5/31/2017

EMBRIOLOGIA DOS METAZOÁRIOS

EMBRIOLOGIA DOS METAZOÁRIOS


FECUNDAÇÃO NO REINO METAZOA

Seqüência de eventos que se iniciam com o encontro do gameta feminino (óvulo) e do gameta masculino (espermatozoide). Após a fecundação o zigoto passa por diversas mitoses gerando os blastômeros. Um blastômero é o tipo de célula produzida pela clivagem (divisão celular) do zigoto depois da fertilização (fecundação) e é um processo essencial para a formação da mórula e da blástula. 



APOMORFIA

TODOS OS METAZOA PASSAM POR UMA FASE DE BLÁSTULA COM BLASTOCELE (EMBRIÃO COM CAVIDADE); ESSA CARACTERÍSTICA É CONSIDERADA A APOMORFIA DOS METAZOÁRIOS. 


 Larva de porífero (esponja) e desenvolvimento pós-larval.
Metamorfose da larva anfiblástula em esponja juvenil.

Figura mostrando em A, fibras de espongina que faz parte do esqueleto de algumas esponjas; B: uma colonia mostrando o esqueleto esponjoso de uma esponja comercial (gênero Spongia sp. do mediterrâneo; todos os indivíduos ou "ramets" (brotos) são estruturados com espongina). C:  rede de espongina com espículas mergulhadas na proteína, e em D: esponja  mostrando espículas parcialmente mergulhadas na espongina (um tipo especial de colágeno presente apenas nos poríferos). 

A figura acima mostra o destino do zigoto no filo dos poríferos: celoblástula, estereoblástula, anfiblástula e parenquímula.   


Logo depois da fecundação ocorre a formação do zigoto. Este passa por inúmeras divisões celulares formando a mórula, blástula e gástrula. Depois do estágio de blástula ocorre a formação da larva ciliada, livre natante, da esponja, dependendo da especie ela é chamada de anfiblástula. Esta permanece por algum tempo fazendo parte do plâncton  indo depois fixar-se ao substrato, dando origem a uma nova esponja. Acima na figura Metamorfose da larva em espoja juvenil em B, C, D e E temos as fases pelas quais as larvas ciliadas passam até fixarem-se a um substrato e iniciarem sua vida como esponjas. 










Bibliografia 

CAMPBELL; N. RICE, J.B. e cols. 2010. Biologia. Porto Alegre, Artmed Ed. S.A.

BARNES, R.D. RUPPERT, E. E. Invertebrate Zoology. 6th Ed. Saunders College Publishing.1994.






(Postado em 2017 atualizado em 2020)

0 comentários:

Postar um comentário