7/28/2021

EXERCÍCIOS DE BOTÂNICA

EXERCÍCIOS I 

BOTÂNICA PARA PROVA 

ESCOLHA UM DESSES VÍDEOS E ASSISTA-O COM ATENÇÃO E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR  

EVOLUÇÃO DAS ARCHAEPLASTIDA

SURGIMENTO DAS EMBRYOPHYTAS 

https://youtu.be/AqEXq6vt3r0

https://youtu.be/ed8m7miaEio



EXERCÍCIOS 

1) A irradiação e o sucesso evolutivo das Magnoliophytas (Anthophytas ou angiospermas) estão associados à ação de animais que atuam na polinização de suas flores, principalmente os insetos. Nessa relação, os insetos foram e ainda são beneficiados com alimento. Para as angiospermas, essa coevolução foi vantajosa por:


(A) Reduzir a ação dos herbívoros.
(B) Reduzir a competição interespecífica.
(C) Aumentar sua variabilidade genética.
(D) Aumentar a produção de grãos de pólen.
(E) Aumentar a independência da água para reprodução.




2) A ampla diversidade genética é uma característica presente nas plantas fanerógamas, que ocorreu em razão da presença de estruturas reprodutivas que lhes garantiram o sucesso adaptativo. Os insetos contribuem para a manutenção e o aumento da variabilidade genética, ao transportarem diretamente para o órgão reprodutivo da flor uma importante estrutura desse grupo vegetal.
Qual estrutura vegetal carregada pelos insetos está diretamente relacionada ao aumento da diversidade nesse grupo vegetal?




(A) Arquegônio, que protege o embrião multicelular.
(B) Broto, que propaga vegetativamente as plantas.
(C) Fruto, que garante uma maior eficiência na dispersão.
(D) Microfametofito, que favorece a fecundação cruzada.
(E) Semente alada, que favorece a dispersão aérea.




3) Durante sua evolução, as plantas apresentaram grande diversidade de características, as quais permitiram sua sobrevivência em diferentes ambientes. Na imagem, seis dessas características estão indicadas por números.

Legenda:

1)Embriões protegidos no megagametófito.
2)Tecidos condutores verdadeiros
(traqueídes).
3)Formação de tubo polínico (sifonogamia).
4)Polinização pelo vento (anemocoria).
5)Entomocoria
6)Produção de frutos.
CAMPBELL, N. et al. Biologia. São Paulo: Artmed, 2010 (modificado).

Escreva um parágrafo dissertando sobre a importância da característica #1 , #2 e #5 (aborde: o q essas características representaram para a evolução do clado Embryophyta)


4) Dupla fecundação (ou dupla fertilização) é a forma típica de fecundação entre as nagnoliofitas (angiospermas), processo no qual o grão de pólen, que contém dois núcleos haplóides (com n cromossomas), fertilizam simultaneamente a oosfera e os núcleos polares do saco embrionário. Neste processo, um destes núcleos fertiliza a oosfera, e dá origem ao embrião (2n), enquanto o segundo se funde com os núcleos polares da célula central do saco embrionário (os núcleos polares) e dá origem ao endosperma, um tecido triploide (3n) da semente usado para nutrir o embrião.


Faça um esquema desses fenômenos e coloque o nome e dê a função de todas as estruturas que envolvidas.




5) Caso os cientistas descobrissem alguma substância que impedisse a reprodução de todos os insetos, certamente nos livraríamos de várias doenças das quais esses animais são vetores. Em compensação teríamos grandes problemas como a diminuição drástica de plantas que dependem dos insetos para polinização, que é o caso da maioria absoluta das plantas com flores. 

Enumere e explique três grande problemas que surgiriam em decorrência do desaparecimento dos insetos.




EXERCÍCIOS II


1) Identifique as principais características sinapomóficas, que surgiram ao longo da evolução, nos vegetais.

Embrião maciço retido no gametófito feminino
Capacidade de produzir cutícula (cutina)
Amido como principal reserva
Esporos com paredes de esporopolenina
Anterídios e arquegônios com camadas de células estéreis 
Clorfila a, clorofia b e carotenóides
Plasmodesmos
Tilacoides com grana 
Metagenese


2) Desenhar uma flor com seus verticilos. Diferenciar as estruturas femininas das masculinas.

3) Citar os principais tecidos vegetais com suas funções.

4) Identificar as estruturas vegetais responsáveis pela transpiração, trocas gasosas, gutação e absorção.

5) Explique o que ocorre com a retirada do Anel de Malpighi (da casca de uma dicotiledônea).

6) Diferenciar morfologicamente as Monocotiledônea das Dicotiledônea cite  exemplos de cada uma.

7) Escrever sobre a importância econômica e ecológica das Angiospermas (Mono e Dicotiledôneas).

8) Escreva por que as Angiospermas são os vegetais mais bem sucedidos.

9) Explique como ocorre o transporte da seiva bruta e seiva elaborada.

10) Explicar o que é dupla fecundação. Em que grupo de vegetais ela ocorre?

11) Comparar os ciclos de vida das hepáticas, anóceros e muscos (Briófitas), "pteridófitas", "gimnospermas" e Angiospermas.

12) O que é polinização? Como ela ocorre nas gimnospermas e angiospermas?

13) Identificar os principais hormônios vegetais (fitormônios) e suas principais funções (tropismos, abscisão foliar, amadurecimento de frutos…).

14) Identificar os diferentes tipos de caules, folhas, frutos e raízes.


15) Assinale as respostas certas



16) Abaixo vemos um esquema de um esporófito de uma samambaia. Ao lado faça um esquema de um gametófito de uma samambaia e coloque os nomes em suas estruturas. 


O corpo de uma samambaia é constituído por raízes, rizoma, folhas e soros. Cite as funções de cada uma dessas estruturas. 

17) Nas embriófitas existem duas fases distintas na metagênese (fase gametofítica produtora de gametas e fase esporofítica produtora de esporos). Que fase é a mais duradoura nas "pteridófitas", "gimnospermas" e angiospermas?


DIVISÃO "GIMNOSPERMA"
Cicadophyta, Ginkgophyta, Coniferophyta
Gnetophyta
   


18) Coloque o nome e de as funções de todas as estruturas acima (estruturas numeradas e não numeradas).

DIVISÃO ANGIOSPERMA 


19) Observe a flor e responda as questões propostas
Qual a função dos estames e dos carpelos? 
Qual a função das pétalas e das sépalas? 
Qual o destino do óvulo depois da fecundação pelos núcleos espermáticos?
Quem faz o papel dos anterozóides ou gametas nas angiospermas?
Qual o destino da parede do ovário depois da fecundação da oosfera?

Descreva a polinização nas angiospermas (simplificadamente). 

Que estrutura leva os gametas das angiospermas até a oosfera e que soluciona o problema da fecundação fora da água?

20) Complete o esquema abaixo com os nomes do que esta faltando no cladograma dos metáfitas. 




EVOLUÇÃO 



21) Descreva as adaptações das plantas ao longo da evolução para a ocupação do ambiente terrestre

22) Atualmente, as angiospermas dominam o ambiente terrestre. Para isso, essas plantas desenvolveram, ao longo do processo evolutivo, características que lhes permitiram colonizar os diferentes biomas terrestres. Identifique nas características listadas a seguir, aquelas que foram importantes para o desenvolvimento do atual processo reprodutivo das angiospermas. 
1. Fase gametofítica masculina reduzida. 
2. Presença de elementos traqueais, como os elementos de vasos e respectivas placas de perfuração. 
3. Presença da cutícula - uma estrutura de revestimento que é uma substância graxa, de composição química de natureza complexa. 
4. O produto da reprodução sexuada é protegido pelo fruto. 
5. Desenvolvimento da estrutura floral, concomitante com o processo de polinização biótica. 
Assinale a alternativa correta.
 


( A ) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras
( B ) Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras
( C ) Somente as afirmativas 1, 4 e 5 são verdadeiras
( D ) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras
( E ) Somente as afirmativas 2, 3 e 5 são verdadeiras

23) Para a sua sobrevivência, as plantas vasculares precisam superar condições ambientais adversas. Alguns problemas encontrados pelas plantas e as soluções utilizadas por elas para superar tais limitações são apresentados a seguir. 
Problema: 
I-Proteção contra agentes lesivos e contra a perda de água 
II-Sustentação 
III-Preenchimento de espaços 
IV-Transporte de materiais 
V-Execução de movimentos orientados


Solução: 
1) Esclerênquima e colênquima 
2) Fitormônios 
3) Xilema e floema 
4) Epiderme e súber 
5) Parênquimas 
A associação correta entre o Problema e a Solução encontrada pelas plantas é: 

( A ) I-1; II-3; III-5; IV-4; V-2.
( B ) I-2; II-4; III-3; IV-1; V-5.
( C ) I-3; II-5; III-2; IV-l; V-4.
( D ) I-4; II-1; III-5; IV-3; V-2.
( E ) I-5; II-2; III-4; IV-3; V-l.

24) (PUC-MG) As Angiospermas representam o extremo atual de uma tendência evolutiva que passa pelas Traqueófitas: geração esporofítica desenvolvida e gametofítica reduzida. 
São características exclusivas das Angiospermas, EXCETO: 

( A ) Dupla fecundação.
( B ) Endosperma triplóide.
( C ) Esporângios em folhas modificadas.
( D ) Presença de ovários e frutos.
( E ) Gametófito reduzido.


25) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações que seguem, referentes às angiospermas. 
( ) Seus óvulos e sementes estão contidos em um carpelo. 
( ) Elas apresentam um endosperma diplóide. 
( ) Elas apresentam dupla fertilização. 
( ) Sua geração predominante é gametofítica. 
( ) Elas são dióicas ou monóicas. 
A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 

( A ) V-F-V-F-V.
( B ) F-V-F -F-V.
( C ) V-V-F-V-F.
( D ) F-F-V-V-F.
( E ) V-V-F-V-V.


26) As plantas, assim como todos os demais seres vivos, possuem ancestrais aquáticos e desta forma sua história evolutiva encontra-se relacionada à ocupação progressiva do ambiente terrestre. Para que isso pudesse acontecer algumas características foram selecionadas e dentre elas podemos destacar: 
I-Sistema vascular 
II-Esporófito dominante 
III-Filóides 
IV-Esporófito não ramificado. 
São características próprias de pteridófitas e briófitas, respectivamente: 

( A ) I e II; III e IV
( B ) I e III; II e IV
( C ) II e IV; I e III
( D ) III e IV; I e II
( E ) I e IV ; II e III


27) Observe a figura a seguir
(Figura modificada do livro: The Name of plants)

Na formação das estruturas reprodutivas presentes na flor e apontadas pelas setas na figura, é correto afirmar:

( A ) Não ocorre meiose em nenhuma delas.
( B ) Ocorre meiose apenas no interior do ovário.
( C ) Ocorre meiose apenas no interior da antera.
( D ) Ocorre meiose no interior do ovário e da antera.
( E ) Ocorre meiose apenas depois da fecundação da oosfera.


28) (UFRS) Briófitas e pteridófitas apresentam várias características em comum, mas também diferem em muitos aspectos. Assinale a característica que pertence a apenas um desses grupos de plantas. 

( A ) Crescer preferencialmente em solos úmidos e sombreados.
( B ) Necessitar de água para reproduzir-se.
( C ) Não ter flores, sementes e frutos.
( D ) Ser criptógama.
( E ) Ser portadora de tecidos de transporte.

29) Os vegetais são constituídos por conjuntos de células que formam os vários tecidos que desempenham processos fisiológicos fundamentais ao seu desenvolvimento. A coluna da esquerda apresenta estruturas e a da direita, processos fisiológicos. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

( 1 ) Estômatos.
( 2 ) Xilema.
( 3 ) Floema.
( 4 ) Parênquima clorofiliano.
( 5 ) Meristema apical. 

(   ) Reações fotossintéticas
(   ) Transporte de solutos orgânicos
(   ) Trocas gasosas
(   ) Transporte de sais e água
(   ) produz o procâmbio

Assinale a seqüência correta. 

( A ) 5, 3, 1, 2, 4
( B ) 5, 2, 1, 4, 3
( C ) 4, 1, 5, 3, 2
( D ) 4, 3, 1, 2, 5
( E ) 1, 4, 2, 3, 5

30) No quadro abaixo estão enumeradas algumas características que podem ou não estar presentes nos vários grupos de vegetais.

Característica
Briófitas
Pteridófitas
I - Meiose gamética
Sim
Sim
II - Fase gametofítica predominante
Sim
Não
III - Presença de tecidos condutores
Não
Sim
IV - Necessidade de água para reprodução
Sim
Não

Estão corretas apenas: 

( A ) I e II
( B ) II e III
( C ) I e III
( D ) III e IV
( E ) II e IV

31) Observe o esquema e marque a sentença correta para cada parte do esquema e depois escolha a alternativa que contemple as duas corretamente
I
(A) Gametófito dióico uriundo da fecundação 
(B) Gametófito feminino originado de um esporo
(C) Esporoófito diplóide originado da fecundação
(D) Esporófito haplóide originado da fecundação
(E)Esporófito originado de um esporo 

II 
( A ) Gametófito diplóide dióico.
( B ) Esporófito originado da fecundação.
( C ) Gametófito diplóide originado de um esporo.
( D ) Gametófito haplóide oriundo de um esporo.
( E ) Esporófito originado de um esporo.

( A ) I E, II C
( B ) I A, II B
( C ) I B, II A
( D ) I C, IID
( E ) I D, IIE 









QUESTÕES SBRE ANGIOSPERMAS 


01) (FASB/2017) As gimnospermas e as angiospermas são plantas vasculares que apresentam raiz, caule e folhas.
Uma característica comum apenas a esses dois grupos de plantas é a presença de

A) rizoide, estrutura basal de fixação e fundamental para colonização de ambientes terrestres.
B) fruto, estrutura que protege as sementes e pode auxiliar na dispersão desses grupos de plantas.
C) sementes, que fornecem proteção ao embrião e podem estar expostas ou protegidas dentro de frutos.
D) vasos condutores, formados por células especializadas que transportam água e fotoassimilados.
E) esporos, cuja germinação através de mitoses sucessivas resulta em um gametófito multicelular.


02) (UFRGS/2017) Observe a figura abaixo, que ilustra as relações evolutivas dos grupos das Gimnospermas e Angiospermas.



Modif. SADAVA et al. Vida: a ciência da Biologia. Porto Alegre: Artmed, 2009. v. 2.

Com base na figura, a correspondência correta dos itens I e II, na ordem em que aparecem, é
A) folhas – cones.
B) sementes – flores.
C) frutos – embriões.
D) ovários – esporos.
E) estróbilos – grãos de pólen.

03) (Albert Einstein/2016) Um pesquisador aplicou uma solução de auxina em pistilos de uma planta e, em seguida, as flores dessa planta foram protegidas para evitar a ação de agentes polinizadores. Depois de certo tempo, obtiveram-se frutos simples, quanto à origem carpelar, porém sem sementes.

A planta em questão
A) é uma angiosperma, e o processo observado é a partenocarpia artificial, no qual a auxina promoveu o crescimento do ovário.
B) é uma angiosperma, e o processo observado é o da formação de pseudofrutos, no qual a auxina promoveu o crescimento de outras partes da flor, além do pistilo.
C) pode ser uma gimnosperma ou uma angiosperma, e o processo observado é a partenocarpia artificial, no qual a auxina promoveu o desenvolvimento do ovário.
D) pode ser uma gimnosperma ou uma angiosperma, e o processo observado é o da formação de pseudofrutos, no qual a auxina promoveu o crescimento de outras partes da flor, além do pistilo.



04) (FMP/2017) O projeto Flora do Brasil 2020 tem como objetivo fazer a divulgação de descrições, chaves de identificação e ilustrações para todas as espécies de plantas, algas e fungos conhecidos no país.
A Tabela abaixo mostra a distribuição das 46.104 espécies nativas reconhecidas até o momento.

Flora do Brasil 2020 em construção. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. 

De acordo com a Tabela, o número de espécies nativas brasileiras do reino Plantae, reconhecidas até o momento, portadoras de vasos condutores de seiva é
A) 32.813
B) 32.843
C) 34.120
D) 35.646
E) 39.831

05) (FMABC/2015) Considere os seguintes grupos de plantas: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Das características abaixo a única que é apresentada por todos esses grupos é
A) presença de tecidos condutores de seiva.
B) formação de sementes.
C) estrutura de reprodução com ovário e óvulos.
D) geração esporofítica duradoura.
E) produção de esporos por meiose.

06) (Pism – UFJF/2016) Ao caminhar pela sua cidade, um estudante do ensino médio observou as seguintes plantas:
I. Musgo
II. Samambaia
III. Pinheiro
IV. Goiabeira
V. Ipê amarelo

Após analisá-las, fez as afirmações abaixo. Assinale a opção com a alternativa CORRETA:
A) apenas uma dessas plantas não apresenta raiz, caule e folha diferenciados.
B) apenas duas dessas plantas não apresentam tecidos condutores de seiva.
C) apenas duas dessas plantas apresentam sementes.
D) apenas duas dessas plantas apresentam processos de polinização.
E) apenas uma dessas plantas apresenta fruto.


07) (UPE/2015) Um naturalista amador, interessado por plantas, poderia iniciar seus estudos com as Angiospermas, por causa de uma ampla distribuição de espécies no mundo. Algumas características permitem dividi-las em duas classes. Assim, o naturalista poderia explorar um fruto, cortando-o ao meio e procurando o número de cotilédones, dois ou um, dicotiledônea ou monocotiledônea, respectivamente. Além dessas características, outras diferenças podem ser observadas a seguir:


Estão CORRETAS:
A) I e II, apenas.
B) I, apenas.
C) I, II, III e IV.
D) II, IV, apenas.
E) II, III e IV, apenas.



08) (UECE/2017) Com o objetivo de resolver o problema de erosão em sua propriedade, um fazendeiro comprou mudas de plantas indicadas por um biólogo. Essas mudas apresentam raízes fasciculadas, nervuras paralelas e flores trímeras, portanto, são representantes das
A) leguminosas.
B) samambaias.
C) cicadáceas.
D) gramíneas.




Gabarito das Questões sobre Angiospermas

01) Tanto as angiospermas quanto as gimnospermas são plantas portadoras das sementes. No caso das angiospermas, as sementes encontram-se protegidas pelo fruto, enquanto nas gimnospermas são sementes nuas.
Resp.: C

02) O número I indica uma característica comum a gimnospermas e a angiospermas como, por exemplo, a semente. Já o item II mostra uma característica exclusiva das angiospermas como, por exemplo, flores e frutos.
Resp.: B

03) A ocorrência de frutos simples de origem carpelar coloca essa planta no grupo das angiospermas. No caso, ocorreu uma indução à partenocarpia (formação de frutos sem sementes) com a aplicação do hormônio auxina.
Resp.: A

04) Os grupos de plantas portadoras de vasos condutores de seiva são: pteridófitas (samambaias e licófitas) gimnospermas e angiospermas.
Resp.: C

05) Em todos os grupos de plantas citados ocorre o ciclo de vida com alternância de gerações, com meiose espórica.
Resp.: E

06) O musgo é uma planta do grupo das briófitas, que não possui raiz, caule e folhas diferenciadas (é comum o uso dos termos rizoides, cauloide e filoides para essas plantas). Todos os demais exemplos são de plantas com tais órgãos diferenciados.
Resp.: A

07) A questão aborda os dois grandes grupos de angiospermas: monocotiledôneas e dicotiledôneas.
No quadro comparativo entre os dois grupos, apenas o item I está incorreto. Nas monocotiledôneas a nervação é do tipo paralela, enquanto nas dicotiledôneas a nervação é peninérvea (ou reticulada).
Resp.: E

08) As características citadas no enunciado são típicas das monocotiledôneas como, por exemplo, as gramíneas.
Resp.: D



Referências 


https://www.vestibulandoweb.com.br/educacao/biologia/questoes-angiospermas-2019/


https://quizizz.com/admin/quiz/5ea9572bee96d3001b13f84a/questes-de-sistematica-vegetal





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