5/28/2022

EQUINÓCIOS E SOLSTÍCIOS


BEM VINDO AO 
EQUINÓCIO DE OUTONO
OU 
EQUINÓCIO VERNAL


Equinócio é um termo astronômico, que é definido como o instante em que o Sol, em seu caminho na eclíptica, (sua órbita aparente) como visto da Terra, cruza o equador celeste. O equador celeste é a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste.

Em um Equinócio, podemos dizer que o período diurno tem a mesma duração do período noturno, ou seja, as 24 horas de um dia são divididas igualmente em duas partes. O fenômeno ocorre quando os raios solares incidem diretamente sobre a Linha do Equador, fazendo com que os dois hemisférios do planeta recebam a mesma quantidade de luz e de escuridão. No total, são dois por ano, sendo eles o Equinócio de Primavera e o Equinócio de Outono (ufmg).

Como já estudamos, as datas dos solstícios e equinócios são móveis devido as influências da gravidade do sol e da lua agindo sobre nosso planeta, podendo acontecer nos seguintes dias:

Equinócio de outono: 20 ou 21 de março.
Solstício de inverno: 20 ou 21 de junho.
Equinócio de primavera: 22 ou 23 de setembro.
Solstício de verão: 21 ou 22 de dezembro.


O Sol só estará sobre nossas cabeças ao meio-dia se estivermos entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio (incluindo essas duas linhas imaginárias) e, mesmo assim, em determinadas datas. Contudo, curiosamente, neste exato momento, não importando a hora do dia em que você esteja lendo este texto, em algum ponto da Terra entre os trópicos, o Sol está a pino (no zênite). Isso ocorre porque, sendo a Terra esférica e os raios solares paralelos, sempre haverá um ponto em nosso planeta onde a incidência da luz do Sol é vertical. Dito isto, chegamos a conclusão de que no dia do equinócio o sol estará a pino na linha do equador e inclinado em todos os outros pontos do planeta. 

O Equinócio Vernal dá-se por volta do dia 21 de março, marcando o início da Primavera no hemisfério norte do planeta e o outono no hemisfério sul, assim como o Equinócio Outonal que dá-se por volta dos dias 22 e 23 de Setembro, marcando a entrada do outono no hemisfério norte e a primavera no hemisfério sul.

Simulação dos equinócios e solstícios. 
(gf)

O Sol cruza o equador celeste nos chamados equinócios: equinócios de Primavera e de Outono. 

No seu ponto mais baixo durante o ano o Sol está a 23.5º acima do equador i.e., Solstício de Inverno, e no seu ponto mais alto está 23.5º abaixo do equador i.e., Solstício de Verão, isso no hemisfério sul. Hoje o Sol na eclíptica interceptou o equador celeste no ponto vernal (à zero grau, na constelação de Peixes).

É este movimento que é responsável pela existência das estações e também pelo fato de o Sol bater em diferentes momentos do ano num ou doutro lado da sua casa. 

No meu caso, por exemplo, minha casa está quase alinhada L-O. O Sol nasce na janela do meu quarto passa pela janela da dá-la e se põe à oeste na janela do escritório. Ao longo de todo ano tenho raios de Sol entrando em casa. Todavia, nos meses de inverno quando o sol passa pelo meridiano o tamanho da área iluminada é relativamente maior. Isso se dá porque o sol está no hemisfério norte, i.e., sua altura no céu ao meio dia é menor em relação ao horizonte. 

Equinócios e solstícios. 

Simulação dos equinócios e solstícios terrestres. 


Solstício e equinócios então são fenômenos celestes ou astronômicos, que estão relacionados com o início de cada uma das quatro estações do ano em nosso planeta. Para mim que moro na região sul (sul do Brasil) as estações são bem pronunciadas. 

Como o sol em seu novembro parente no céu ao longo do ano, cruza duas vezes pelo equador celeste, isso faz com que ocorram dois equinócios: o equinócio de primavera e o equinócio de outono e dois solstícios, o solstício de verão e o solstício de inverno.

Tanto os solstícios como os equinócios acontecem em consequência do eixo de rotação da Terra ser inclinado 23,5° em relação ao plano da eclíptica. 
E como o eixo da Terra aponta sempre para a Estela polar (α UMi, α Ursae Minoris, Alpha Ursae Minoris, comumente chamada de Estrela do Norte ou Estrela Polar, polo norte celeste) e para estrela sigma do Oitante (σ Octans, no polo sul celeste), o deslocamento faz com que os diferentes hemisférios sejam iluminados de forma desigual ao logo dos 365 dias. 

À medida que a Terra ao se deslocar em sua órbita e como o seu eixo é inclinado, um hemisfério recebe mais luz e calor do Sol do que o outro hemisfério no verão. 

Em dezembro, no hemisfério sul da Terra, em virtude da inclinação do eixo do planeta, é este hemisfério que recebe mais luz e calor.  É quando acontece o solstício de verão, no primeiro dia da estação mais quente do ano, dia 21 de dezembro. neste dia o sol está a pino na cidade de São Paulo. Essa é a distância máxima q o Sol pode chegar ao sul. E aí está o trópico de Capricórnio. 

O oposto está acontecendo com o hemisfério norte, nesse mesmo momento, em dezembro. A  posição do planeta Terra em sua órbita deixa esse hemisfério inclinado mais afastado do sol. É o primeiro dia do inverno, i.e., o solstício de inverno. 


EQUINÓCIO 
AEQUINOX

Há épocas do ano em que tanto o hemisfério sul e o hemisfério morte recebem a mesma quantidade de luz do sol. É quando acontecem os equinócios. Por esse motivo, no dia dos equinócio o dia e a noite têm a mesma duração. 

Mas quanto tempo tem UM DIA?

Quanto tempo a Terra leva para completar uma rotação de exatos 360 graus? Se você respondeu “24 horas”, tecnicamente está errado. A resposta correta é: 23 horas e 56 minutos. 
Esse intervalo de tempo é chamado de “dia sideral”.
Mas como a Terra se move em sua órbita ao redor do Sol, ela tem que se mover 1 grau (1°) a mais para que ele retorne à mesma posição no céu, ou seja, 361 graus. Isso leva 4 minutos a mais, resultando nas “24 horas” com as quais estamos acostumados. Esse é o “dia solar”. (Olhardigital
Nós contamos os dias pela medida mais longa, o dia solar. E embora 4 minutos pareçam uma diferença pequena, ela se acumula rapidamente: um ano sideral tem 366 dias, em vez dos 365 do ano solar.
É tudo uma questão de qual corpo celeste usamos como referência para a passagem do tempo. “Decidimos atrelar nosso ritmo diário ao Sol, não às estrelas. De fato, as estrelas surgem no céu quatro minutos mais cedo. (Olhardigital)



Movimento da Terra ao redor do Sol e sua posição nos equinócios e solstícios para o hemisfério sul (Bedaque & Bretones, 2020) (esquema feito por mim segundo diversas fontes)

A palavra equinócio vem do latim, aequinoctiumaequus, igual e nox, noite, e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite tem a mesma duração. Ao medir-se a duração do dia, considera-se que o nascer do sol (alvorada, aurora) é o instante em que metade do círculo solar está acima do horizonte, e o pôr do sol (crepúsculo ou ocaso) o instante em que o círculo solar está metade abaixo do horizonte. Com esta definição, o dia e a noite durante os equinócios têm igualmente 12 horas de duração.

Depois do dia em que acontece o equinócio de outono, o número de horas com luz, i.e., os dias, vão diminuindo e as noites vão aumentando, até chegar ao dia em que acontece o solstício de inverno, que é a noite mais longa do ano. A partir desse dia, os dias vão aumentando até chegar a primavera, onde as horas de luz (dia) são iguais as horas sem luz (noite). E continuam aumentando até o solstício de verão. 

Movimento da Terra ao redor do Sol e sua posição nos equinócios e solstícios para o hemisfério sul.

Afélio e periélio da Terra para 2022. 
(OAL

No solstício de verão o número de horas com luz (dia) é maior do que o número de horas sem luz (noite). Depois dessa data, a noite começa a aumentar dia após dia até ficarem com a mesma duração novamente.

Assim, quando no hemisfério sul acontece o equinócio de outono, no hemisfério norte acontece o equinócio de primavera.


Diferença entre solstício e equinócio

O solstício e o equinócio são fenômenos astronômicos que dão início às estações do ano. 

Enquanto o solstício acontece em junho e em dezembro, dando início ao inverno e ao verão, respectivamente, o equinócio acontece em março e em setembro, dando início ao outono e à primavera respectivamente.

Como a Terra possui um eixo de inclinação em relação ao plano de sua órbita ao redor do Sol, as datas em que esses fenômenos ocorrem são invertidas nos dois hemisférios. Por exemplo, quando é Equinócio de Outono no Hemisfério Sul, será Equinócio de Primavera no Hemisfério Norte. O mesmo é válido para as ocasiões em que ocorrem os Solstícios.

Posição do sol durante os equinócios. 

Posição do nascer do sol durante os solstícios. 

Isso acontece porque no solstício de verão, o eixo da Terra está virado para o Sol, por isso, está mais quente, e começa o verão. 

No solstício de inverno, o eixo da Terra está mais afastado do Sol do que em qualquer outro dia do ano, por isso, está mais frio, e começa o inverno.



Nos equinócios, a inclinação do eixo da Terra faz com que ambos hemisférios recebam a mesma quantidade de luz pois o eixo está inclinado lateralmente; assim, os a duração do dia e da noite é igual. 



Por esse motivo, os dois hemisférios recebem a mesma proporção de luz do sol. No equinócio de primavera começa a primavera, e no equinócio de outono inicia o outono.












Memento (ifufrgs)

Eixos fundamentais

Vertical do lugar
Eixo de rotação

Plano fundamentais

Horizonte
Equador
Eclíptica

Pontos importantes

Zênite e Nadir (extremos da vertical do lugar)

pontos cardeais Norte e Sul (pontos de intersecção do horizonte com o meridiano do lugar)

pontos cardeais Leste e Oeste (intersecção do horizonte com o equador celeste)

polos celestes (extremidades do eixo de rotação).

ponto Áries e ponto Libra (intersecção do equador com a eclíptica). 



Definições

Horizonte 
O horizonte é plano tangente à Terra no lugar em que se encontra o observador. Como o raio da Terra é desprezável frente ao raio da esfera celeste, considera-se que o Horizonte é um círculo máximo da esfera celeste, ou seja, passa pelo seu centro.

Zênite 
Ponto no qual a vertical do lugar (perpendicular ao horizonte) intercepta a esfera celeste acima da cabeça do observador. A vertical do lugar é definida por um fio a prumo.

Nadir
Nadir é o ponto diametralmente oposto ao Zênite.

Equador Celeste
O equador celeste é o círculo máximo em que o prolongamento do equador da Terra intercepta a esfera celeste.

Polo Celeste Norte
O polo celeste é o ponto em que o prolongamento do eixo de rotação da Terra intercepta a esfera celeste, no hemisfério norte.

Polo Celeste Sul 
O polo celeste sul é o ponto em que o prolongamento do eixo de rotação da Terra intercepta a esfera celeste, no hemisfério sul.

Ponto celeste Sul (polo) 


Círculo vertical
Círculo vertical é qualquer semi-círculo máximo da esfera celeste contendo a vertical do lugar. Os círculos verticais começam no Zênite e terminam no Nadir.

Ponto Geográfico Norte
O Ponto Geográfico Norte é o ponto em que o círculo vertical que passa pelo Polo Celeste Norte intercepta o Horizonte. É também chamado Ponto Cardeal Norte.

Ponto Geográfico Sul
O Ponto Geográfico Sul, também chamado Ponto Cardeal Sul, é o ponto em que o círculo vertical que passa pelo Polo Celeste Sul intercepta o Horizonte. A linha sobre o Horizonte que liga os pontos cardeais Norte e Sul chama-se linha Norte-Sul, ou linha meridiana. A linha Leste-Oeste é obtida traçando-se, sobre o Horizonte, a perpendicular à linha meridiana.

Círculo de altura
É qualquer círculo da esfera celeste paralelo ao Horizonte. É também chamado almucântara, ou paralelo de altura.

Círculo horário ou meridiano
É qualquer semi-círculo máximo da esfera celeste que contém os dois polos celestes.

Meridiano Local
O meridiano é um grande círculo imaginário na esfera celeste que passa pelo polos celestes norte e sul. O meridiano equivalente a um determinado local deve passar pelo zênite e nadir, estando contido na superfície da esfera celeste, e passando pelos polos celestes. O Sol cruza o meridiano local ao meio dia verdadeiro. (Também chamado de linha meridiana ou meridiano, é a linha que liga os pontos geográficos norte e sul, e que passa pelo Zênite e Nadir) (WP).

Coordenadas 



Paralelo
Paralelo é qualquer círculo da esfera celeste paralelo ao equador celeste. É também chamado círculo diurno.

Eclíptica
A trajetória aparente do Sol na esfera celeste ao longo de um ano se chama eclíptica. O plano que contém essa trajetória é o plano da órbita da Terra e dos planetas. 

Ponto Áries e Ponto Libra
São os pontos em que o equador celeste  intercepta a eclíptica. 

Ponto Áries e Ponto Libra (biblioteca). 

Ponto Áries, ponto Gama ou Vernal
O ponto Áries, também chamado ponto Gama, ou ponto Vernal (♈︎), marca o início da primavera boreal, (Hemisfério Norte) no equinócio de março.

Ponto Libra ou Ponto Ômega (Ω)
O ponto Libra, também chamado ponto Ômega (Ω), é o ponto que marca o início da primavera austral, (Hemisfério Sul), no equinócio de setembro. 

O Ponto libra ou Ponto Ômega (Ω) é o ponto de intersecção da eclíptica e do equador celeste, quando o Sol se desloca do hemisfério norte para o hemisfério sul. O ponto libra ocorre no início do Outono (21 de setembro), no hemisfério norte, quando a ascensão reta e a declinação astronómica são zero. Oposto ao Ponto libra está o Ponto Áries.

O ponto de Libra, também chamado ponto do equinócio de outono que marca o início do outono no hemisfério norte (este equinócio ocorre à volta de 22/24 de Setembro, variando um pouco cada ano de acordo com o ciclo de 400 anos de anos bissextos no calendário gregoriano (calendário correntemente utilizado no mundo ocidental). 
O ponto Libra é um dos dois pontos na esfera celeste, onde o equador celeste intercepta a eclíptica. Como ilustrado neste esquema, o ponto Libra é definido como a posição do Sol na esfera celeste, no momento do equinócio de Outono. 

O nome vem da constelação Libra, na qual ele ocorreu nos tempos antigos. Naturalmente, devido à precessão dos equinócios (mudança do eixo de rotação da Terra), o ponto Libra desloca-se, gradualmente, em torno da eclíptica. Atualmente, o ponto Libra está na direcção da constelação Virgem (Virgo). 

O ponto oposto, no equinócio vernal ou da primavera, é o ponto de Áries. Quando a Terra está cima no equador celeste, no hemisfério norte a duração do dia é maior do que a noite, uma vez que a Terra está inclinada sobre seu eixo em relação ao Sol. Como a Terra não gira, unicamente, à volta do seu próprio eixo, mas também orbita o Sol, nos equinócios, isto é, no ponto Libra e no ponto Áries, a Terra e o Sol estão posicionados de tal maneira que a linha na Terra que separa noite do dia passa por ambos os pólos da Terra, o que quer dizer que a noite tem a mesmo duração que o dia. No sistema de coordenadas equatoriais, onde a declinação indica o afastamento angular de um astro em relação ao equador celeste e a ascensão recta indica o afastamento angular do semicírculo horário de um astro em relação ao semicírculo horário do ponto vernal, o ponto Libra é definido para ter uma ascensão reta de 12 horas e uma declinação de zero, devido à posição sobre o equador celeste. Note que neste sistema de coordenadas, também chamado Sistema Equatorial Universal ou Sistema Uranográfico a distância polar é complementar da declinação, isto é a soma das duas é igual a 90°.


Ponto Áries ou Vernal (♈︎)
Um dos dois pontos onde a esfera celeste ou o equador celeste intersectam a eclíptica, em particular, o ponto definido pela posição do Sol sobre a esfera celeste no momento do equinócio de março (primavera no hemisfério norte). O ponto vernal, também conhecido como ponto Áries, é oposto ao ponto Libra.

Na esfera celeste, o equador e eclíptica cruzam-se. Os dois pontos de intersecções são chamados nós ou nodos. 

Durante o seu movimento aparente, o Sol cruza estes dois pontos, um quando passa do hemisfério norte para o hemisfério sul. Este nó descendente é chamado ponto Libra. O outro ponto ocorre quando o Sol passa do hemisfério sul para o hemisfério norte, isto é o nó ascendente que é chamado ponto Áries ou ponto vernal. O ponto Libra marca o equinócio de outono e o ponto vernal dwtwrmina o equinócio de primavera. 

Como ilustrado neste esquema, as referências do Sistema Equatorial de Coordenadas, também chamado Sistema Equatorial Universal ou Sistema Uranográfico, são em primeiro lugar, o meridiano que passa pelo equinócio da primavera (ponto vernal), e que define o meridiano zero para medir ascensões retas e, em segundo lugar, o equador celeste a partir da qual a declinação é medida (positivo acima do equador, negativo abaixo). 

Assim, as coordenadas do ponto vernal são: 
(i) Ascensão reta é zero horas, uma vez que ele está localizado sobre o meridiano zero ; 
(ii) declinação zero, visto que ele está localizado sobre o equador celeste ; 
(iii) Distância polar 90°, uma vez que a distância polar e complementar da declinação, isto é a soma das duas é 90°. 

Naturalmente devido à precessão dos equinócios (mudança do eixo de rotação da Terra), o ponto vernal move-se, lentamente, ao longo da eclíptica. Atualmente, o ponto vernal está localizado na constelação Peixes, onde ele entrou cerca de 60 a. C. e sairá cerca de 2600 para entrar na constelação de Aquário. 
Quando a Terra está cima no equador celeste, no hemisfério norte a duração do dia é maior do que a noite, uma vez que a Terra está inclinada sobre seu eixo em relação ao Sol. Como a Terra também orbita o Sol, nos equinócios, isto é, no ponto Libra e no ponto Áries, a Terra e o Sol estão posicionadas de tal maneira que a linha na Terra que separa noite do dia passa por ambos os pólos da Terra, a noite tem a mesma duração que o dia.




Fontes 









https://www.scielo.br/j/rbef/a/Kj38SXGXYjSg5YmzxBvbHtQ#

https://gnosisbrasil.com/artigos/cultura-do-equinocio/

https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/solsticios-e-equinocios/



0 comentários:

Postar um comentário