23.6.20

EXERCÍCIOS SOBRE PLATELMINTOS


EXERCÍCIOS  SOBRE PLATELMINTOS

(AL. Mozart Wickert Cotrin 201 - 16/VI/2020)

 


Observe o esquema de uma planária
1) Dê os nomes das estruturas numeradas 1, 2 e 3.

1. Gânglios Cerebrais, 2. Ocelos, 3. Intestino (cavidade gastrovascular CGV).

2) Cite 3 características desse filo, que contribuíram para o surgimento dos demais filos.

Acredita-se que ocelos foram a estrutura que originou os olhos em organismos mais derivados.

Foi o primeiro filo a apresentar mesoderme (triblásticos), que origina os músculos (e demais órgãos nos filos mais derivados).

Foram os primeiros animais com simetria bilateral, o que auxilia muito no movimento (como predadores), na coordenação dos músculos durante uma perseguição e na direção e precisão dos movimentos.

3) Explique como ocorre a digestão nesse organismo.

Os platelmintos apresentam um sistema digestório muito semelhante aos cnidários, possuindo uma cavidade gastrovascular, ou intestino primitivo, oriundo do arquênteron. Eles ingerem a comida por meio da faringe, uma estrutura que se encontra na região ventral de seu corpo. A digestão inicia na luz da cavidade gastrovascular com as enzimas secretadas pelas células glandulares sendo portanto extracelular, e termina no interior das células da gastroderme. Essas células fagocitam partículas alimentares e fazem a digestão intracelular desse alimento (como nos cnidários e poríferos), retirando os nutrientes necessários. A distribuição dos nutrientes é feita pela própria cavidade gastrovascular, já que todas as células do corpo estão mais ou menos próximas de um ramo do intestino (da CGV). O resíduo da digestão são regurgitados pela boca, uma vez que esses organismos não apresentam ânus, pois o blastóporo origina a boca. 

4) Apresente o ciclo de vida do verme que causa a teníase (boi ou porco) e mostre onde podemos intervir para evitar a contaminação por esse verme.


Uma tênia adulta libera milhares de ovos dentro de um ser humano, que são eliminadas nas fezes. Caso as fezes forem feitas ao relento no campo ou no mato.
Um bovino ou suíno ingere alimentos contaminados com ovos da tênia.
Dentro do intestino do animal, os embriões (hexacanto ou oncosfera), protegidos pelo embrióforo (de quitina), deixam a proteção dos ovos e, por meio de seis ganchos, perfuram a mucosa intestinal. Pela circulação sanguínea, alcançam os músculos e o fígado do porco, transformando-se em larvas denominadas cisticercos, que apresentam o escólex invaginado numa vesícula.
Quando o homem se alimenta de carne suína crua ou mal cozida contendo estes cisticercos, as vesículas são digeridas, liberando o escólex, que se everte e fixa-se nas paredes intestinais através dos ganchos e ventosas presente no rostro ou rostelo.
O homem, então, desenvolve a teníase, isto é, está com o helminto (verme) no estado adulto e é o seu hospedeiro definitivo, pois é nele que o verme faz reprodução sexuada.

5) Explique como é causada a cisticercose.

A cisticercose ocorre quando um ser humano ingere os ovos de uma tênia, se tornando o hospedeiro intermediário. Assim, como nos suínos e bovinos, as larvas perfuram a parede do intestino e entram na corrente sanguíneas, indo se alojar, como cistos, em diversas partes do corpo, como o coração ou o cérebro.

6) Por que o porco ou a vaca não desenvolvem teníase?
Porque apenas animais carnívoros ou onívoros podem adquirir teníase, já que é necessário alimentar-se da carne crua de um hospedeiro intermediário.


0 comentários:

Postar um comentário