4/13/2020

MICOLOGIA- Parte 2


MICOLOGIA (PARTE 2). 
12/abil/2020


TURMAS 201, 202, 203, 204

ASSUNTO DE HOJE:

O QUE É MICOSE? QUEM CAUSA, COMO É TRANSMITIDA? QUAIS SÃO SEUS SINTOMAS? EXISTE PROFILAXIA? COMO PREVENIR.
QUAL O TRATAMENTO?


ABORDAR:
1. FRIEIRA OU PÉ DE ATLETA,
2. ONICOMICOSE,
3. PITIRÍASE VERSICOLOR


Uma infecção causada por um fungo, a micose costuma atacar a pele, as unhas e o couro cabeludo. Geralmente as micoses provocam sintomas como coceira, manchas brancas ou avermelhadas na pele, rachaduras entre os dedos e deformação nas unhas dos dedos das mãos quanto nas unhas dos dedos dos pés.

O tratamento envolve, uma certa mudança de comportamento como secar muito bem a pele, colocar os calçados no sol, secar bem os cabelos, e os pés, evitar colocar calçados úmidos etc. O tratamento requer e a aplicação de remédios antifúngicos, ou antimicóticos, que podem ser cremes ou sprays, por um período de tempo até que os fungos desapareçam.




Os fungos mais temidos do mundo


Com exceção do Candida auris, os outros quatro já fizeram vítimas no Brasil


Candida auris: ataca pessoas internadas ou com o sistema imune comprometido. É resistente a remédios e pode matar em menos de três meses.


Aspergillus fumigatus: a aspergilose pode devastar os pulmões. Seu índice de mortalidade em pessoas com HIV ou câncer chega a 85%.


Lomentospora prolificans: apenas 20% dos acometidos sobrevivem a ele. Em 2018, o Brasil registrou a primeira morte na América do Sul.


Histoplasma capsulatum: parte para cima de vários órgãos e causa a chamada “doença das cavernas”. Pode ser transmitida por animais e o contágio se dá por via respiratória.


Penicillium marneffei: a peniciliose pode atingir áreas vitais do corpo humano, como pulmões, fígado e rins, e, no caso de pessoas soropositivas e com baixa imunidade, até levar à morte.

























Bibliografia

0 comentários:

Postar um comentário