4/05/2020

QUESTÕES DE BOTÂNICA

QUESTÕES DE BOTÂNICA



1) (FUVEST) Com relação à conquista do ambiente terrestre, alguns autores dizem que “as briófitas são os anfíbios do anfíbios do mundo". Justifique essa analogia.


2) (2014) “As briófitas são plantas incompletamente adaptadas à vida terrestre”.
Analisando a frase acima, cite duas características apresentadas pelas briófitas que confirmam a afirmação feita.

3) Compare BRIÓFITAS com as PTERIDÓFITAS, salientando as adaptações a vida terrestre.

4) A frase abaixo é do livro Negrinha, de Monteiro Lobato:
“Veludo de muro velho, é como chama Timóteo a essa muscínea invasora, filha da sombra e da umidade.” A planta referida como “veludo de muro velho” representa (marque a única resposta correta):

(a) os esporófito de uma briófita
(b) os prótalos de uma pteridófita
(c) os gametófitos de briófitas
(d) os gametófitos de algas verdes
(e) os talos das cianofíceas

5) (UNICAMP) As algas são predominantemente aquáticas, e são os ancestrais de todas as plantas terrestres. É razoável afirmar que as primeiras plantas necessitam de água para sua reprodução e por isso não podem viver em lugares de clima seco ou explorar ambientes onde a água seja um recurso escasso. Qual é o ambiente mais comum onde ocorrem os musgos e as samambaias? Qual seria o motivo principal de os musgos apresentarem pequeno porte e as samambaias serem de maior porte e algumas poderem atingir grande altura (Xaxim)?

6) (UNICAMP) Em um brejo, encontrou-se grande quantidade de briófitas e pteridófitas. Todas as briófitas eram pequenas, com poucos centímetros de altura, ao passo que algumas pteridófitas alcançavam até dois metros. Que diferença na estrutura anatômico-fisiológica desses grupos justifica essa diferença de tamanho? Explique. Alem dessa estrutura básica cite mais duas outras que contribuem para seu sucesso inicial e seu porte.

7)Construa um quadro comparativo entre briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, quanto às seguintes características: estrutura, presença/ausência de vasos condutores, fase dominante, reprodução e, por fim, características típicas de cada grupo.


8) (UNB) As plantas vasculares desenvolveram não só um sistema radicular que lhes permite absorver, do exterior, água e sais minerais, mas também um sistema condutor formado por dois tipos de vasos que transportam água, sais minerais e compostos orgânicos.

(Fonte: Google images)

Tendo como referência o texto e as figuras I e II apresentadas acima, comente os seguintes itens:

A. Os vasos referidos no texto são o xilema, que transporta essencialmente água e sais minerais, e o floema, que transporta água, compostos orgânicos e sais minerais.


B. Se a célula produtora mostrada na figura I for uma célula da raiz, então um dos produtos sintetizados por ela é C6H12O6.


C. A figura II ilustra um vegetal cujo sistema de transporte está esquematizado na figura I.



D. Nos vegetais cujo sistema de transporte corresponde ao ilustrado na figura I, gametófito é a fase duradoura.


E. O desenvolvimento de tecidos especializados no transporte de substâncias foi fator importante no processo evolutivo dos vegetais terrestres, dado que viabilizou o aparecimento e o sucesso de plantas de grande porte.


9) “Nas plantas, a transição da vida aquática para a terrestre só foi possível devido a uma série de adaptações, muitas das quais apareceram inicialmente nas briófitas e atingiram o máximo de especialização nas angiospermas”. Com relação à evolução das plantas, analise as afirmativas a seguir, marcando V ou F para as afirmativas e a seguir justifique sua resposta comentando criticamente cada uma das afirmações.

(  ) A água continua sendo o principal meio de dispersão dos gametas em todas as plantas terrestres.
(  ) Nas plantas terrestres, desenvolveu-se um sistema de proteção contra a desidratação, formado pela epiderme, seus anexos e pelo súber.
(   ) Com o aparecimento dos estômatos, puderam ser realizadas as trocas gasosas necessárias tanto para a fotossíntese como para a respiração.
(  ) Nas briófitas e pteridófitas, desenvolveu-se um eficiente sistema vascular para o transporte da seiva.
(  ) As plantas da divisão Bryophyta, herdaram a matrotrofia das algas verdes talófitas.
(  ) Uma das adaptações a vida na terra foi o surgimento dos estômatos que possibilitou as trocas gasosas na atmosfera ao invés de na água.
(  ) As Pteridophytas foram as primeiras plantas a conquistar totalmente o ambiente terrestre, pois apresentam tecidos de condução.

Observe a figura acima e responda as questões propostas (10 e 11).

10) A figura representa uma importante característica evolutiva que surgiu em uma das divisões do reino Metáfita. Que estrutura esta representada na figura? A que divisão dos Metáfita pertence essa adaptação?

11) O pinhão apresenta diversas características adaptativas para enfrentar a vida terrestre. Dê o nome das estruturas numeradas de 1 a 3 e comente suas funções.



12) Complete com os respectivos nomes as fases do ciclo de vida abaixo.
(Gymnospermae - Coniferophyta - Pinus sp)

(Fonte: figura modificada de Raven)

Observe a figura abaixo e responda as questões propostas (13 e 14).
13) Cite duas importantes adaptações dos vegetais ao meio ambiente terrestre que possibilitaram a conquista definitiva deste ambiente pelas plantas.

14) Escreva um texto abordando estratégias de reprodução desta planta e sua dispersão.

15) Coloque os nomes nas partes indicadas da flor e dê suas funções.

16) Atualmente, as plantas da divisão das angiospermas dominam o ambiente terrestre. Para isso, essas plantas desenvolveram, ao longo do processo evolutivo, através da seleção natural, características que lhes permitiram colonizar os diferentes biomas terrestres.


Circule o número nas características listadas a seguir, aquelas que foram importantes para o desenvolvimento do atual processo reprodutivo das angiospermas, e discuta-os.

1. Fase gametofítica reduzida.
2. Presença de raiz.
3. Presença de folhas com nervura reticular.
4. O produto da reprodução sexuada é protegido pelo fruto.
5. Desenvolvimento da estrutura floral, adaptada à polinização por animais.

17) Produza um texto discutindo o papel das folhas na adaptação das plantas. Aborde temas como surgimento, modificações e evolução das folhas e sua função ao longo da evolução.

(Fonte: Google images)


18) Na história evolutiva das plantas, assim como nos animais, ficou marcada a transição do meio aquático para o meio terrestre. Nesse ambiente, os organismos enfrentam problemas diferentes dos existentes em ambientes aquáticos. Com referência a esse assunto: qual grupo de fanerógamas é o mais diversificado no ambiente terrestre e quais características possibilitaram o seu predomínio nesse ambiente?

(a) Angiospermas; flores e frutos
(b) Gimnospermas; estróbilos e sementes
(c) Gimnospermas; flores e frutos
(d) Angiospermas; estróbilos e sementes
(e) Pteridófitas; vasos e sementes




Bibliografia

























0 comentários:

Postar um comentário