Caroline Sousa-61163
Jamyle






DISCURSO DO PARANINFO 
(19/DEZ/2019)


Senhor Cel. Faulstich, Comandante e Diretor de Ensino do CMPA;

Senhora Cel. Adriana, Subdiretora de Ensino;

Queridos colegas de Magistério;

Prezados militares e demais profissionais presentes;

Senhores familiares e amigos dos meus afilhados; 

Minhas queridas alunas e meus queridos alunos formandos da Turma “Joao Pandiá Calógeras”. 

Boa noite! 

Ser o padrinho destes formandos, senhoras mães e srs pais, é para mim motivo de grande orgulho. Ser professor deles já foi uma grande honra e alegria sem fim, mas receber esta homenagem é também talvez minha última oportunidade de me dirigir de forma solene a eles, na condição de alunos, na condição de meus pupilos e minhas pupilas. 

Minhas queridas alunas e meus queridos alunos: há eventos na vida que não se repetem, acontecem uma única e derradeira vez. Termo-nos encontrado e nos conhecermos é uma delas e depois de tudo ainda ser escolhido para ser paraninfo dessa turma, é como ganhar na loteria sozinho, ou ser escolhido para o prêmio Nobel. Não há palavras para descrever esse feliz encontro. Para mim a melhor turma de todos os tempos. A alegria profunda que senti quando me chamaram na sala de aula e eu fui obrigado a descer as escadas às pressas para chegar até o pátio e lá reencontrar todas e todos, lágrimas inundaram meus olhos. 

E aquela fila interminável, cada um com uma folha e nela uma letra formando uma frase, anunciando que eu seria o seu paraninfo! Coincidência: aquele dia era o dia do meu aniversário (27 de junho), melhor presente eu jamais recebi! Muitas vezes vocês me surpreenderam totalmente. Estou muito orgulhoso dos seres humanos que todos vocês se tornaram! 

No primeiro dia de aula do ano, quando nos apresentamos, quando nossos olhares se encontraram pela primeira vez, foi amor à primeira vista! Desde o primeiro segundo do primeiro minuto vivemos uma grande história de amor e conhecimento nessas velhas arcadas. 

Devo confessar: nosso relacionamento teve dias de guerra e dias de paz... felizmente os dias de paz excederam os dias nos quais eu tive que ameaçá-los... mas ambos evoluímos! E assim, todos chegamos aqui neste lugar e neste dia. Mas eram puxões de orelha com amor! Até ameacei por whtassap quem não vinha para aula, estando no colégio, (até vazou um áudio que prova o que digo). Das broncas que eu dava nas turmas, que aparentemente não queriam nada a não ser passear pela Redenção, e se desgarravam nas aulas práticas de campo, e eu tinha que chamá-los, então para a realidade (201)! Passando pela compenetração da 202, da seriedade e alegria da 203, e pela extrovertida e festiva motivação da 204 e 205. 

Todas as aulas eram uma aventura e uma alegria, que hoje se transforma em saudade! 

Vocês foram meus dias e minhas noites e todo dia até hoje desejo compartilhar algo que gostaria que vocês lessem, vissem, experimentassem, vivessem. Vocês mudaram para sempre, e para sempre transformaram um professor! 

Agora, passado o tempo no qual organizamos saídas de campo no parque Farroupilha e aulas de laboratório, e saídas para tomar café no shopping, ir ao cinema ou mesmo um passeio pela orla do Guaíba e bicicleta, jogar sinuca ou tomar cerveja em algum bar da cidade baixa. Agora, que o tempo se completou depois de 2.556 dias, as 61.344 horas 48 min e 48 segundos, fazem sentido. Todavia, chegou a hora derradeira de nos separarmos. 

Para muitos, foram sete anos que passaram num piscar de olhos, para outros uma eternidade... mas no fim ninguém realmente quer ir embora. Tendo em vista esse fato, gostaria de dirigir essa curta fala a todos vocês meus afilhados. 

Ela é antes de mais nada para agradecer a honra e a oportunidade que eu tive de compartilhar esse tempo, em sala de aula, e esse mundo com pessoas tão interessantes e interessadas. 

Gostaria de dizer a vocês nessa hora de despedida algumas coisas que talvez possam ajudá-los a viver uma vida boa, uma vida ética, uma vida feliz. Alguns valores e crenças que cultivo. Não crenças religiosas, uma vez que a religião é um espaço da vida privada de cada um. 

Mas uma fé racional, uma atitude estética diante da vida. 

Como seres heterótrofos, que não produzem por si só seu próprio alimento, nos alimentamos do mesmo pão do conhecimento e bebemos da mesma água da racionalidade. Hoje vamos fechar o livro das pequenas promessas e abrir um livro de ouro dos grandes sonhos e projetos a realizar! Então eu dividi essa nossa última aula em dois tópicos. 

O primeiro tópico servirá para abrirmos esse novo livro de ouro, e o segundo tópico, para perseverarmos em nossos sonhos. 

Visão e comprometimento: tenham claro em sua mente o que desejam, reflitam como fizemos em nossos seminários, apenas nós humanos em nossa singularidade podemos antever os diferentes futuros dependentes do caminho que escolhermos (essa é a visão que eu desejo a todos voces). 

Aqui o ponto chave é perguntar-se: se eu tomar esse caminho o que acontecerá? E seu optar por um diverso? Quanto sofrimento posso evitar, quantas pessoas posso fazer feliz? 

Não há felicidade alguma se somente eu for feliz. Assim, escolhido o caminho, nunca joguem fora esse entusiasmo que vocês demonstraram em minhas aulas e nas aulas de todos os outros professores (desde o sexto ano). 

Como em nossas aulas, que nada devia ficar sem ser discutido, desde vírus a células bacterianas, desde zoonoses causadas por nematoides às adaptações dos répteis e mamíferos; de ISTs ao comportamento humano, de bandas de rock e teatro, de festas nos finais de semana a passeios pela praia, desde piqueniques na redenção e até musicais. 

Nada foi deixado ao acaso e nada ficou sem ser discutido, debatido, criticado e relembrado. E o que restou ficou indelevelmente registrado na memória para sempre. 

E não só na nossa memória coletiva; mas na memória desse velho casarão. Assim, na escolha de um caminho, numa tomada de decisão, pensem, estressem ao máximo todas as possibilidades, e antevejam as consequências de seus atos. “Haec est via” este é o caminho. Uma vez escolhido o caminho estejam como sempre estiveram em minhas aulas: comprometidos com o ato de aprender para a vida. Continuem assim! 

O segundo tópico é a Fé em você mesmo. A fé em você, um ser humano completo e disposto a aprender. Inteligente, de espírito sagaz, você (cada um de vocês) pode realizar proezas inimagináveis. Essa fé é traduzida na frase: “não desistirei até conseguir”! 

Eu percebi isso em cada um de vocês, quando nos víamos todos os dias! E acreditem, vocês também fortaleceram a minha fé de que eu conseguiria ser melhor a cada dia. E essa fortaleza da fé no ser humano desperta nos outros o melhor de cada um. 

Desta forma, digo a cada um: “vá lá e faça”! A lição no quadro, o concurso, a formação necessária, deixe as opiniões de lado, procure quem sabe, procure nos livros sérios, nos luminares da humanidade, nos verdadeiros filósofos. Assim, serão livres, e contribuirão para aumentar a liberdade e a igualdade no mundo. 

Vá lá e faça! E o bom aluno levantava-se e ia, mesmo talvez não tendo certeza do que sabia, ou mesmo não sabendo, levantava-se e ia até o quadro. Por que sabia que ali era o lugar e o momento de aprender algo novo. 

Assim, antes quero relembrar que devemos nos afastar de vícios e excessos, aprisioná-los numa masmorra. Levante uma pedra e os coloque lá, como cavamos na redenção para encontrar os anelídeos e centopeias que estudamos. 

Devemos procurar dentro de nós mesmos a força, a resiliência para encontrar os fungos da boa vontade, as bactérias benéficas que servirão de ajuda aos nossos semelhantes. 

Devemos sonhar alto, como alto voam as aves que podem sobrepujar cordilheiras de montanhas e cruzar os Alpes ou o Himalaia de 8 848 metros de altura. Se não puder voar alto para alcançar seus sonhos, voe como a laboriosa abelha e as borboletas que de flor em flor vão dispensando a dádiva do pólen fecundando flores para que possa existir um novo amanhã com os frutos. Elas não esperam.... Elas vão e fazem. 

Espero que transcendam, se elevem acima do vulgar, superem, ultrapassem o senso comum, e fiquem apenas com o meu amor que dediquei a todos. 

Superem a mim e a todos os seus professores e superem os seus próprios limites. Transcendam os limites do conhecimento! E só então terei cumprido o meu juramento de mestre professor quando eu o proferi, dizendo que prometia, no desempenho de minhas funções de educador, transmitir com lealdade, integridade, honestidade e amor os ensinamentos humanos e científicos que façam dos jovens a mim confiados cidadãos conscientes, responsáveis, críticos e inteligentes. 

Saibam que sempre os levarei, todos, na memória torcendo para que realizem seus sonhos e assim eu realizarei o meu. 

Gostaria de ilustrar esses dois tópicos mostrando como exemplo para meus alunos um caso similar que irá provar que nem tudo é romântico na vida, talvez alguns de vocês já tenham ouvido essa história. Mas vou contar mesmo assim. É a história de um jovem estadunidense que largou o curso que estava fazendo numa universidade, por que viu que não era aquilo que queria, e como não era mais aluno, não tinha mais direito a um quarto com cama nos alojamentos dos estudantes; ele então, dependia da bondade dos colegas e amigos, assim, dormia no chão dos quartos, cada noite em um local; para conseguir algum dinheiro vendia garrafas vazias de refrigerante e fazia consertos em equipamentos eletrônicos da universidade. Nos finais de semana caminhava 11 quilômetros a cada noite porque um templo Hare Krishna oferecia uma refeição quente gratuita. E mesmo assim ele aproveitava sua vida. E boa parte daquilo em que ele tropeçou e aprendeu seguindo a sua curiosidade e intuição se provou valiosíssimo mais tarde. 

Assim devemos ser: 

Audazes, destemidos, curiosos, bondosos para com os outros, justos, resolutos em nossas ações, e acima de tudo: responsáveis. Sabem quem é esse jovem? Esse jovem era Steve Jobs o fundador da APPLE. 

Lembrem-se nas dificuldades do dia a dia forjamos nosso espírito de luta. 

Nesta escola, eu agi como se fosse um mundo completo, para mim ela foi esse lugar perfeito de liberdade intelectual, de liberdade superior, onde cada indivíduo se dispõe a encontrar o seu mais genuíno, honesto, e promissor caminho. E nós os professores somos quem ainda pode, por sagrado e precioso ofício, tornar o caminho das pedras agradável e bem-sucedido (para vocês minhas pupilas e meus pupilos). 

Nas escolas reside a esperança toda de que, um dia, o mundo seja um condomínio de gente bem formada, vivendo em paz com a sua condição mortal, mas esforçada para se transcender no alcance da felicidade. Por isso agi como se tivesse total liberdade para informar e discutir qualquer assunto. Pois numa escola nada deve ser censurado. 

E a felicidade, isso já aprendemos e agora sabemos todos, não é individual. É obrigatoriamente uma conquista para um coletivo. Porque sozinhos por natureza andam os destituídos de afeto e de amor. Quando você cresce, percebe que a definição de sucesso muda, quando estavam no sexto ano o maior sucesso era passar para o sétimo. 

Para mim, a coisa mais importante na vida é vivê-la com integridade, e não se deixar levar pela pressão; não tentar ser algo que você não é. Viva sua vida como uma pessoa honesta e caridosa; assim, contribuirás, de alguma forma para aumentar a felicidade no mundo. Lembrem-se dos nossos blogs: nós contribuímos de alguma forma. 

E vocês aprenderam tudo isso aqui nesse velho casarão nos últimos sete anos. Cultivem a lembrança dessa instituição e de seus dedicados professores, ela será o farol que iluminará o seu caminho. 

Vou sentir muita falta (todos nós sentiremos) de tantas alunas e alunos, amigos que fiz nas turmas do segundo ano de 2018. Acredito que posso falar por todos os professores dessa instituição: sentiremos muitas saudades de todos vocês... 

Acreditem: vocês são especiais! Vocês estão preparados! Vocês possuem uma visão e estão comprometidos com ela. 

Vocês agora são donos do próprio destino! Vocês irão lá e farão o melhor! Vocês têm fé em si mesmos e em seus sonhos. Agora é só sair e conquistar o mundo, e ao conquistá-lo, suas ações nele deverão torná-lo melhor, mais humano, mais inclusivo, onde a igualdade e a liberdade seja a norma. 

Ficarei aqui torcendo e me orgulhando do sucesso que conseguirem obter. Será triste velos partir, como foi triste vê-los ir para o terceiro, mesmo sendo no mesmo prédio...porque sabemos que daqui a pouco, partirão para outras conquistas fora dos nossos muros. Então concluindo essa última aula 

Desejo sucesso em todas os seus empreendimentos que projetarem para suas vidas, sucesso e em todos os seus sonhos e desejos. O mundo vai cobrar com mais força, mais intensidade e maior pressão, mas vocês estão preparados para ele. Vocês sabem onde fica o topo da montanha. Sabem também o quanto de esforço foi necessário para chegar até aqui; aprenderam que nem sempre se alcança o topo na primeira tentativa, aprenderam a cooperar, a se colocar no lugar do outro, aprenderam a cair e levantar, se viu alguém caído ajude-o a se erguer, se se feriu, faça um curativo e siga em direção do seu sonho. 

Desejo que todos nos momentos cruciais ouçam a nossa voz (e de todos os professores) dizendo VÁ LÁ E FAÇA! O exercício no quadro! Então, para encerrar a minha conclusão: exercite sua visão e comprometa-se com seus sonhos, tenha fé em você mesmo, siga sua paixão, mantenha-se fiel a você mesmo. Nunca siga o caminho de ninguém. Aquele caminho pode não servir para você. A não ser que você esteja perdido na floresta e veja um caminho, uma trilha; então, pelo amor de Deus, siga aquele caminho. 

Hoje eu daria um elogio para cada um de vocês sem exceção! Pela paciência com que me ouviram esse tempo todo.





ADENDO

Essa sem duvida foi a melhor turma que passou pelo Colégio nos últimos 30 anos e talvez a melhor turma dos últimos 50 anos. São todos meus afilhados, são todos a "minha cara" e eu sou a "cara deles". 

Vão! Conquistem o mundo e seus sonhos! Tornem o mundo melhor! Estarei por pouco tempo mais nesse mundo mas vocês levarão minha memória para sempre e contarão para seus filhos e parceiros do tempo que estudavam na redenção comigo. E dos piqueniques que fazíamos la perto do lago. E das fotos que fazíamos e das piadas e da alegria que contagiava todo mundo ao nosso redor. 
Nunca me senti tão amado como por vocês. Nunca me esforcei tanto para estar a altura dos seus sentimentos e de suas expectativas. Voces para sempre estarão guardados num honroso lugar do meu coração.

A FESTA DA VIDA 
































































































































































































































































DESCERRAMENTO DA PLACA 
TURMA DE 2019
04/XII/2021

MEUS AFILHADOS
Senhor comandante Saul, demais presentes. Como a Laura Velasques fui pego de surpresa ao me informarem que faria uso da palavra… Entretanto, o que quero dizer é agradecer a está instituição centenária na pessoa do nosso comandante, por ter me proporcionado a melhor materia do universo para trabalhar: “seres humanos”, meus alunos com os quais privei do tempo e do espaço por um ano letivo. Foram os mais humanos, os mais afetivos, os mais inesquecíveis alunos. Sempre dispostos a aprender, a questionar a duvidar. 
Obrigado por tudo! 
Agora que cada um segue sua vida, desejo felicidade, sucesso, prosperidade e sabedoria em sua nova caminhada.
Sejam felizes!   





















































































































0 comentários:

Postar um comentário