5/31/2017

CNIDÁRIOS OU CELENTERADOS

 CNIDÁRIOS OU CELENTERADOS

CNIDÁRIA

Do grego: Knide = Κνυδε = urtiga, urticante
devido aos cinidócitos que são urticantes.  

COELENTERATA
Do grego: Κουλοσ (koilos)= cavidade oca
Ενθέρον (enteron)= intestino

Celenterados do grego Koilos: cavidade oca + enteron: intestino

CARACTERÍSTICAS DOS CNIDÁRIOS

1)TECIDOS VERDADEIROS

PRIMEIRO GRUPO DOS METAZOÁRIOS A APRESENTAREM TECIDOS VERDADEIROS:
EPIDERME E GASTRODERME


EPIDERME COM CÉLULAS EPITÉLIO-MUSCULARES 
GASTRODERME COM CÉLULAS  EPITÉLIO-DIGESTIVAS


SÃO ORGANISMOS DIBLÁSTICOS OU DIPLOBLÁSTICOS: 

A ECTODERME DO EMBRIÃO: ORIGINA A EPIDERME, COM CÉLULAS EPITÉLIO-MUSCULARES (CÉLULAS MIOEPITELIAIS), PROTEÇÃO E MOVIMENTO.

ENDODERME DO EMBRIÃO: ORIGINA A GASTRODERME, COM CÉLULAS EPITÉLIO-DIGESTIVAS (OU MIOGÁSTRICAS). POIS ALÉM DE REALIZAREM A DIGESTÃO REALIZAM TAMBÉM MOVIMENTO.

2) SIMETRIA RADIAL

O ANIMAL TEM CORPO CUJA SEÇÃO É CIRCULAR, ONDE PODE-SE PASSAR RAIOS QUE DIVIDEM O ORGANISMO EM PARTES IGUAIS. A SIMETRIA RADIAL CARACTERIZA-SE QUANDO PLANOS LONGITUDINAIS, QUE PASSAM PELO CENTRO DO CORPO DO ANIMAL DIVIDEM O MESMO EM PARTES IGUAIS. A SIMETRIA RADIAL É ENCONTRADA EM ALGUMAS ESPONJAS E EM TODOS OS CNIDÁRIOS (CORAIS, ANÊMONAS E MEDUSAS).
 SIMETRIA BILATERA NOS DEMAIS EUMETAZOA
compare com os Cnidários (simetria radial) 

3) PRIMEIRO FILO A APRESENTAR SISTEMA NERVOSO DO TIPO DIFUSO

OS NEURÔNIOS ESTÃO ESPALHADOS PELO CORPO DO ANIMAL FORMANDO UMA REDE. 
FUNÇÃO: COORDENAÇÃO DAS ATIVIDADES, PERCEPÇÃO DE ESTÍMULOS EXTERNOS, CAPTURA DE ALIMENTO E FUGA DE PREDADORES.


Sistema de redes de neurônios constituindo o sistema nervoso difuso dos cnidários. 


Neurônios do sistema  nervoso difuso de  uma hidra. 


SISTEMA NERVOSO DIFUSO NOS CNIDÁRIOS


O SISTEMA NERVOSO DOS CNIDÁRIOS COMPARADO COM ALGUNS GRUPOS DE EUMETAZOÁRIOS


Os cnidários têm o sistema nervoso mais ancestral do reino animal. A rede nervosa difusa (chamada "sistema nervoso difuso") cobre todo o corpo. Os cnidários são considerados os primeiros metazoários que desenvolveram o sistema nervoso e, portanto, oferecem uma visão possível de algumas das propriedades fundamentais do sistema nervoso precoce. Estudos recentes mostram que o sistema nervoso dos cnidário é muito mais complexo do que se esperava antes. Projetos de genoma e estudos biológicos de desenvolvimento molecular esclareceram a indistinção entre Radiata e Bilateria. 
Quanto ao sistema nervoso, a situação é a mesma, ou seja, existem muitas semelhanças entre dois grupos de animais. O sistema nervoso dos cnidário possui todos os componentes fundamentais com os aspectos moleculares, morfológicos e funcionais. Esse também pode ser o caso do sistema nervoso central, ou seja, sugere-se que os cnidários tenham um sistema nervoso central primitivo. 

A evolução do sistema nervoso remonta ao primeiro desenvolvimento deste sistema nervoso em animais (ou metazoários) a partir dos cnidários. Os neurônios se desenvolveram como células especializadas de sinalização elétrica em animais multicelulares, adaptando o mecanismo de potenciais de ação presentes em eucariotos celulares unicelulares e coloniais móveis. 

Redes nervosas simples vistas em animais como Cnidaria (água-viva) evoluíram primeiro, consistindo de neurônios polimodais que servem a um duplo objetivo nas funções motoras e sensoriais. Os Cnidários podem ser comparados aos Ctenóforos (medusas de pente), que embora sejam medusas, têm sistemas nervosos muito diferentes. Ao contrário dos Cnidários, os Ctenóforos têm neurônios que usam sinalização eletroquímica. 
Isso foi desconcertante, porque o filo Ctenophora era considerado mais antigo que o de Porifera (esponjas), que não têm sistema nervoso. Isso levou ao surgimento de duas teorias que descreviam como o sistema nervoso inicial surgiu. 
Uma teoria afirmou que o sistema nervoso surgiu em um ancestral basal de todos esses filos, porém foi perdido em Porifera. 
A outra teoria afirma que o sistema nervoso surgiu independentemente duas vezes, uma basal para Cnidários e uma basal para Ctenóforos. 
Animais bilaterais, cordões nervosos ventrais em invertebrados e cordões nervosos dorsais suportados por uma notocorda em cordados, evoluíram com um sistema nervoso central que estava ao redor de uma região central, um processo conhecido como cefalização.

Na década de 1980, os sistemas nervosos de epineurianos (cordados) e hiponeuros (anelídeos e artrópodes) ainda eram considerados altamente dissimilares e deveriam divergir independentemente da rede de difusa presentes nos diblásticos (diploblastos) cnidários e ctenóforos). Entretanto, baseado na revisão da literatura e no conhecimento atual suporta a a ideia de que, pelo contrário, os sistemas nervosos de todos os triblásticos (triploblastos) compartilham muitas características essenciais e devem ter derivado de um ancestral comum que já desfrutava de um sistema nervoso bastante sofisticado. Essa idéia ganhou grande apoio e o ancestral ganhou um nome: Urbilateria (deRobertis e Sasai, 1996).



4) PRIMEIRO ORGANISMO A APRESENTAR BOCA (ORIGINÁRIA DO BLASTÓPORO DA GÁSTRULA) 

A BOCA SEPARA O INTESTINO DO MEIO EXTERNO, JÁ QUE ESSES ORGANISMOS NÃO SÃO MAIS FILTRADORES COMO ACONTECE COM OS PORÍFEROS. ISSO FEZ COM QUE SE DIFERENCIASSE UM AMBIENTE INTERNO: A CAVIDADE GASTROVASCULAR, (ORIGINADA DO ARQUÊNTERON) ONDE INICIA A DIGESTÃO (E QUE APRESENTA UMA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DIFERENTE DO MEIO CIRCUNDANTE) COM ENZIMAS DIGESTIVAS.  

5) PRIMEIRO ORGANISMO A APRESENTAREM UM INTESTINO PRIMITIVO CHAMADO DE CAVIDADE GASTROVASCULAR ORIUNDA DO ARQUÊNTERO.

A DIGESTÃO INICIA NO INTESTINO (DIGESTÃO EXTRACELULAR) E TERMINA NAS CÉLULAS EPITÉLIO-DIGESTIVAS (DIGESTÃO INTRACELULAR); ASSIM, ESSES ORGANISMOS APRESENTAM AMBAS: DIGESTÃO EXTRACELULAR E INTRACELULAR. A CAVIDADE GASTROVASCULAR TEM A FUNÇÃO DE DIGESTÃO E DE FAZER CIRCULAR OS NUTRIENTES (SISTEMA CIRCULATÓRIO).





6) APRESENTAM TENTÁCULOS QUE CIRCUNDAM A BOCA.

OS TENTÁCULOS AUXILIAM NA CAPTURA DE DA PRESA (ALIMENTO) E TAMBÉM NA DEFESA DO ORGANISMO. 


7) APRESENTAM CÉLULAS ESPECIAS PARA ATAQUE E DEFESA CHAMADAS CNIDOBLASTO 

(KNIDE = URTICANTE)
NEMATOCISTOS SÃO NA REALIDADE CÉLUAS COMPOSTAS MECANORECEPTORAS QUE DISPARAM SEU FERRÃO (NEMATOCISTO) EM QUALQUER SUPERFÍCIE QUE TOCAM. ALÉM DISSO, ESTÃO LIGADOS TAMBÉM A REDE NERVOSA DIFUSA DO CORPO DO ANIMAL, QUE PROMOVE O DISPARO COORDENADO DE TODA UMA BATERIA DE CNIDOBLASTOS DE UMA REGIÃO DO ANIMAL.




8) FORMA DO CORPO: CILÍNDRICA (SIMETRIA RADIAL)
FORMA POLIPÓIDE: FORMA FIXA NO SUBSTRATO MARINHO OU LACUSTRE OU EM MADEIRAS, ROCHAS OU QUALQUER SUBSTRATO SUBMERSO EM ÁGUA DOCE OU SALGADA.
FORMA MEDUSÓIDE: FORMA LIVRE NATANTE COM FORMATO DE GUARDA-CHUVA.


MESMO AS FORMAS POLIPÓIDE APRESENTAM DIFERENCIAÇÃO ENTRE MEMBROS DA COLÔNIA: UNS ADAPTADOS PARA REPRODUÇÃO E OUTROS PARA A CAPTURA DE ALIMENTO. 
Esquema de uma colonia de Obelia sp, mostrando os diferentes tipos de pólipos em uma colônia. 



9) APRESENTAM CÉLULAS NERVOSAS ESPECIAIS OS FOTORRECEPTORES, QUE DETECTAM LUZ. 
Ropálios são órgãos sensoriais das medusas, principalmente das classes Scyphozoa e Cubozoa. Os ropálios estão localizados em pequenas reentrâncias ao longo da margem do disco e são compostos por minúsculos ocelos e estatólitos e uma grande aglomeração de terminais nervosos. Os ocelos dos cubozoários são os mais complexos do filo dos cnidários, com uma estrutura aproximada aos olhos das lulas, polvos e vertebrados. 




10) SÃO ORGANISMOS DIÓICOS, ISTO É, APRESENTAM SEXOS SEPARADOS 

(DIÓICOS: DI= DUAS + OIKOS= CASA). Tanto as medusas quanto os pólipos podem apresentar dois sexos (sexos separados)


11) REPRODUÇÃO: ASSEXUADA POR BROTAMENTO E SEXUADA: METAGÊNESE

NESTE TIPO DE REPRODUÇÃO OCORRE DUAS FAZES UMA FASE ASSEXUADA E UMA FASE SEXUADA. NA FASE ASSEXUADA HÁ REPRODUÇÃO POR BROTAMENTO, E NA FASE SEXUADA OCORRE O ENCONTRO DO ÓVULO E O ESPERMATOZOIDE FORMANDO UM OVO OU ZIGOTO; ESTE SE TRANSFORMA EM UMA LARVA CHAMADA PLÂNULA, QUE NADA ATIVAMENTE; INDO SE FIXAR NO SUBSTRATO E FORMANDO UMA NOVA COLÔNIA.


12. Classificação dos cnidários
Hidrozoa
Anthozoa
Sciphozoa 
Cubozoa

Cubozoários letais da Austrália



CARACTERÍSTICAS CHAVES DOS CNIDÁRIOS

Os cnidários têm duas formas corporais ou morfológicos distintos, conhecidos como pólipo (forma polipóide), que são sésseis quando adultos e medusa, que são móveis (forma medusoide) livre natante. 

Algumas espécies exibem os dois planos corporais em seu ciclo de vida, outros apenas uma única forma. 

Todos os cnidários têm duas camadas de células em seu corpo: a epiderme e a gastroderme. 

Entre as duas camadas, eles têm a mesogléia, que é uma camada conectiva, com proteínas e células ameboides. 

Os cnidários realizam digestão extracelular, onde as enzimas quebram as partículas de alimentos e as células que revestem a cavidade gastrovascular (células nutritivo-musculares ou miográstricas) fagocitam partículas alimentares previamente fragmentadas pela digestão extracelular na luz da cavidade gastrovascular.  

Os cnidários têm um sistema digestivo incompleto com apenas uma abertura, a boca originada do blastóporo da gástrula. 

A cavidade gastrovascular serve como intestino primitivo e órgão de circulação, uma vez que esses organismos não apresentam coração ou sistema circulatório. Por isso as células corporais devem estar a uma distancia adequada do meio ambiente e da cavidade gastrovascular. 

O sistema nervoso dos cnidários, é responsável pelo movimento dos tentáculos, e pelo transporte de estímulos do ambiente entre os neurônios.

Os tentáculos tem a função de levar as presas capturadas para a boca (ataque e defesa). 

O sistema nervoso é composto por células nervosas espalhadas pelo corpo, formando uma rede. Há duas redes no corpo dos cnidários: a rede sub-epidérmica e outra sub-gastrodérmica. 

Anthozoa, Scyphozoa, Cubozoa, Staurozoa e Hydrozoa compõem as cinco classes dos Cnidários. 



Termos chave:
Diploblástico  ou diblástico: apresenta duas camadas germinativas embrionárias (o ectoderma e o endoderme).
 
Cnidócito: uma cápsula, em certos cnidários, contendo um tubo farpado semelhante a um fio que produz uma picada paralisante.


Cnidarians have two distinct morphological body plans known as polyp, which are sessile as adults, and medusa, which are mobile; some species exhibit both body plans in their lifecycle. 
All cnidarians have two membrane layers in the body: the epidermis and the gastrodermis; between both layers they have the mesoglea, which is a connective layer. 
Cnidarians carry out extracellular digestion, where enzymes break down the food particles and cells lining the gastrovascular cavity absorb the nutrients. 
Cnidarians have an incomplete digestive system with only one opening; the gastrovascular cavity serves as both a mouth and an anus. 
The nervous system of cnidarians, responsible for tentacle movement, drawing of captured prey to the mouth, digestion of food, and expulsion of waste, is composed of nerve cells scattered across the body. 
Anthozoa, Scyphozoa, Cubozoa, and Hydrozoa make up the four different classes of Cnidarians. 
Key terms 
diploblastic: having two embryonic germ layers (the ectoderm and the endoderm) 
cnidocyte: a capsule, in certain cnidarians, containing a barbed, threadlike tube that delivers a paralyzing sting. 






Bibliografia

http://www.flaviocbarreto.bio.br/ens_medio/teste500.htm#dica_cnidarios
http://www.infoescola.com/biologia/cnidarios-coelenterata-celenterados/
http://sites.google.com/site/geologiaebiologia/obteno-de-matria-pelos-seres-heterotrficos
http://www.uprm.edu/biology/cursos/zoologia/3021/cnidaria_files/frame.htm
http://scienceblogs.com/pharyngula/2006/07/18/diploblasts-and-triploblasts/

http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1440-169X.2009.01103.x/full
http://rstb.royalsocietypublishing.org/content/363/1496/1523.full
http://artksthoughts.blogspot.com.br/2009/07/coelenterates-cnidarians-and-larvae.html
http://sites.sinauer.com/animalphys3e/boxex15.01.html
http://bioserv.fiu.edu/~walterm/Fund_Sp2004/nervous/nervous_text.htm 
http://bioteaching.wordpress.com/2011/02/20/weekly-research-february-14-20-2011/ 
https://courses.lumenlearning.com/boundless-biology/chapter/phylum-cnidaria/
https://elifesciences.org/articles/50084
https://www.researchgate.net/publication/8892380_The_origin_and_evolution_of_the_nervous_system
https://docero.com.br/doc/55xcv8

0 comentários:

Postar um comentário